Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

sábado, 9 de janeiro de 2016

Linces da Malcata

Resultado de imagem para imagens de linces da malcataHoje vou responder a um comentário que se dignaram fazer ao meu blog sob o pseudónimo de "lince".                                     Não prometo de forma nenhuma que se torne uma prática minha usual comentar os comentários. E também não vou comentar este comentário pelo facto de o considerar especialmente interessante, antes pelo contrário, mas pelo facto de ele cometer erros grosseiros e baralhar lugares comuns com conceitos fundamentais.

Escreve o " sr. lince" que o meu blog sofre de um "enviesamento à esquerda". Percebe-se que o "sr. lince" realizou uma leitura apressada do meu blog.                                                                                                                          O meu blog é assumida e conscientemente um blog de Esquerda, aquela Esquerda que os "mídia" dominantes ocultam, blog que, em relação aos candidatos à Presidência da República, sempre afirmou, desde o primeiro momento, que o candidato que indico como o candidato consequente no seu programa e na prática de vida vivida até hoje é EDGAR SILVA.                   
                                                                                                                                                         Postos estes pontos nos iis (sr. lince, como é natural que não saiba, a expressão que acabei de usar fui buscá-la a Lenine), o sr. lince assevera que "todos temos os mesmos ideais", misturando esta inverdade ou ignorância crassa, com 4 lugares comuns bem soantes: "todos queremos o bem comum, salários condignos, oportunidades iguais e uma boa justiça".

Dando de barato que poderemos estar de acordo acerca de 3 dos lugares comuns - os salários condignos, as oportunidades iguais , a boa justiça - é muito mais controverso o que se entende por "bem comum", dado que este depende da sociedade que se deseja - a caminho do socialismo e comunismo, ou uma sociedade semelhante àquela em que vivemos, sociedade capitalista mais à direita ou social-democrata.

Quanto ao termos todos os mesmos "ideais" é que é mesmo uma inverdade, pois uma coisa é pretender uma sociedade em direcção ao socialismo e comunismo, outra é pretender a continuação da sociedade capitalista mais ou menos "colorida".

No tocante aos deveres e poderes Presidenciais, nesta matéria o "sr. lince" desconhece mesmo o que está instituído na Constituição da República Portuguesa (que prevalece e se sobrepõe aos acordos na UE) , pois o "sr. lince" considera que o PR  não possui poderes legislativos (o que é verdade, estes pertencem à AR) e, portanto, só lhe resta "assegurar o bom viver entre todas as forças políticas" (subentenda-se as que estão representadas na AR, pois se houvesse este limite seríamos lançados para um universo demensial). Isto é, o "sr. lince" entende o PR à maneira salazarenta, um Presidente corta-fitas, entre os quais o defunto almirante Américo Tomás foi o exemplo mais acabado e hilariante.

Esquece ou ignora o "sr. lince" que entre os deveres e poderes do PR figuram o de aprovar ou vetar o Orçamento de Estado - OE - o de chamar a atenção e advertir a AR sobre as vias conducentes ao desenvolvimento da economia, sobretudo pequenas, médias e empresas familiares, de desenvolver as frotas pesqueiras, de transporte e de carga, de desenvolver as empresas agrícolas, nomeadamente as cooperativas, de desenvolver e ampliar as empresas públicas rodoviárias, de defender o salário mínimo nacional e as contratações colectivas de trabalho.
O "sr.lince" também não considerou relevante referir-se ao cargo institucional do PR como chefe supremo das Forças Armadas - FA's - que determina as decisões últimas (evidentemente depois de ouvir as FA's) sobre a orientação das FA's Portuguesas em prol da Paz.
Sobre estas matérias acha o "sr.lince" bastante dizer que todos queremos Paz e Estabilidade.
Novamente deixa nebulosos conceitos susceptíveis de interpretações diversas e , no caso da Estabilidade, respondo-lhe frontalmente que a não desejo. Pois, "estabilidade" poderá significar o prolongamento da desigual e injusta sociedade em que vivemos. 
Imagine o "sr. lince" se "os capitães de Abril" tivessem ido pedir licença ao prof. dr. Marcello Caetano para quebrarem a "estabilidade" salazarenta existente e realizarem o golpe militar do qual resultou o 25 de ABRIL?...

O "sr.lince" finaliza com uma estocada certamente dirigida ao marxismo-leninismo: a sua "boa educação" não lhe permite aceitar "que somos todos iguais".
Creio "sr.lince" que, pela primeira e única vez, estamos de acordo: de facto, não somos todos iguais (felizmente, pois aí reside a nossa capacidade de renovação e melhoria). Mas, também nunca nenhum marxista-leninista afirmou que somos todos iguais. O que os marxistas-leninistas pretendem é igualdade de condições de vida e de meios que permitam desenvolver em todo o ser humano, o mais possível, as suas faculdades... e ser feliz.

"Sr. lince" não creio que o volte a comentar, pois as suas apressadas considerações iam-me fazendo adormecer... de aborrecimento. Estou agora a pensar que talvez o lince da malcata, esteja em extinção por ser um espécie ou sub-espécie entediante.                   



2 comentários:

  1. Umas boas e merecidas sapatadas do leopardo no lince. Quanto ao animal propriamente dito, manda a verdade que nenhuma responsabilidade tem nos desvarios dos seus homónimos humanos e é, na nossa vida, um companheiro de viagem admirável, a defender e a preservar! Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Não me revejo na resposta nem tão pouco nas comparações incomparáveis. Num blog não quis exaustivamente enumerar os papeis do PR mas corta-fitas nunca.Enfim,este blog só tinha a ganhar se nele participasse todos os quadrantes da vida politica mas o Sr.Leopardo como fundador......é natural que a iniciativa privada não tenha cabimento mas tão só o estado no seu melhor-como aliás temos assistido(e não venha o Sr.Leopardo dizer que é devido aos sucessivos governos esquerda/direita)Por ultimo ffv de dobrar a lingua e tratar-me por chita e não um gato qualquer em extinção.Aqui a chita manda um bj para o leopardo

    ResponderEliminar