Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Farei hoje a minha síntese pessoal (claro está) do frente a frente entre todos os candidatos à Presidência da República - dez - na Antena 1, sensivelmente entre as 10 e o meio-dia.
A "pivôt"Maria Flôr Pedroso teve o mérito de pressionar os candidatos a concentrar as suas declarações em intervenções o mais curtas possíveis. E a sua primeira pergunta foi porque razão se candidatavam para o cargo, porque razão se julgavam os melhores.

Henrique Neto alegou a sua experiência de vida muito rica e polifacetada como empresário, como deputado, como viajante.
António Sampaio da Nóvoa alegou a sua enorme capacidade de diálogo adquirida como investigador, como director de Faculdade e como reitor da Universidade Clássica de Lisboa.
Cândido Ferreira foi o único que não recusou o epíteto  de ser "o melhor", que asseverou que a sua candidatura é contra todas as outras e que não admite que se diga que a sociedade está divida em classes.
EDGAR SILVA afirmou candidatar-se pelo seu compromisso em defesa da Constituição Portuguesa, pela defesa dos explorados, dos pobres, das micro e médias empresas, em prol da Paz no mundo.
Jorge Sequeira alegou em seu favor o conhecer o país real como investigador e empresário, o estar habituado a viver com a incerteza (sic!), a sua componente internacional que já o levou a 110 países como empresário, a sua experiência de comentador político.
Tino das Rãs é peremptório no vangloriar-se que a sua vantagem lhe advém de ter começado por baixo, de ter metido a freguesia de Rãs no mapa (sic!), no facto de ver o país triste e perceber os jovens, porque só o profe Marcelo está ao seu nível.
Marisa Matias vê as suas vantagens no facto de pertencer a uma geração com uma vivência democrática (tem 39 anos), em querer fazer renascer a esperança, em conhecer Portugal a partir de fora (do Parlamento Europeu).
Maria de Belém avança com a diversidade do seu percurso de vida, grande parte dela na Administração Pública e também com a sua experiência como deputada do PS.
Marcelo Rebelo de Sousa (triunfante !) assegura que Portugal já ganhou pelo nível elevadíssimo dos frente a frente, nível elevado na quantidade e qualidade e que Portugal é tanto dos que estão dentro como fora do país.
Paulo de Morais alega a sua vontade de devolver a dignidade aos portugueses, apoiado na Constituição, e que Portugal não é um país pobre, ao contrário do que se julga, pois, por exemplo tem o maior espaço aéreo da União Europeia.

Questionados pela "pivôt" sobre se concordavam com a calendarização da eleições legislativas e presidenciais realizada por Cavaco Silva e em quem votarão se houver uma segunda volta, os candidatos expressaram:
De uma forma generalizada todos discordaram da calendarização da Cavaco, considerando que arrastara as datas tanto que as confundira, isto é, faziam-se umas já a pensar nas outras.

Em quem votarão numa segunda volta:
Neto assegurou que não votará no candidato do sistema (o que quer que seja que isto queira dizer; poderá pressupor-se que não votará em Marcelo).
Marcelo assegurou sorridente que votará sempre no mesmo candidato (ou seja, nele próprio).
Sampaio da Nóvoa garantiu que não votará em Marcelo (o que é um claro piscar de olho aos eleitores do PCP e da CDU).
Belém assegurou que votará no candidato melhor posicionado na 1ªvolta (o que pode querer sugerir que está a apontar o dedo para Marcelo, do qual mal se distingue).
Jorge Sequeira afirmou que gostaria de votar nele próprio (o que parece ser um indicador da falta de confiança nele próprio).
Cândido Ferreira garantiu que não votará nos candidatos da Esquerda.
Marisa Matias afirmou que não vota em nenhum candidato que personifique a continuação da política de Direita.
EDGAR SILVA garantiu que não votará em Marcelo.

Ora nesta mensagem vou propor um jogo. Alinharei sem distinção os candidatos presidenciais e personalidades do mundo do desporto. Quem for capaz de identificar uns ou outros ganha. Não ganhará esferográficas, pin's, autocolantes, sacos do continente ou do pingo doce, mas ganha o meu respeito, a minha consideração, que tornarei públicas numa das  próximas mensagens do blog.

Resultado de imagem para marcelo rebelo de sousa

Resultado de imagem para Bruno de carvalho
     Resultado de imagem para jorge jesus frases

Sem comentários:

Enviar um comentário