Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

quinta-feira, 17 de março de 2016

Brasil ou Brasiú

Não tenhamos dúvidas, está em marcha uma grande campanha a nível mundial contra o Brasil do PT, de Dilma Russeff-Lula da Silva e o Brasiú dos Coronéis, dos grandes fazendeiros, das grande famílias (financeiramente),  da Ditadura, da prepotência sem limites.
Não nos enganemos, o que está em causa não é deslindar se Lula da Silva está comprometido de esguelha, mesmo somente uma sombra vagamente assemelhável, em algum negócio menos claro - e, portanto, com ele, de tabela, Dilma Rousseff  -, mas lançar a suspeita - a gigantesca nuvem da Suspeita, que os "mírdia" todos os dias acrescentam sobretudo pela repetição até à exaustão - sobre o par de governantes e forçar a sua demissão.

Mesmo um pasquim tão rasteiro como o "correio.da. manhã", verdadeiro proxeneta do jornalismo português (aliás, comerceia, dia a dia, em páginas seguidas, com fotos, prostitutas e prostitutos) concorre para avolumar a Suspeita sobre o par de líderes Lula da Silva- Dilma Rousseff. Na edição de ontém, da capa à contra-capa, em cabeçalhos, em artigos de páginas inteiras, com fotos grandes ou pequenas, em artiguelhos, em lembretes quase só foto, chafurdou na calúnia. Foram até ao ponto de sugerir o envolvimento de Lula com Sócrates, ex-ministro socialista português,  afundado numa compra de submarinos alemães que tinham o minúsculo senão de... não navegarem nem à tona nem debaixo de água. O mencionado"correio.da.manhã" só não maltratava os governantes Lula e Dilma, claro está, naquelas páginas do seu negócio da prostituição em sentido literal (aí são brancas, negras, angolanas, brasileiras, chinesas, transsexuais, homossexuais - que os "jornalistas" não são xenófobos, racistas nem dados a esquisitices).

Caí das nuvens quando a TVI, canal dependente da Igreja Católica portuguesa, mostrou durante alguns segundos (pr'áí uns 20!, perderam a cabeça) uma manifestação pró-Lula. Lá se viam os pés-rapados de T-shirt's avermelhadas, aos pulos, segurando acima da cabeça retratos encaixilhados de mestre Lula. Garanto que, a mim, se não fosse de uma safra de machos lusitanos educados desde a mais tenra infância a não deixar cair lágrima , teria chorado. Aqueles pés-rapados, em Portugal, no Brasil ou noutro país qualquer , são a minha gente!

Verdade que o Brasiú dos Coronéis, da Ditadura, inicialmente cometeu uns erros basilares. Aquilo de fazer Manifes em iates, em veleiros, de limusines, com as bábás negras a empurrar os bébés brancos atrás das elegantes famílias brancas, não lembra ao diabo... ou só lembra aos diabos do Grande Capital brasileiro.

O que está em marcha no Brasil é uma guerra de classes: do Grande Capital (será só brasileiro??...) contra a arraia miúda.

O que dói ao Grande Capital não são os erros que eventualmente Lula e Dilma terão cometido (que nisso "até acha graça", como trauteia uma canção brasileira), mas aquilo em que acertaram: que Lula tenha fundado com intelectuais e líderes sindicais o PT, do qual se tornou presidente; que tenha lançado greves contra o poder dos Coronéis; que tenha participado na fundação da Central Única de Trabalhadores ( CUT ) ; que, em 1980, juntamente com Fidel Castro,  tenha sido um dos fundadores e organizadores do Foro de S. Paulo, que congrega parte dos movimentos políticos de Esquerda da América Latina e do Caribe; polo político na América Latina e Caribe que retira protagonismo e faz frente ao poderio ianque.

O que dói ao Grande Capital foram os benefícios reais que o Povão brasileiro conquistou nos domínios da alimentação, da habitação, da saúde, da escolaridade.
E tudo isto a partir de uma pequena fagulha, nascida em Caetés, há 70 anos, na fundura da miséria do sertão Pernambucano, sétimo filho de um casal de lavradores analfabetos, a quem baptisaram de Luiz Inácio da Silva ( Lula é acrescento derivado de alcunha sindical ). Luiz Inácio que foi vendedor ambulante, engraxador, moço de recados, antes de se tornar aprendiz de torneiro mecânico.

Logo, quando hoje um juiz levanta um processo a Lula da Silva e bota a boca no trombone para a imprensa diária, ferindo o que deveria estar em segredo de justiça e investigação, o que está a fazer é colaborar com o Brasiú dos Coronéis, com o retrocesso ao passado. E está ainda a ajudar a erguer uma mistificação: o facto de Lula da Silva ser ministro chefe da Casa Civil de Dilma não pára o processo jurídico, apenas impede que Lula fique sob custódia (com todos os efeitos óbvios que isso exerce sobre a opinião pública ). O Supremo Tribunal anulou a decisão do juiz. Mas, a Suspeição e o pomo da controvérsia ficou a pairar.

Ao longo desta minha discursata tenho vindo a ligar o Brasil dos Coronéis ao termo Brasiú. Isto não significa um menor respeito da minha parte pela variante brasileira da língua portuguesa. Li bastante Érico Veríssimo e algum Jorge Amado, ambos com muito prazer, algum Machado de Assis, também delicioso,  sinto-me em dívida com Drummond de Andrade, finíssimo poeta e humorista que me deixa sempre sede de mais, e muito pouco de Graciliano Ramos ( "Vidas Secas" e "Caetés"), do qual gostaria de ler a obra toda, mas que é difícil de encontrar em Portugal.

Então porque falo em Brasiú? Porque se nesta guerra de classes, o Brasil dos Coronéis vencesse esta batalha, temporariamente, o actual (des)Acordo Ortográfico/90 que é péssimo, desceria ainda mais uns patamares. Pois, inevitavelmente, a escolaridade pública pioraria e o acesso a ela do Povão, dos pés-rapados seria atirado para as calendas, ficando a Língua Portuguesa nas sua diversas variantes, entregue ao mundo das grandes negociatas financeiras e geoestratégicas.

Fico-me por aqui com as deixas de Rodrigo Cambará: "Buenas e me espalho. Nos pequeños dou de plancha e nos grandes dou de talho" ( cito de memória Érico Veríssimo, "O Tempo e o Vento", parte do "Assalto ao Casarão", que não releio faz uns 40 anos).


Resultado de imagem para fotos ou imagens de Lula da Silva  Resultado de imagem para fotos ou imagens de Dilma Rousseff
Resultado de imagem para fotos ou imagens de Fidel Castro Resultado de imagem para fotos ou imagens do Foro de S.Paulo Resultado de imagem para fotos ou imagens de Drummond de Andrade


                        Resultado de imagem para fotos ou imagens de Graciliano Ramos    


do Leopardo 

1 comentário:

  1. Uma entrevista sobre esta matéria que me pareceu esclarecedora:
    "Dois clãs em disputa pelo aparelho de Estado". Pode ser lida em:
    http://www.correiocidadania.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=11503:2016-03-17-04-39-58&catid=34:manchete

    ResponderEliminar