Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

terça-feira, 8 de março de 2016

"Salvé! César" & Marcuse

Não quero abandonar este blog sem deixar de Vos chamar a atenção para o magnífico filme que é "Salvé! César", realização dos irmãos Cohen (Joel na Câmara e Ethan no argumento), que retrata os meios do cinema norte-americanos, manipulados a partir de cima, através de um testa-de-ferro (Eddie Mannix), difícil de distinguir de um gangster "capo" - interpretação espantosa de Josh Brolin - testa-de-ferro que é o fiel serventuário, inteligente e desapiedado executor dos poderes económicos que lhe puxam os cordéis.

Os críticos cinematográficos portugueses que, como se sabe, gozam da fama merecida de não serem grande coisa, esforçam-se por reduzir o filme ao período dos anos 50, na transição do cinema para a ascensão e predomínio dos meios televisivos, em que os filmes se limitam a servir de rampa de lançamento para a variadíssima série de produtos de consumo que a indústria do espectáculo envolve (os telemóveis "dernier cri", as tablets, os computadores com novos écrans anti-reflexo a explodir de mega-bites, os CD's, as t-shirts, os jeans, a colecção infindável de bonecos e porta-chaves, etc, etc).

Deitem ás urtigas os artiguelhos dos pseudo-críticos. O "Salvé! César" dos irmãos Cohen é bem mais do que isso. É uma sátira contundente, metafórica, sobre a tentacular indústria do espectáculo e o seu imenso poder ideológico, manipulador, a nível planetário.

E não o faz de uma forma simplista, maniqueísta, mas repleta de criações do mais fino humor como:
O personagem Eddie Mannix/Josh Brolin, que é capaz de destruir, bajular ou mandar assassinar as outras personagens sem que lhe batam as pestanas, confessa-se habitualmente de 24 em 24 horas porque mentiu à mulher dizendo que não fumou nenhum cigarro, porém fumou um ou dois.
O personagem confessor, enfastiado com as confissões diárias de Eddie Mannix, vai-o aconselhando a que espace mais as suas confissões, sem deixar de lhe aviar umas tantas avé-marias e padres nossos.
A personagem diva, vulcão de cóleras sempre em erupção, interpretada pela loiríssima, lindíssima Scarlett Johansson que consegue desfigurar-se com tanta raiva subterrânea.
O snob realizador de musicais - Raff Fiennes -, de aparência suavíssima, que se revela um ditador tirânico no seu "métier".
O personagem - Max Baker - líder de uma sociedade secreta de argumentistas "comunistas", na realidade filiados nas concepções Herbert Marcuse ( na vida real um dos membros centrais da Escola de Frankfurt a leccionar nos EUA, que punham um sinal de igualdade entre nazismo e estalinismo).
As personagens, irmãs gémeas, jornalistas de jornais e revistas das escandaleiras reais ou inventadas dos divos e divas, superiormente interpretadas por Tilda Swinton.
O personagem herói de westerns - Alden Ehrenreich - péssimo actor na personagem, que é rapidamente reconvertido num galã romântico onde desatina ainda mais, mas que se revela um investigador hábil e corajoso.  
E, cereja no topo da sátira, o personagem centurião romano, simultaneamente estúpido e oportunista, dominando uma lógica arrevesada e labiríntica ( de nos desmanchar á gargalhada), interpretado por George Clooney, a demonstrar que não sabe só vender embalagens e máquinas de néscafé.

Etc, etc, etc. Não me sobra é já paciência para Lhes falar de Marcuse, dr. Mabuse e Gus Hall que deixarei para uma próxima bobine.

 
 Resultado de imagem para fotos ou imagens do filme "Salvé! César" dos irmãos Coen      Resultado de imagem para fotos ou imagens do filme "Salvé! César" dos irmãos Coen



Resultado de imagem para fotos ou imagens do filme "Salvé! César" dos irmãos Coen Resultado de imagem para fotos ou imagens do filme "Salvé! César" dos irmãos Coen Resultado de imagem para fotos ou imagens da actriz norte-american Tilda Swinton


Resultado de imagem para fotos ou imagens dos irmãos Coen        Resultado de imagem para fotos ou imagens dos irmãos Coen        Resultado de imagem para fotos ou imagens dos irmãos Coen

Como sempre, amplexo amistoso mas mui cauteloso do

Leopardo 

Sem comentários:

Enviar um comentário