Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Confissões e Agradecimentos

A minha reflexão crítica de hoje é dedicada a detalhar ainda o empresário Alexandre Soares dos Santos e a tornar públicos os apoios que tenho recebido de alguns Amigos e Camaradas.

No que toca ao Soares dos Santos ia-me esquecendo que tenho um camarada que o conhece e é seu amigo desde a infância, camarada ao qual o empresário reiterou não há muito uma opinião antiga: "O PCP é o único partido a sério organicamente e que é sério na sua actividade e propósitos políticos e sociais. E é por isso mesmo que eu nunca votarei em vocês! Vocês querem o contrário daquilo que eu quero. Vocês lutam por uma sociedade socialista-comunista, eu luto pela continuação da sociedade capitalista. Vocês são o meu inimigo e adversário principal. E se você tornar público o que eu acabo de dizer, desminto-o imediatamente e chamo-lhe mentiroso." 

Considero necessário explicitar esta faceta do referido grande empresário, porque ela é comum aos detentores do Grande Capital. Revela a sua aguçada consciência de classe exploradora, que pode divergir em detalhes tácticos, mas que comunga nos objectivos estratégicos essenciais.

E agora vamos ao mais importante para mim: fazer públicos os nomes das pessoas que me têm apoiado na minha actividade da escrita. Actividade que não se lhe pode chamar profissão, pelo menos para mim, mas um porfiado, teimoso afecto, umas voltas doloroso outras prazeiroso como é próprio das paixões.
Ei-los, então, os nomes (e não liguem à ordem porque foi ao acaso da memória vagabunda):

- Joaquim Franciosi ; meu amigo e leitor atento a quem aproveito para agradecer as últimas correcções - a "Recheio" é a filial Soares dos Santos da "Cash and Carry"; o método anticoncepcional que apodei de  "Aginomoto" não se designa realmente assim, mas Ogino-Knauss ou "método da fodinha com hora marcada".
-  Manuel Diogo ; meu amigo, meu leitor entusiasmado, declamador "a solo" ou integrado no Grupo "U-Tópicos"; os seus comentários não aparecem no blogue porque ele não aprendeu ainda como executá-lo.
- Fernando Silvestre ; escritor ; tal como o Diogo, os seus comentários elogiosos não aparecem no blogue porque ainda não aprendeu a executá-lo.
- João Monge ; letrista de cantores como António Zambujo, Ana Moura e muitos outros ; tem tentado convencer-me de que sou efectivamente um escritor e até, vejam lá, um poeta.
- José Oliveira ; editor e com grande prática de tradução em directo ; obrigado pelas palavras de apreço aqui e ali.
- José Colaço Barreiros ; tradutor (sobretudo de italiano-português e português-italiano, mas também noutras línguas ) e poeta; foi galardoado com uma medalha de mérito cultural atribuída Embaixada de Itália pela  aproximação que tem proporcionado entre as culturas dos dois países com a sua obra; o Colaço, para além de expressões elogiosas, é a única pessoa com a qual consegui escrever a quatro mãos.
- Maria Helena Serôdio ; notável crítica teatral e historiadora do Teatro ; apoiou-me igualmente no sentido de acreditar no valor dos meus esgatafunhamentos e a não desistir.
- José Peixoto ; encenador, actor e director do Teatro dos Aloés ; vamos mantendo há anos um debate controverso, dialéctico e proveitoso pelo menos para mim.
- Domingos Lobo ; um dos grandes escritores portugueses contemporâneos, escritor canónico da guerra colonial portuguesa, escritor, encenador e actor de peças de teatro ; vai-me apoiando com expressões de apreciação que decerto não mereço.
- Graça Pessoa ; amiga, grande amante de Teatro ela e o marido, coronel Pessoa - um dos militares de Abril  ; prossegue afirmando que os meus textos a divertem muito ( o que considero bué da bom).
- Carmen Santos ; grande actriz e encenadora ; vai aturando com regularidade aquilo que grafo, asseverando que gosta das ditas grafias.
- Tavares Marques ; encenador e actor muito conhecido, que é possível admirar habitualmente no Grupo de Teatro Intermezzo ; é um dos grandes fãs dos meus textos e da minha persistência.
- Jorge Almeida ; amigo, companheiro mais experiente de bloguices ; deu-me um bom empurrão inicial na feitura do blogue.
- Rui Rosa ; camarada e amigo, professor universitário, um dos dinamizadores das actividades culturais e teatrais em Évora, membro do CC do PCP; acolhe benevolamente tudo o que lhe envio ( e que são carradas).
- Rui Fernandes ; camarada e amigo, membro da CP do PCP ; emitiu palavras de estima pela substância da minha produção escrita ( um romance sobre a guerra colonial em Moçambique que aguarda editor faz um ano).
- Isabel Soares ; a minha mulher, ex-professora de inglês/alemão, com tendências artísticas mui variegadas, da escrita à pintura, à feitura de vestuário  ; sem ela o blogue nunca teria visto a luz do dia, pois eu, por mim, nunca teria sido capaz de lhe enfiar a bonecada que por lá vai andando.

Pelas minhas contas, os agradecimentos já abrangem 16 pessoas, o que dá para uma equipa de futebol e cinco sobressalentes. Se, por acaso, olvidei alguém, pedirei desculpa, acrescento com as devidas vénias e saltarei de imediato para o banco de treinador (ou "coach" para dar uma certa "finesse" a isto)

Amplexos mui amistosos (como sempre de garras recolhidas) do

Leopardo
   
Resultado de imagem para fotos ou imagens de agradecimentos na Commedia dell Arte

1 comentário:

  1. Pela minha parte agradeço os agradecimentos. Acrescento que nunca fui professora de alemão, mas sim de inglês e português, mas acho que isso não interessará a ninguém. Quanto ao resto, sempre fui muito"geduldig und hilfsbereit", para mal dos meus pecados. Continua e diverte-te.

    ResponderEliminar