Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Pedofilia no Sacerdócio Católico, MacCartismo, o sonho Dortmund

A minha reflexão de hoje é desencadeada por dois filmes notáveis, tanto no aspecto formal como quanto ao conteúdo. São eles: O Caso Spotlight ou simplesmente  Spotlight e Trumbo .
Quer um quer outro são inspirados e muito documentados em acontecimentos da vida real nos EUA, acontecimentos que, na época, provocaram um largo abalo nas consciências norte-americanas e pelo mundo fora e que ainda hoje servem de referência negativa em toda a parte, incluindo os meios de Comunicação Social (mesmo entre os "mírdia").

"Spotlight" relata-nos a investigação conduzida por um pequeno jornal de Boston (EUA) para averiguar se alegadas denuncias de pedofilia em instituições católicas ocorriam de facto, ou não.
A equipa de jornalistas encarregue da caso, céptica de início, acaba por se envolver profundamente, estipulando o director da equipa e do jornal que se um vigésimo das denúncias (eram inicialmente 60) se confirmasse as tiragens do jornal ultrapassariam o imaginável e provocariam um choque na cidade e no Estado do Massachussets. Todo o jornal, toda a equipa sabia que a investigação não poderia ser conduzida em segredo e teria em cima de si e contra si o enorme poder da Igreja Católica na cidade e no Estado.

Na verdade, a equipa de jornalistas conseguiu confirmar não 60 casos, mas 90, o que implicava necessariamente o conhecimento e o encobrimento da pedofilia dos sacerdotes pela hierarquia católica ao mais alto nível.
O jornal revelou factos como:
Sacerdotes que não tinham consciência que estavam a violar jovens e menores "porque os violados davam mostras de prazer", ou porque eles próprios tinham sido violados na infância, ou porque a pedofilia era uma prática assente e tradicional, do conhecimento de todos, naquelas instituições;
A mais alta hierarquia religiosa de Boston transferia os prelados sobre os quais incidiam mais rumores para dioceses de outros Estados dos EUA ou mesmo de outros países (por exemplo, a Argentina ou Itália), o que só podia ser feito com o conhecimento, acordo e conivência da Igreja Católica no seu topo hierárquico no Vaticano;
A hierarquia religiosa de Boston exerceu pressões de todos os tipos e ameaçou a equipa de jornalistas o tempo todo, recorrendo, por exemplo, além das transferências dos sacerdotes mais indiciados, a tentativas de suborno dos jornalistas, à compra de edições inteiras ou quase do jornal, ao desaparecimento suspeito (suicídio, crime??) de pessoas decidas a testemunhar em público e em tribunal.

A grande edição do caso "Spotlight" revelou que a pedofilia estava difundida nas instituições religiosas católicas em todo o planeta, denunciando os países em que existiam provas fortes e num número de casos impossível de calcular quer porque muitas pessoas tinham morrido, quer porque outras tinham mudado de identidade, quer porque outras tinham constituído família ou situações laborais onde o seu passado não era conhecido nem queriam que fosse. 

Para grande azar da grande edição do caso"Spotlight" ela foi publicada quinze dias depois do "11 de Setembro" e o seu impacto foi abafado pelo estrondo noticioso do derrube das Torres Gémeas, seguido do bizarro caso do ataque ao Pentágono, etc, etc. Não obstante, o impacto da investigação jornalística nos meios católicos e religiosos em geral foi grande. O jornal e a equipa foram objecto de uma distinção honorífica nos meios da Comunicação estado-unidense (incluindo os "mírdia").

Espero que esta minha breve síntese Vos incentive a ir ver o filme. Nada substitui a sua visão integral. Ou mesmo a sua revisão integral. Os crimes cometidos não prescrevem na consciência das pessoas que a têem.

E eu, por agora dou baixa. Sou um leopardo sim, mas até os leopardos se enojam com infâmias desta natureza. Preciso de desanuviar ou desato à patada nas primeiras coisas que encontrar. Amanhã continuarei e concluirei esta crónica. 


Resultado de imagem para fotos ou imagens de Boston, Massachusetts              Resultado de imagem para fotos ou imagens de Boston



Resultado de imagem para fotos ou imagens de Boston               Resultado de imagem para fotos ou imagens do caso Spotlight




                                         Resultado de imagem para fotos ou imagens do caso Spotlight



Resultado de imagem para fotos ou imagens do caso Spotlight            Resultado de imagem para fotos ou imagens do caso Spotlight   


Amplexos cautelosos
que hoje tenho o ânimo exacerbado

                                            Resultado de imagem para fotos ou imagens de leopardos
O Leopardo                                                         

Sem comentários:

Enviar um comentário