Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Aos Cantores e Cantoras dos Poetas e aos Cultores da Nossa Língua

Inicialmente eu pensava dedicar esta edição do blogue a uma listagem dos cantores e cantoras dos Poetas, no caso vertente Mário de Sá-Carneiro e Fernando Pessoa, mas decidi acrescentar-lhe duas chamadas de atenção para dois finos cultores da nossa Língua ("a minha língua é o meu Universo") depois de ter tropeçado no "Avante!" (11-2-2016) em dois superlativos artigos redigidos pelos camaradas Correia da Fonseca e Nuno Gomes dos Santos - respectivamente, "Geringonças e outras estórias" e "Fazeria-se melhor...".

Correia da Fonseca zurze com um chicote aguçado os dr/dr.a Paulo Portas e Assunção Cristas, ao primeiro, pela sua imponderável influência na aceitação do Orçamento Português por Bruxelas, à segunda, pelas nefandas coisas que perpetrou enquanto ministra, nomeadamente nas leis sobre o arrendamento urbano, que necessariamente tiveram como corolário deixar uma série de famílias sem lar (neste particular, decerto para experimentar no concreto a virtude da pobreza agostiniana). Só desejo, se eu alguma feita por tresvario do toutiço encanecido ou maleita afim cometer crimes assemelháveis, ser vergastado por um chicote assim. É uma honra.

Nuno Gomes dos Santos traz-nos trovas dos ventos de insânia que assolam os meios de comunicação nacional, lançados numa correria - comparável à das quadrigas do filme "Ben Hur"- a ver qual estralhaça mais e mais depressa a Língua portuguesa. Gomes dos Santos inclusivamente respiga-nos uma "pérola"(para nosso deleite interior) de um pivot  da nossa TV, promovido  honoris cause a escritor, que o gentio, acintoso e sempre prestes a pôr os pontos nos iis da verdade, conhece por "Orelhas de Abano" (a "pérola" é : "isto tem a haver com"). Para aquele que foi reconhecido, não sei por que júri, como "o melhor escritor português de 2016" não está mal... 

É claro que para estes gravíssimos crimes de lesa-língua - que ferem a consciência nacional no que ela tem de mais íntimo - basto tem contribuído essa ave de arribação conhecida entre o gentio por Malaca-Castel-Queijo (só o nome circunscreve um insulto), que caiu de joelhos ante uma OPA do Estado do Brasil e tem vivido à grande e à brasileira rica, trabalhando já na próxima revisão do (des)Acordo Ortográfico, ainda a anterior não arrefeceu na campa nem foi absorvida por ninguém. Ao dito senhoreco M.C.Q. destinava-lhe eu, se fosse poder, varejares de azeitona, à antiga, nos olivais do País, pr'aí durante uma década. De tanto ouvir falar o nosso Povo, talvez aprendesse alguma coisa...        



                    Resultado de imagem para fotos ou imagens de Correia da Fonseca                                                      Resultado de imagem para fotos ou imagens de Nuno Gomes dos Santos


A listagem que eu decidi fazer das cantoras, cantores, músicos que ousaram meter-se com os dois grandes Poetas, realmente é uma reparação. Teclei algumas considerações da minha subjectividade pessoal dirigidas a Adriana Calcanhoto - por ter cantado "Eu não sou eu nem sou o outro [...]" - e julgo agora que são indevidas. Quem sou eu para publicamente a avaliar? Aliás, a cantautora Adriana - Adriana Partimpim, nas suas criações para crianças - é uma música que aprecio bastante. Aqui estão as minhas desculpas.

E preparem-se então para a listagem. Atenção, só para o Pessoa são 43 mais uns pózes!

No topo, a Deusa Inca, cacimbando magias seculares, do alto dos Andes, onde voam os condores, vulgarmente conhecida por Maria Bethania. Bethania cantou Pessoa no filme de Marcio Debelian "O Vento lá fora" e no seu álbum "Âmbar" (1996).
Mísia
Patxi Andión
Ana Moura
Mafalda Arnauth
Carminho
Debora Rodrigues
Ana Laíns
José Campos e Sousa
João Braga
Carlos do Carmo
Frei Hermano da Câmara
Maria da Fé
Rodrigo Costa Félix
António Zambujo
Pedro Moutinho
Cristina Branco
Helder Moutinho
Maria Ana Bobone
Kátia Guerreiro
Camané
Paulo Bragança
Tom Jobim
Francis Hime
Edu Lobo
Arrigo Barnabé
Dori Caymmi
Nana Caymmi
Ritchie             - canta em inglês
Eugénia Melo e Castro
Mariano Deidda          - que é italiano
Zé Ramalho
Ney Matogrosso
Caetano Veloso
Gal Costa
Belchior
André Luiz Oliveira
Elizeth Cardoso
Elba Ramalho
Glória de Lourdes

Mário Viegas teatralizou de forma genial Pessoa e também Sá-Carneiro.

A Madonna diz que gosta de ler Pessoa  - o "Livro do Desassossego" - e (felizmente) nunca o cantou (havia de assassiná-lo em histerias hip-hop electrónicas).

A Patti Smith declama Pessoa. E em Chivasso, no noroeste de Itália foi inaugurado um Jardim Fernando Pessoa.

Se contabilizaram a proveniência natal dos cantantes, mais parece que Pessoa e Sá-Carneiro nasceram do lado Este do Atlântico.  Observaram decerto que eu não grafei os "nossos" Poetas. As coisas passam-se assim: o País, a Nação, a Língua Portuguesa parturia-Os, os ventos do Olimpo universalizam-Nos. Todavia, se os deuses do Olimpo assim decidiram, apesar da sua cegueira cósmica, está decidido. Porém, atrás dos tempos tempos vêm... "e mutuamente se pagarão justiça" (Heraclito).

Refreiem os cavalos da Vossa impaciência, a lista dos cantantes que criaram a partir de Sá-Carneiro é bem mais pequena.
Para além de Amália - que cantou o "Quase" - , Amália pela qual adquiri um respeito maior por ter afirmado que estes dois grandes poetas deviam muito ser reflectidos antes de alguém se abalançar a cantá-los, cantou Sá-Carneiro, Mísia, Adriana Calcanhoto, Helder Barros (ou pelo menos musicou "A Noite de Natal", António Variações, João Villaret (um dizer musicado e semi-cantado de "Serradura" e "Abismo"), Rui Veloso ("Presépio de Lata") os Trovante ("Fim") e Mário Viegas.
Não mais que nove.

Uma senhora doutora de psicanálise literária e afins coloca a questão de Sá-Carneiro poder constituir um exemplo na Poesia do que ela denomina de "androginia", ou seja, pessoas que não se sentem física e psiquicamente representadas em nenhum dos dois sexos.
Não meto achas nesta fogueira, onde não possuo as inteligências necessárias, e que, para mim, são do foro íntimo de cada qual.
 Porém, como não quero que Vos falte nada, aqui a deixo para Vossas elocruções.





 Resultado de imagem para fotos ou imagens de Maria Bethania      Resultado de imagem para fotos ou imagens de Amália Rodrigues





Resultado de imagem para fotos ou imagens de António Variações              Resultado de imagem para fotos ou imagens de Joâo Villaret
     

E neste dia de São Valentim, Vos deixo com os Poetas, os seus interpretes 

E os amplexos cordiais (garras completamente retraídas) do 

Leopardo

Sem comentários:

Enviar um comentário