Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

sábado, 22 de julho de 2017

Um assalto aos Palácios de Inverno... no terraço do Vitória

Sim senhora, ontem desfrutei uma grande noite no terraço do Centro de Trabalho Vitória do PCP, a meio da Av. da Liberdade, em Lisboa. Como se sabe, deste terraço tem-se acesso a uma panorâmica superlativa de Lisboa. Em frente, está o que resta do Parque Mayer, com os seus Teatros de Revista e o Cine-Teatro Capitólio, espaço onde se fez, em seu tempo, combates de Luta Livre com o José Luis e o Tarzan Taborda ( atleta de respeito, que regressara de França, onde arriscara o corpanzil em filmes a fazer as cenas dos "cascadeur" ) e umas barraquinhas de tiro ao alvo, a penduricalhos de barro, ao lado das quais também se podia manjar umas bifanas,  uns pregos, umas iscas no pão, diluídas num tintol carrascão. Enfim, quase uma Feira Popular em miniatura, aberta todo o ano. Sinto soidades !

Mas não fui ao Vitória para apreciar as vistas ou apreciar do alto umas "Noites Brancas" que agora inventaram para estimular o comércio e a venda de sardinhas assadas e umas cervejolas. ( Sabiam que foi no Vitória que foram congeminadas algumas das lutas do glorioso período do PREC ?... Verdade. A sede da Soeiro era demasiado vigiada pelos radares e câmaras de filmar da "Embaixada dos States" , a cento e cinquenta metros de distância em linha recta. ).
Fui ao terraço do Vitória para visionar "A queda de São Petersburgo" do realizador soviético Pudovkin , contemporâneo do genial Serguei Eisenstein . Parece que o Eisenstein não apreciava lá muito o "estilo" de filmar do Pudovkin - os personagens do Einsenstein definiam sempre não pessoas individuais, mas classes sociais; o Pudovkin, para além disto, apresentava também na película personalidades individuais que interferiam no curso dos acontecimentos.

Adquiri estas sabenças com o camarada Filipe, pois eu nem conhecia a existência do realizador Pudovkin. O que lhes posso garantir, em minha opinião, é que o Pudovkin não fica atrás do Einsenstein, o seu filme - a preto, branco e cinzas - é de uma magnificência indescritível: os personagens parecem esculpidos em pedra, talhados no granito da verdade, de um lado os exploradores e opressores, do outro os explorados e oprimidos, e as personalidades e as massas que, numa ocasião ou noutra, são arrastadas de um campo para o outro. Só no final da película entendi que o bolchevique, agitador militante sempre na vanguarda, designado por "o Careca" se tratava do próprio Lénine ...

Se o Eisenstein e o Pudovkin possuíam entendimentos diversos da realização e da Arte pertence à História do Cinema, eu, mero Leopardo da Serra da Estrela, estou-me borrifando. Os génios são sempre difíceis de acompanhar nas suas subtilezas. As imagens de "A queda de São Petersburgo" possuem  uma força vulcânica que nos fica gravada a fogo na memória.

Correu tudo bem na sessão? Nem por isso. Apesar do esforço notável dos organizadores/  dinamizadores, a sessão foi mal divulgada - o "Avante!" não lhe fez qualquer referência, as legendas em castelhano transmitiam apenas o essencial, a data foi mal escolhida pois a concorrência era muito.
Isto de que "os comunistas são uma máquina" foi um mito inventado pela Reacção para ocultar a nossa face humana sujeita ao erro, a imprecisões, a enganos de avaliação sob a oportunidade dos diferentes momentos. O que os irrita, encoleriza, é o nosso comprometimento absoluto com os interesses dos explorados, a fidelidade ao marxismo-leninismo ( teoria prática em processo ), o não deixar cair os braços ante os poderosos obstáculos, a luta sem desfalecimentos.

Logo, portanto, como a sessão teve poucos assistentes, decidimos repeti-la em Outubro. Eu lá estarei na primeira fila e já convidei os membros do Coro do Teatro Nacional de S.Carlos e o seu maestro Giovanni Andreoli a virem visitar-nos e observar uma interpretação do Real que não será decerto aquela com que mais convivem. 



Resultado de imagem para fotos ou imagens do filme A queda de São Petersburgo do realizador PudovkinResultado de imagem para fotos ou imagens do filme A queda de São Petersburgo do realizador Pudovkin


Saudações confiantes do

Leopardo

Sem comentários:

Enviar um comentário