Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Hot and wet dreams

Aposto singelo contra dobrado que foram atraídos para esta edição do blogue porque o título lhes cheirou a malandrice... Seus porcalhões ! Nada disso ! Sabem  que o meu nome em polaco - Edwarst - assume sempre uma conotação, um comprometimento com a Seriedade e em norueguês (Juni Dahr dixit) - Edward - tem conotações semelhantes. Já são muitas línguas a apontar na mesma direcção para o caso não ser significativo.
Nã senhora, pus um título para o malandreco para os atrair para a peça espanhola "Sueño de una noche de Verano" , inspirada em  Shakespeare, encenada por Marta Pazos que averba prémios no currículo e orienta formações em Teatro na Península Ibérica e em Moçambique.

A minha infantil malandrice sabe que quem aposta no lado mais rasteiro da Humanidade acerta sempre, quem aposta no lado superior acerta... às vezes. Eu era lá capaz de enganar conscientemente os meus familiares mais pobretas, com costelas de patuleias há gerações!... Nunca mais dormiria descansado ! À parentela da alta finança, creio que os trapacearia só pelo divertimento proporcionado.

Bom, deixêmo-nos de filosofices e vamos ao substantivo. O incêndio de Alijó ainda não está completamente dominado e já se atearam outros fogos para os lados de Mangualde, Oleiros, Guarda, Viseu. O SIRESP (sistema de comunicações) prossegue maleitoso, porém o Chefe Costa, na sua empáfia oleosa, garante que está tudo debaixo de controlo e lá para Setembro ( fim do Verão !...) o SIRESP assobia que nem um apito novo. 
O Chefe Costa deve estar a repousar no seu ministro da Agricultura, Florestas e de Desenvolvimento Rural, o sociólogo ToutaPôlos Santos, o cujo qual, na qualidade de sócio do PS , se tem passeado por esses cargos em vários Governos Constitucionais, no Parlamento Europeu, ora com o super-chefe António Guitarras ora com o próprio oleoso Chefe Costa .

E que tem produzido o ToutaPôlos ? Fazendo jus ao seu nome, tem Os posto à Arraia Miúda do continente e ilhas lusas. A 28 de Junho, garantiu aos deputados da AR que "não haverá mais um único hectare de eucalipto em Portugal" ( depois foi aquilo a que se assistiu, com os donos dos hectares e hectares de eucaliptos a asseverar que os seus territórios eram os únicos impolutos... ); ósdepois disso, na mesma AR, lacrimejou que "está  de coração destroçado, mas de consciência tranquila".
Fico mais tranquilo por tomar conhecimento que eu e o sociólogo ToutaPôlos não trabalhamos com a mesma concepção de "Consciência". A dele deve medir-se em "offshores" ; a minha, em noites bem dormidas.
Ou será que o Chefe Costa descansa por saber que o seu ministro da Agricultura é filiado na Maçonaria, na Loja do Grande Oriente Lusitano (a mesma do defunto Bochechas) ?...  Chefe Costa repare que os caminhos da Maçonaria são insondáveis, ainda mais insondáveis que as gavetas onde enfiaram o Socialismo...

Agora o chefinho Costa e Sua Excelência Excelentíssima, o Senhor do Martelo, Grande Marechal das Forças Armadas não podem readmitir as Chefias Militares que tinham demitido transantontemente sob pena de Portugal ser olhado como uma República das Bananas, típica do interior africano. A dignidade possui fronteiras !

Finalizando esta edição do meu blogue, então não é que eu acertei no título adequado inteiramente por acaso?!... "Hot and wet dreams" é a expressão mais justa para um simulacro de peça teatral - "Sueño de una noche de Verano" - na qual os actores se rebolam no palco a desnudar-se, quase nus e completamente nus ( um deles com o pormenor divertido de ter por vestuário apenas uns ténis com luzes fosforescentes... ), mimando todas as variantes à viola, à guitarra e à rabeca dos actos sexuais da actualidade. Mas quem atribuiu prémios à encenadora?... Quem a nomeia orientadora de cursos pelo planeta fora?... Que mal lhe fez Shakespeare para o engravidar de fluidos seminais ?... Pensa que choca com a sua peçazinha "pour épater le bougeois"? A encenadora e os seus agitados actores e actrizes apenas aborreceram os espectadores do enorme palco da D. António da Costa.
Significativo é que o generoso público do Festival lhes tenha batido umas palmas magritas, que ninguém os tenha procurado para dois dedos de conversa no caldo verde e no pão quente com tora na esplanada, que encenadores, actores, cenógrafos de prestígio tenham catalogado "a coisa" como "uma merda" ( assim mesmo curto e grosso ! ).
E lamentamos todos que o justo prestígio que o Festival de Teatro de Almada angariou ao longo de décadas tenha fechado a maratona teatral com que nos brindou, na qual várias peças podiam ter assumido o pódium de vencedoras.

A peça vencedora, mui merecidamente, foi "Apre - melodrama burlesco" !!!

E já tenho soidades do Festival de Teatro de Almada de 2018 !!! Que Viva o Teatro !!!


PÚBLICO -



Saudações confiantes na luta teatral e artística

do Leopardo        

Sem comentários:

Enviar um comentário