Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

sábado, 29 de julho de 2017

Treblinka, a Obrigação da Memória

Treblinka foi o campo de concentração hitleriano que mais vidas ceifou no mais curto espaço de tempo - quase um milhão de pessoas no período de um ano; o equivalente a um décimo da população portuguesa...
Em termos de horror e de uma crueldade racional, planificada, desapiedada, que trata os seres humanos ( no caso de Treblinka , os judeus, os polacos, os russos ) como mercadorias - valem pelos cabelos que lhes rapam, pelos dentes de ouro que lhes arrancam, pelas jóias, relógios, dinheiro, calçado, roupas que lhes roubam - está ao nível de Auschwitz .

O filme de Sérgio Tréfaut (nascido no Brasil, em 1965) mostra-nos um comboio em movimento perpétuo, pronto para absorver todos os judeus, polacos, russos comunistas e não-comunistas, que pudesse, por terras da Polónia, da Ucrânia, da Rússia (perguntei-me o tempo todo porquê, pois a paisagem mal se vê e qualquer entroncamento de linhas férreas em Portugal forneceria as mesmas imagens) , para os despojar de todos as mercâncias e, por fim, ou logo no início, da vida, nas asfixiantes câmaras gás ou com um tiro na nuca.
O ambiente asséptico do interior das carruagens, de vidros eternamente embaciados, onde os dedos procuram traçar linhas que lhes permitam adivinhar um pouco o percurso e o seu destino, contrasta com o horror seco das palavras proferidas em russo.

É de facto espantoso o meio que Tréfaut escolheu para nos transmitir o terror das hordas nazis : não as imagens, mas as palavras. Um longo poema em prosa, um poema tenebroso, num discurso entrecortado, onde os olhos procuram os nossos quase sempre coruscando-nos como olhos de animais acossados, que prevêem estar a ser conduzidos para o matadouro. 
Nunca nos são mostradas imagens dos SS ou da soldadesca hitleriana , sempre designados por "assassinos" ou apenas "SS". Por exemplo, o soldado alemão que corta a orelha de um prisioneiro por pura diversão ou que viola uma mulher mais apetecível para a matar em seguida a tiro, ou das pessoas a serem asfixiadas com gás nas carruagens hermeticamente vedadas. Não, o horror absoluto é transmitido pela palavra. Creio que são os 61 minutos de cinema mais longos da minha vida ( minto, vi uma obra sobre o campo de extermínio do Tarrafal que figurava uma violência que obrigava os espectadores a repousar um bom quarto de hora antes de serenarem ).  
As imagens dos prisioneiros, antecipadamente condenados ao extermínio, extermínio nunca expressamente admitido, só pressentido, são desfocadas, homens e mulheres, seres humanos sem identidade, irmanados ao nível térreo da miséria absoluta.

Aliás, é ao nível da poeira terrestre, gelada, que as hordas hitlerianas os querem reduzir quando, tendo percebido a sua derrota às mãos do Exército Soviético , querem apagar qualquer traço dos campos de concentração, das câmaras de gás, das valas comuns onde os cadáveres se empilhavam - mulheres, crianças, homens - para, posteriormente, negarem a sua existência.

Não por acaso os filhotes ideológicos da PIDE/DGS e do salazarismo quiseram apagar os vestígios da sua sede na rua António Maria Cardoso ( o que conseguiram, transformando-a num hotel de luxo em pleno Chiado ) e se preparavam para fazer o mesmo na prisão de Peniche. 

No elenco de "Treblinka", destacam-se os actores Kírill Kashlikov e Isabel Ruth, mas outros portugueses contribuíram para a obra como Manuela Villaverde Cabral. Muita da música é do grande compositor  Dmitri Shostakóvicht que permaneceu um militante comunista bolchevique até à sua morte e foi condecorado como herói do Estado Soviético ( merece a pena referi-lo, pois os "mírdias ocidentais" figuram-no com frequência como um "dissidente" ).

A película foi eleita como o melhor filme português do Festival Indie Lisboa de 2016 . Estávamos duas pessoas na sala a assistir à projecção, o que fornece uma indicação do nível de deseducação a que a população portuguesa foi conduzida pelos espectáculos de "entertainment" e pelo futebolês. 



Resultado de imagem para fotos ou imagens do filme "Treblinka"  Resultado de imagem para fotos ou imagens do filme "Treblinka" Resultado de imagem para fotos ou imagens do filme "Treblinka"     Resultado de imagem para fotos ou imagens do filme "Treblinka"



E, agora sim, vou de férias com a sensação de militância cumprida

Abraços encalorados e confiantes do

Leopardo     

Sem comentários:

Enviar um comentário