Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

quinta-feira, 13 de julho de 2017

O Festival de Teatro de Almada acolhe o Estado Sionista de Israel

O Festival de Teatro de Almada e o seu director Rodrigo Francisco acolheu ontem a Companhia de dança Kamea , numa coreografia significativamente intitulada "Neverland" ( Terra do Nunca" ).
Uma parte do público, na qual me integro, recusou-se a assistir ao espectáculo. As razões não têm a ver nem com a qualidade, aliás superlativa  , dos 12 bailarinos ( já dançaram no Festival no ano anterior ), nem por serem de etnia judaica ( uma parte deles não serão sequer de ascendência judia ) , nem por motivos de ordem religiosa, nem uma censura à liberdade criativa da Companhia - como Rodrigo Francisco pretende fazer crer numa miscelânea de argumentário - , mas porque este ano a Companhia de dança Kamea vinha em representação do Estado Sionista de Israel ( o Ministério da Cultura israelita-sionista astuciosamente atribuiu um prémio à Kamea, em 2014 ) . 
É óbvio que para o Estado Sionista de Israel , que há décadas leva a cabo políticas e guerras de desestabilização do Médio Oriente, nomeadamente do Estado Palestino, onde tem conduzido guerras contínuas e terrorismo de Estado numa política de genocídio ( equiparável à que os hitlerianos inflingiram ao Povo Judaico durante a 2ª guerra mundial ) ser representado no Festival de Almada, com o prestígio internacional de Teatro de Esquerda que adquiriu com justiça, por uma Companhia de Dança com tanto mérito, corresponde a um lavar de cara da montanha de atrocidades que tem cometido.
Lamentável que isto que é evidente para a generalidade do gentio com um abc politicó-social, o não seja para o director do Festival de Teatro de Almada.

Ontem, tive ainda a sorte ( para além de participar no "workshop" com Juni Dahr ) de assistir à peça "Golem" de uma companhia inglesa, onde 6 actores se confundem com "cartoons", sequências filmadas, música estridente, num ritmo frenético, que desmonta e ilustra os actuais meios de controlo da população através dos "mírdia", das internets, dos mega-smartphones.
O espectáculo arrancou trovoadas de palmas ao público, colocou-se decerto na fila dos vencedores do Festival. E eu voltarei, noutra edição, de novo a ele para mais alguns comentários de segundas núpcias.


                                                 Resultado de imagem para fotos ou imagens da peça de teatro "Golem"


Saudações cordiais do 

Leopardo

Sem comentários:

Enviar um comentário