Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

sábado, 15 de julho de 2017

Na Cadeira do Barbeiro

Esta edição do meu blogue servirá para aparar uma série de cabelos e barbas que ficaram mal aparadas nas edições anteriores.

Em primeiro lugar devo corrigir a nacionalidade da magnificente directora do mini-curso de teatro para actores, Juni Dahr, à qual atribuí a nacionalidade dinamarquesa - por uma maldição expressa dos deuses contra a minha pessoa ! - em lugar de teclar que é norueguesa como faz todo o sentido que seja, visto que é directora, encenadora e actriz do Visjoner Teater, sediado em Oslo.

Em segunda lugar devo aparar ligeiramente algumas patilhas e pêras ao esplêndido espectáculo "Golem" , da co-produção anglo-francesa entre o Théâtre de la Ville e o Young Vic . "Golem" demonstra de forma exemplar como, na actualidade, somos tele-manipulados por "mírdias", internet's, super-smartphones, todos os dias melhorados nas suas capacidades técnicas. As reservas que coloco ao espectáculo ímpar: falta-lhe acrescentar que não são os avanços tecnológicos que nos manipulam, mas o Grande Capital , cujo ideário e objectivos servem ; por outro lado, a nível formal, a estridência musical diminui-lhe por vezes a compreensão, joga contra ele (isto em minha opinião, claro).

Em terceiro lugar, escalpelizando ainda, mais uma vez, essa vaca em putrefacção que dá pelo título "Neverland" . A questão não reside, nem nunca residiu, na qualidade superlativa da Companhia de Dança Kamea, nem no facto de integrar bailarinos israelitas - metade dos excelentes 12 bailarinos nem de ascendência judia são  - , nem em coarctar a sua liberdade de expressão artística ( já os tínhamos visto dançar no Festival anterior, na generalidade maravilhados, e sem qualquer objecção política ), a questão reside em que a Companhia Kamea, este ano, vinha a representar, e portanto lavar a face sanguinolenta, do Estado Sionista de Israel  , o qual, matreira e atempadamente os distinguiu com um prémio em 2014.
Rodrigo Francisco, o director dos justamente prestigiados TMJB e do Festival de Teatro de Almada não pode alegar que está a dar a voz ao argumentário de um Estado que, há décadas mergulha o Médio Oriente na guerra e pratica o genocídio do heróico Povo Palestino ( os argumentos sionistas têm sido a panóplia bélica ultra-moderna, incluindo a nuclear, fornecida pelas Administrações dos EUA ... ).
Ou será que Rodrigo Francisco também poria os seus palcos à disposição de Adolfo Hitler e da sua camarilha de apaniguados ?!... 

O título desta edição derivou de um belo espectáculo "Cânticos de barbearia", o qual partiu de um texto e direcção de Carlos Tê .  Faz anos que sou um admirador de Carlos Tê (quando for grande quero ser como ele !). O espectáculo, mais cantado que falado, apresentando no meio da cena uma magistral cadeira de barbeiro de outras eras, baseia-se nas vidas cruzadas dos cantores Tony de Matos (que foi barbeiro, antes de ser um ídolo das canções românticas) e do compositor brasileiro Lupicínio Rodrigues, os quais, tendo-se exibido nos grandes palcos brasileiros em períodos de tempo ligeiramente desfasados, nunca se conheceram pessoalmente.
 inventa-lhes um encontro imaginário, numa "barbearia celestial", onde dialogam cantando em torno da "dor de cotovelo", "a dor mais democrática por ser transversal a todas as classes sociais".
Provocar o choro todos nós somos capazes, pelo menos se as representações forem curtas. Mas fazer sorrir, rir, gargalhar às escâncaras é um ofício para criadores de talento fora do comum. Carlos Tê é um deles. Palmas aos actores-cantores Pedro Almendra, Allex Miranda, Filipa Guedes (que cantou quase sempre por trás de uma bela máscara dourada), palmas a Luísa Pinto que encenou a contento. Essa foi pelo menos a opinião do público que exigiu a sua presença no palco por 4 voltas, ovacionando-os de pé.







Entre risos e prantos,

saudações confiantes 

do Leopardo

Sem comentários:

Enviar um comentário