Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Reposições de filmes na TV : entre o péssimo e o óptimo

Lénine foi dos primeiros revolucionários a compreender perfeitamente o papel que o cinema podia assumir na divulgação das ideias conducentes ao Socialismo e ao Comunismo e o Comissário do Povo para as Artes na URSS Bolchevique nascente também compreendeu essa função - opondo-se com firmeza ao radicalismo retórico de intelectuais que pretendiam banir  da nova cultura do proletariado autores cimeiros como Shakespeare ou Cervantes, asseverando que representavam facetas da cultura burguesa - , defendendo que a Cultura Proletária emergente, não se impunha por decreto, mas em diálogo, argumentando com o que de melhor o passado lhe legava.

Isto vem a propósito das reposições de filmes que a TV tem vindo a fazer nos seus canais. Um deles, o AXN/Black exibiu ontem, pelas 24 horas, uma comédia de Woody Allen, a qual o genial realizador e actor dedicava a um músico, guitarrista, egocêntrico, ensombrado por outro guitarrista, Jungle Reinhardt, lenda do Jazz.
O jovem guitarrista ensombrado, que se julga igualmente um génio, - basta-lhe pensar no Reinhardt para desmaiar ao comparar-se com o seu ídolo - é superiormente interpretado por um Sean Penn no início da sua carreira. O jovem guitarrista ensombrado, que vai tocando com a sua banda em clubes de jazz mais frequentados por negros que por brancos, é um esbanjador de dólares à altura da sua vaidade, e troca de mulheres com a mesma facilidade com que troca de camisa - uma delas, imagina-se escritora e tenta psicanalizar-se a si e aos seus amantes de ocasião, representada por Umma Thurman, dá réplica à altura do Sean Penn. Uma outra das suas mulheres, sua criada para todos os serviços, que é muda, que comunica com o jovem guitarrista por escrito - guitarrista que existiu realmente, que deixou obra gravada, a qual se situa ao nível da do Reinhardt - sustenta uma interpretação notável. 

Já escrevi várias vezes que Woody Allen é um cineasta genial, cuja maior dificuldade seria realizar mal um filme ou interpretá-lo de forma assim assim. Não sei, pois, como transmitir-lhes a cena hilariante em que Umma, numa enorme "limusine" norte-americana se prepara para trair Penn com um gangster, enquanto Penn, afundado no banco traseiro do carro, armado com um revolver, tenta decidir qual deve matar ou se deve matar os dois. As várias considerações que W.Allen tece na sequência desta cena são igualmente hilariantes.
À estória contada por Allen acresce ainda o "picante" de ser baseada num caso real, com personagens que existiram verdadeiramente.

Se isto é assim no patamar do óptimo, na sub-sub-cave do péssimo é inacreditável o que desfilou perante as íris dos meus olhos estarrecidos. Talvez igualmente no mesmo canal, mais tarde, um cineasta qualquer, da categoria dos filmes B ou sub-sub B, atreveu-se a narrar o contrário do que aconteceu na Guerra do Vietname
É do conhecimento geral que após a II guerra mundial a única guerra que os EUA perderam indiscutivelmente foi a Guerra do Vietname ( entre 1 Nov. 1955 e 30 Abril,1975 ), a qual foi orientada por líderes lendários - Ho Chi Minh , no plano político,  e o general Vö Nguyên Giáp, no plano militar. 
Mesmo a Guerra dos EUA contra a Coreia - travada entre 1950 e 1953 - , que conseguiu separar a Coreia do Norte da Coreia do Sul, continua a ser discutível a quem coube a primazia no plano militar ( e ainda hoje, no meio da estrondosa campanha "merdiática"  imperialista - com a Administração Trampas a ameaçar todos os dias que terá de destruir a anti-democrática Coreia do Norte -  é, no mínimo, estranho que os estudantes universitários da Coreia do Sul incitem os seus colegas a fugir para a Coreia do Norte, onde é propalado que se vive tão mal... ).

Ora, o tal filmezeco da categoria sub-sub-sub B apenas mostra em imagens horripilantes como, de facto, os heróicos vietnamitas ... perderam a guerra !
É sabido que a derrota do imperialismo ianque nas terras vietnamitas está atravessada nas gargantas das sucessivas Administrações cowboy's como uma espinha de peixe-agulha e esta peliculazinha é bem a prova provada disso.
Um oficial vietnamita, senhor da guerra num determinado rincão do território, é-nos pintado como um monstro de perfídia, crueldade, a recorrer a torturas medievais, para ganhar a guerra e exterminar fisicamente os "cámones". 
E é vencido por quem ? Por um herói quase solitário, desarmado, preso, acorrentado, perito em artes marciais - parte o pescoço ou estrangula os diabólicos apaniguados do oficial vietnamita apenas com as mãos e os braços - que vai extraindo as granadas, metralhadoras pesadas, lança-chamas, explosivos aos estúpidos dos combatentes vietnamitas, - tão estúpidos, cegos e surdos que nem de encomenda se arranjaria melhor - para vencer o maldito oficial vietnamita numa luta corpo a corpo, de artes marciais.
Para tentar dar por palavras uma imagem da violência exibida talvez chegue teclar que em dado momento, enfiam na cabeça do herói "amaricano" - que está amarrado, suspenso no ar, de cabeça para baixo -  um saco com uma ratazana esfomeada, enfurecida ( com efeito, uma tortura medieval ! ) . O saco começa a encher-se de sangue e, quando o abrem, a ratazana está morta, degolada pelos dentes do herói !...
O "actor" escolhido para herói ianque, é uma pessoa que praticou artes marciais e que desempenha toda a tarefa com a única cara que a Natureza lhe deu : uma face branca, com uns olhos azuis esverdeados, que vagueia por todo o filme com um ar atónito ( calculo que estaria a pensar porque milagre o escolheram durante umas temporadas para desempenhar tais tarefas ) , nunca se dando à canseira de experimentar uma expressão de ira, desgosto, afecto . Tanta estultícia ou nos escangalha a rir ou nos move para a piedade. 


Resultado de imagem para fotos ou imagens de Woody Allen Resultado de imagem para Fotos ou imagens do filme "Através da Noite"Resultado de imagem para fotos ou imagens de Ho Chi Minh        Resultado de imagem para fotos ou imagens do general Vö Nguyên Giáp



And that's all folkes for today

do confiante Leopardo       

Sem comentários:

Enviar um comentário