Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

A essência omnívora do Amor

Aqui há bastantes anos vi um belíssimo filme, talvez sobre Pier Paolo Pasolini, que nos contava um ano da sua vida como professor - com dificuldades de guito - num "piccolo paese" do norte de Itália. A película, entre outras coisas, mostrava-nos a sua relação amorosa com uma mulher jovem, talvez uma viúva, que lhe tratava da habitação ( eu sei, eu sei, todos sabemos que Pasolini foi um homossexual assumido, porém a história da vida afectiva dos seres humanos raramente segue linhas direitas ...) .
E foi esta relação entre o artista, o realizador cinematográfico, crítico, poeta, linguista, filólogo, autor de ensaios, romancista Pasolini e a mulher que lhe tratava da habitação alugada, que me decidiu a passar à tese que dá o título a esta edição do blogue : "a essência do Amor é omnívora".
Na obra cinematográfica a relação entre os dois seres humanos era definida rapidamente pela actriz que, com dois olhos fosforescentes, devorava, literalmente, a alma do jovem professor . Interpretação sublime, pois nem despidos estavam, nem se lhe seguiu uma destas cenas, hoje usuais, em que vale tudo, mesmo mostrar as cartilagens, tendões, músculos e fluidos em função. Creio que a mulher se despedia-apoderava do homem à porta de casa !

No reino animal não-humano é fácil sustentar esta tese, por exemplo, com a fêmea louva-a-deus, que , depois de copular com o macho, o mastiga literalmente, triturando-o entre as suas mandíbulas.
No reino dos animais humanos, a essência omnívora do Amor é mais complexa - tirante alguns casos patológicos que a medicina investiga e o cinema já divulgou em filmes sensacionalistas como o "Hannibal Lector" - revelando-se a essência omnívora da relação amorosa na luta pela posse da mente, do ideário, dos hábitos ( inclusivé linguísticos ), dos comportamentos, das posturas corporais, do vestuário, das deslocações no espaço, nas preferências alimentares, e, claro está, nas relações eroticó-sexuais. Etc, etc.

Ao nível político, social, ideológico, cultural "tout court" não deixa dúvida que a essência das relações dominantes - com o Estado Cowboy  e os seus "mírdias" a marcarem o compasso - é o da omnivoracidade. Não se trata é de relações amorosas, apenas, linearmente,  antiquissimamente, trogloditamente, de relações de sobrevivência a curto e médio prazo.

Existem, decerto forças que lutam, que se batem por "amanhãs que cantam", mas que perderam posições que tiveram faz 3 décadas atrás. Contudo, aprenderam com esses revéses e atrás dos tempos tempos vêm...


Resultado de imagem para fotos ou imagens de Pier Paolo Pasolini Resultado de imagem para fotos ou imagens de Pier Paolo Pasolini                                       

Resultado de imagem para fotos ou imagens de pier paolo pasolini   




Saudações confiantes do

Leopardo          

Sem comentários:

Enviar um comentário