Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

A Pequena Osga Gorda

Tenho uns amigos intelectuais que consideram que rebaixo o nível do meu blogue quando escrevo sobre Futebol, blogue de resto tão certeiro e afiado quando discorro sobre política, questões sociais ou Arte.
"Quem disser o contrário lá terá as suas razões" ( Mário de Carvalho dixit mais ou menos assim ), porém, continuo convencido que o Futebolês ( a cultura do Futebol convertida às leis do Enterteinment e dos Cifrões ) é tão merecedora das nossas reflexões como qualquer outro assunto humano. Basta pensar um pouco qual é a personalidade portuguesa mais conhecida, e admirada, em todo o planeta : o Cristiano Ronaldo, pois claro ! Poderei lamentar, mas não é o Camões ( tem direito a um Largo, mas não a não sei quantos aeroportos, nem sequer sei se está em efígie no Panteão ) nem o Don João II, "o Príncipe Perfeito" , nem o Garrett ( a este até retiraram o seu nome à sala de teatro em Lisboa para lá porem o de Dona Maria II ) , nem o Fernando Lopes-Graça. E basta!, fiquemos por aqui, senão nunca mais acabo esta reflexão, tomada pela ira ( que, num Leopardo, é súbita e quase sempre letal ) .

Ora, hoje, tomei conhecimento pelos "mírdias" que a Pequena Osga Gorda é contestada dentro do Spórtem por vozes sportinguistas muito mais sensatas, as quais julgam que a Pequena Osga tem direito a considerações como Presidente do SCP, e a opiniões individuais como sócio do clube em referência, mas, nunca por nunca ser, pode mixordar as duas, e manchar o digno nome do Sporting Clube de Portugal a contrariar posições tomadas pela FIFA, posições da FIFA que jamais, até hoje, foram contestadas por nenhum clube.
Na tirania que tem sido instituída pelo actual Presidente do SCP parecem-me estas considerações críticas particularmente pertinentes - tirante a fantasia de que a Pequena Osga Gorda pode exprimir duas opiniões, dado que se não fosse o Presidente do grande e digno clube que representa, seria tão somente um ignorado zero à esquerda, orquestrador de uma claque de energúmenos, claque que acirra para os maiores dislates, de costas para o relvado.
Saúdo, portanto, estas palavras de discordância dentro do SCP, Clube ao qual o Desporto e a Cultura tanto devem, durante tantas décadas, Clube que sempre cultivou a maioria das actividades desportivas e culturais - como, por exemplo, o xadrez e o ping-pong - quando os outros grandes clubes lusos estavam quase somente concentrados no Futebol, no Ciclismo e pouco mais.

E estes são cumprimentos de um benfiquista - que jamais mudará de Clube quaisquer que sejam as sortes ou os revezes que o meu Clube atravesse, pois não se modificam os afectos infantis - mas um benfiquista que se sente honrado por ter sido visita de casa e admirador do "Senhor Atletismo", Professor Mário Moniz Pereira, génio versátil, criador de grandes atletas e formador de outros grandes treinadores, Moniz Pereira que vi, claramente visto, inventar um Fado, "in loco", e transformar toda a família - mulher, filha, genro, neto - num grupo musical "sui generis".
Não foi o único sportinguista de valor que conheci pessoalmente. Era eu garoto, fui vizinho em Alvalade, na parte elegante da Av. da Igreja, da famosa equipa sportinguista dos "cinco violinos", onde brilhava igualmente o Azevedo guarda-redes ( então dizia-se "keeper", usando a terminologia inglesa, vulgar no "football" ) da Selecção Nacional enquanto jogou, ou o Albano, grande defesa ( "back", em inglês ) , o qual - soube-se depois do 25 de Abril - foi um caso de comunista/PCP.

Logo, portantos, considero mui positivo que dentro do Sporting se levantem vozes sensatas a pedir uma orientação nova e respeitável para o grande Clube.

No restante mundo terráqueo vagabundeia a bandalheira neonazi/nazi do costume: a Administração com a chancela Trampas assenta uma base militar na Coreia do Sul à pala dos mísseis da Coreia do Norte supostamente constituírem uma ameaça para o território ianque ; mísseis nucleares bons só os dos camónes, são divinos, directamente enviados em correio "expresso" do Todo Poderoso ( creio que o Todo Poderoso também é ianque...).
A República Popular da China e a Rússia aconselham "calmex" à Coreia do Norte, lembrando-lhe que uma dúzia de mísseis nucleares cowboys/nipónicos transformarão o território norte-coreano num deserto e a sua população em fantasmas.
O fiel PCP, Partido sempre ao lado de todos os explorados, afirma que Piongyang toma atitudes perigosas para a Paz, mas o grande e principal ofensor da Paz Mundial são os EUA.

Pela ONU, a tristeza habitual. O xuxialista Guitarras sacode a cabeça p'ra cima e p'ra baixo, que xim, é preciso castigar a Coreia do Norte e Suas Excelências Excelentíssimas, profe Martelo e chefe Costa, talqualmente xim, é preciso castigar o prevaricador da Legislação Internacional, que xim, que xim e porque xim !!! 

O BE acordou da letargia relativa em que jazia, começando por considerar que os trabalhadores da AutoEuropa exageravam nas suas pretensões e, agora, que se sentaram à mesa com os Patrões, quem manda, poderão estar na via certa.

Acabei agorinha mesmo de ouvir, na Rádio/Antena 1 , um investigador que trabalha na área da energia desenvolvida pelas "báctérias" - alcunhava-as o investigador de "báctérias" ... - que a sua equipa alcançou resultados importantes, nada ainda que possa substituir a energia nuclear tradicional, mas que talvez já dê para resolver uma guerrazita local e com custos inferiores.

E esta ein?!... Findo por agora com esta "báctéria" ... Óspois, digam lá que o Futebolês não é uma força cultural, xuxial, polítikeira, etecera e tal !... Que xim, que xim e porque xim !!! 



Resultado de imagem para fotos ou imagens da última contestação dentro do Sporting ao Presidente Bruno de Carvalho Resultado de imagem para fotos ou imagens das últimas declarações de Jerónimo de Sousa

Resultado de imagem para ultimas fotos ou imagens dos trabalhadores da AutoEuropa


Saudações confiantes na luta organizada e debatida

do Leopardo     

Sem comentários:

Enviar um comentário