Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Minas e Armadilhas das Autárquicas

O título desta reflexão foi-me sugerido por uma expressão que uma familiar minha usa quando se refere ao que devemos evitar nos restaurantes : os doces e os licores. Elevam sempre substancialmente a conta !
O mesmo ocorre, guardadas as distâncias entre as comparações, no campo da política e nas mesas dos restaurantes. 

Nesta categoria de "doces e licores" entram as "candidaturas independentes" , nestas eleições autárquicas muito em voga, embora não apresentem novidade nenhuma, só as moscas é que mudam... As candidaturas e os candidatos ditos independentes mais não são que o populismo irresponsável à solta, numa mistura explosiva com uma caixa de Pandora, para aldrabar os incautos e os ingénuos.
Para ilustrar o que escrevo talvez seja suficiente fazer uma excursão rápida no currículo oficial do major Valentim Valentão , de seu nome no cartório Valentim dos Santos de Loureiro, nado a 24.Dez.1938 ( portanto, hoje, com 78 Outonos ), em Calde - Distrito de Viseu - na carreira do cujo qual se mesclam numa promiscuidade indestrinçável os fios do militar, do empresário, do político, do dirigente desportivo.
Ingressou na Academia Militar , com um prévio Curso Geral do Comércio feito em Viseu ( e, veremos, o comércio sempre será o eixo da sua controversa vida ) , Academia onde terminou o Curso Superior de Administração Militar, em 1959.
Fez duas Comissões de serviço em Angola, a partir das quais começa a sua longa folha de incriminações em processos por fraude. Em 1965 foi implicado no "Caso das Batatas" ( de onde deriva o seu cognome de Major Batateiro ) , acusado de furtar sacos de batatas ao Exército, para, posteriormente os vender de novo à tropa. Em consequência deste "Caso", nunca inteiramente deslindado, foi afastado da vida militar entre 1967 e 1980, sendo reintegrado em 1980 na situação de Reserva com a patente de Major.
A sua carreira  de "proezas" comerciais e "públicas virtudes" apenas se iniciava. Entre 1982 e 1999 foi Cônsul da Guiné-Bissau ... no Porto. Entre 1978 e 1997 foi Presidente da Direcção do Boavista Futebol Clube , onde hoje é Sócio de Mérito, após ter legado o cargo da presidência ao seu filho, João Loureiro (advogado, dirigente desportivo, antigo vocalista de uma banda de pop-rock) .
O major Valentim Valentão , apesar de militante do psd desde 1974, apoiou Mário Soares nas suas candidaturas a PR (1986 e 1991) e foi agraciado por ele ( Comendador da Ordem de Mérito ) e por Escavaco Silva ( Medalha de Mérito Desportivo ). De onde o major Valentim Valentão tem dado provas de uma notável habilidade para singrar em águas turvas como demonstrou de novo depois do seu envolvimento no processo judicial "Apito Dourado" , no qual foi condenado a 4 anos de pena suspensa.
Nos entretantos, com o psd a retirar-lhe o seu apoio e a renovar-lhe o mandato, Valentim Valentão , em 2005, aparece com a "lista independente" "Gondomar no Coração" e, em 2017, candidato a Presidente da Câmara de Gondomar sob a bandeira "Valentim Loureiro Coração de Ouro" ( vá lá não ser "Coração de Leão", mas deve ter tido medo do sr. BrunodeCarvalho...).

Eu ouvi o debate na Rádio das diferentes forças concorrentes à Câmara de Gondomar (o que eu sofro para Vos esclarecer!...) e o Major Balentim Balentão é pranho de "virtudes": interrompe constantemente o moderador e os outros concorrentes aos gritos; martela incessantemente os mesmos bordões propagandísticos; ameaça repetidamente retirar-se do debate se não lhe for concedida a palavra de imediato ( é, copia descaradamente um célebre ex-bastonário da Ordem dos Advogados ) ; mimoseia-nos com "pérolas" deste quilate : " os gondomarenses adoram cá o Valentim, abordam-me na rua para me abraçar, pedir conselhos, e haja alguém que diga que eu me neguei a falar com eles ... mesmo sem audiência marcada ... mesmo na rua !...
É, o Major Valentim Valentão é um "must" ... da Quartiér !

As candidaturas "independentes" podiam ainda ser exemplificadas com os casos espantosos do sr. Carlos Cruz , "o Senhor Televisão" , preso, considerado culpado de pedofilia, ou do sr. Isaltino de Morais, preso, considerado culpado de negócios fraudulentos de monta. Porém, o exemplo arquétipo de Valentim Valentão bastará para... enojar. E contudo, e contudo, o mais espantástico  deste lamaçal imenso, é que todos estes figurantes, que nem seres humanos verdadeiros chegam a ser, é que eles e a sua podridão continuam a ter admiradores, esperançados saberá a Santa da Ladeira em quê.

A questão das candidaturas "independentes" pode ainda ser analisada de um outro ângulo. Admitimos que existem pessoas sinceramente convictas que todos os Partidos se equivalem e são igualmente corruptos - embora, esteja muito longe de ser o meu caso que, julgo, o ideário e a actividade do PCP e da CDU  ( antes APU ) não podem de modo nenhum ser igualadas à dos outros Partidos - admitamos que essas pessoas imaginem que só uma nova força política, saída do nada, possa representar um futuro digno e justo.
Admitamos ainda que essas forças autárquicas ganhem aqui ou ali. A pergunta que lhes colocamos é : e, depois de vencerem, como é que vão gerir as autarquias ? Não se imagina outro meio senão negociando com as forças políticas existentes, as tais que "os independentes" consideram corruptos e oportunistas ...

Mais ainda para acrescentar ao caldo autárquico e ao abrir de via às ideias "independentistas" : o papel desempenhado pelos "mirdías" . Os "mírdias", dia a dia, veiculam sub-liminarmente a ideia cara ao Grande Capital de que toda a actividade política é suja e que só personalidades emergentes do exterior - da "vida civil", o que quer que isso signifique... - lhe poderão trazer alguma dignidade.
Não fica mal aqui lembrar que os antigos gregos - "os ellenos" - se consideravam superiores aos outros Povos - "os bárbaros" - justamente porque debatiam democraticamente os seus diferendos na praça pública - a "Ágora" - e não os resolviam através da Guerra, única alternativa à negociação verbal. Já agora não fará igualmente mal recordar que baseavam a sua superioridade no uso de uma língua superior, construída de acordo com a Razão e não num "Açordês" qualquer.

Na atmosfera "merdiática" na qual se vão desenrolar as próximas eleições autárquicas é impossível deixar de referir o papel híper-valorizado atribuído às sondagens da  Universidade Católica . As sondagens da Universidade Católica , eleição atrás de eleição, têm sistematicamente falhado as suas previsões, desculpando-se depois com as elevadas e imprevisíveis taxas de abstenção. Falhanços católicos que ferem particularmente os resultados da CDU.

A missa eleitoral autárquica ainda não foi toda rezada. Os canais televisivos são ainda peritos em varrer dos seus écran's a presença da CDU ou o que é dito verbalmente ser contraditado pelos gráficos mostrados.

E, agora sim, a missa "dicta est". A confiança repouse convosco !


Resultado de imagem para fotos ou imagens do major Valentim Loureiro

Resultado de imagem para fotos ou imagens de Isaltino de Morais Resultado de imagem para fotos ou imagens da Universidade Católica Resultado de imagem para fotos ou imagens de carlos cruz

Saudações fraternas e atentas do

Leopardo
          

Sem comentários:

Enviar um comentário