Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

terça-feira, 20 de junho de 2017

Renascer das Cinzas

Os noticiários vão dando conta que nos incêndios de Pedrógão Grande o número de pessoas mortas já aumentou para 64 e os feridos em situações precárias de saúde são outros tantos. Caso não saibam, Pedrógão Grande fica arrimada ao caudaloso Rio Zêzere mais os seus afluentes e a uma enorme barragem .
Mais de 1000 Bombeiros Sapadores e Voluntários têm trabalhado exaustivamente - aliás, um deles faleceu no combate às chamas - com o apoio de 6 aviões cisternas Canadair's. De há um dia para cá juntou-se no combate aos incêndios o apoio de 100 bombeiros espanhóis (os quais, ninguém percebe porquê, depois foram impedidos de apoiar...) .

Sua Excelência Excelentíssima, após ter assegurado que "se tinha feito tudo o que era possível fazer", rematou num recorte lírico de "Bel Canto" que "agora é preciso renascer das cinzas".
Já numa edição anterior deste blogue desmentimos Sua Excelência: não se fez o que era possível e devia fazer-se e só "se renascerá das cinzas" se o que há anos foi preconizado, não rejeitado e nunca mais é votado, na Assembleia da República pelo PCP, pela CDU, pelos Verdes for implementado.
A Ópera lírica tanto produz dramas patrióticos como óperas "buffas" ou satíricas.
Sua Excelência, o profe Martelo sabe tão bem quanto eu que não descartamos a calamidade dos incêndios com três dias de feriado nacional, um laço negro nos "mailing's" e uma homenagens aos Bombeiros (tão miseravelmente pagos e desprovidos de meios !...).
É, aliás, estranhamente curioso que a Polícia Judiciária - cujos dotes de investigação são internacionalmente reconhecidos - se tenha apressado a garantir, desde as primeiras horas, que os incêndios em Pedrógão Grande não tinham origem criminosa!... 

Contudo, abriu uma nova frente de fogo em Góis, que já ocupa mais de um milhar de Bombeiros. E, é claro que em Góis, como em Pedrógão, as pessoas lá residentes se recusam a abandonar as suas casas, dizem que estão habituadas, desta vez é como das outras, o fogo acaba por se extinguir e as suas casas por ficar . 
Eu compreendo-as, não são casas, amontoados de pedras ligadas por argamassa, são Lares, são pequenas hortas, Sonhos de uma Vida que alimentaram filhos, filhas, noras, genros, netos !... Nada disto, Tudo isto, não é abandonável !!!

E o Verão está apenas no início ! E as Grandes Empresas do negócio do eucalipto para pasta de papel  , íntimas das Grandes Empresas suecas do Ramo não param de pressionar o Governo Português para que os aviões-cisterna de ataque ao fogo continue a pertencer a empresas privadas !...
Mais transparente do que isto não pode haver : ovos de serpente, raiados de sangue, de Bancos Privados !

Na maré de demagogia, populismo, palermices sem freio, aquele senhorito lá do Porto, um tal Rui Moreira,  que uma manhã acordou despartirizado, isento e equidistante dos interesses da empresa familiar Selminhos, alimenta uma chicana para a Agência do Medicamento ir para o Porto, argumentando, numa retórica retorcida, com a "sua" concepção de "descentralização".
Quer lá a criatura Moreira saber se a dita Agência ( que arrasta consigo verbas vultuosas...) vem ou não para Portugal... Nos entretantos, a criatura faz figura, metamorfoseia-se numa crisálida de Causas !... Espantástico ! 


Resultado de imagem para fotos ou imagens do rio Zêzere Resultado de imagem para fotos ou imagens do rio zêzere



Arrebatado por uma calorina diabólica,

porém, sempre confiante,

o Leopardo

1 comentário: