Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Florestas de Ardis

Os fogos que se iniciaram este Verão em Pedrógão Grande - zona de Portugal que conheço relativamente bem por lá ter passado um mês - têm sido férteis em produzir noticiários desatinados e contraditórios.
Foi dito que 100 bombeiros espanhóis que se voluntarizaram para ajudar no combate às chamas tinham sido impedidos de o fazer, travados na fronteira; dito igualmente que um avião-cisterna Canadair tinha caído. Óspois, apurou-se que eram tudo sobressaltos individuais do Facebook, que os bombeiros espanhóis tinham entrado e ajudado e o Canadair não tinha desabado.
A serpenteante Judite de Souzelas, sempre ávida de protagonismos, fez-se filmar junto a um cadáver humano, o que provocou uma onda de indignados facebookianos a exigirem o seu afastamento da reportagem.

De substantivo, de substantivo, apenas as declarações do Presidente da Liga dos Bombeiros a afirmar, seguro, que tem a funda convicção, baseada em numerosos indícios explícitos, que "houve mão criminosa no incêndio de Pedrógão Grande. A Polícia Judiciária, perita em matérias de criminalidades, e que asseverara precisamente o oposto desde a primeira hora, convocou de imediato o Presidente da Liga dos Bombeiros para este fornecer os dados que tem em sua posse.

Eu, tosco Leopardo de outras eras glaciares, aguardo impaciente este confronto de especialistas que me merecem respeito.

A Assembleia da República homenageou hoje os Bombeiros, heróis da Nação.

Em primeiro lugar, botou fala o deputado André Silva, representando o PAN, Partido que "fala" em nome dos Animais não-humanos. Que a contabilidade dos mortos humanos já atinge 64 pessoas, que estes incêndios são o resultado de um sistema estruturalmente errado, com responsabilidades de uma monocultura florestal (referia-se elipticamente ao eucalipto), calamidade que atinge seres humanos e não-humanos. Digamos que o jovem deputado esteve acima das tolices usuais do PAN...

A seguir usou a palavra Heloísia Apolónia pelos Verdes que lembrou os mais de 150 feridos e que, em Góis, os feridos já ultrapassam a centena. Salientou ainda Gonçalo Conceição, o jovem bombeiro que morreu no combate às chamas.

Jerónimo de Sousa, secretário-geral do Partido Comunista Português, homenageou todos os que têm ajudado a combater "uma catástrofe de consequências inéditas no nosso País". Mas é preciso averiguar até ao fim quais as Causas ! Não para retaliar e dividir, mas para prevenir o Futuro. As medidas para ultrapassar estas calamidades sistemáticas já foram identificadas (não reivindicou sequer para o seu Partido o mérito de o ter realizado em primeiro lugar), porém nunca saíram do papel. 

Assunção Cristas, presidente do CDS/PP (perante o eclipse temporário do manholas Paulinho dos bonés e dos submarinos), mui beatamente assumida, desfiou o rosário "do tempo de recolhimento da sociedade política", de "deixar falar a 'sociedade civil", "de homenagear os Bombeiros, heróis nacionais" (ela, precisamente, que propôs na AR a redução dos seus efectivos !...)

Catarina Martin, carinha laroca órfã do líder carismático Louçã - que ora é o BE ora não é, ele tem dias como é característico dos "craques" - dissertou o seu quê "sobre as condições do Ecosistema, a exigência da reestruturação territorial, o cuidado com os Animais" e elogiou com abundância os Bombeiros.

Carlos César, presidente do PS assegurou que "não podíamos duvidar acerca da determinação do PS " ( vá-se lá saber acerca de quê ... ) .

José Matos Correia, vice-presidente do PSD na AR, disse não sei o quê, ou seja, o melhor que podia ter feito em abono do seu desnorteado Partido.

Ferro Rodrigues, Presidente da AR, leu em voz ferruginosa o Voto de Pesar da AR , orquestrou o minuto de silêncio, garantiu que as freguesias atingidas pelas calamidades naturais "vão renascer das cinzas".

O representante do Estado de Cabo Verde, presente na cerimónia, foi suficientemente aplaudido.

No Futebol, a Selecção Nacional, capitaneada pelo sério e circunspecto Fernando Santos, venceu a Rússia com um golo do super-Cristiano - "hoje não há jogos fáceis, mas estamos bem e na rota dos nossos objectivos" etc, etc...
O mínimo que se pode acrescentar é que os nossos bombeiros da bola cumpriram, e aqui, pelo menos, não houve vítimas.

Ao pé destas glórias, que importa que a Administação Trampas reivindique a Ilha Terceira, território nacional há séculos, argumentando com o "usocapião"!...
Para os menos entendidos na terminologia jurídica, "usocapião" deriva do latim e significa "adquirir pelo uso". Ainda por outro paleio, "usocapião é o direito que um cidadão adquire em relação à posse de um bem móvel ou imóvel em decorrência do uso deste por um determinado tempo".

Estou a congeminar cá para com as minhas pintas de Leopardo que se "os States" aplicassem o tal do "usocapião" ao seu próprio território, este passaria imediatamente para as tribos nativas designadas habitualmente por "peles vermelhas", ou para os negros, ou para os hispânicos em maioria nos Estados federados do Sul... Enfim, manda quem pode... enquanto pode !...


Resultado de imagem para fotos ou imagens do Presidente da Liga dos Bombeiros  Resultado de imagem para fotos ou imagens de Judite de Sousa   

                                   Resultado de imagem para fotos ou imagens da Selecção Nacional de Futebol




Saudações confiantes na luta colectiva, organizada e debatida

Leopardo        

Sem comentários:

Enviar um comentário