Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

domingo, 18 de junho de 2017

Fogos & Fogos

Quim Barreiros músico da cultura rasca do rectângulo nacional e ilhas, que produz as suas obras na retrete (segundo as palavras do próprio; e que uma parte do País aguarda ansioso que a retrete engula de vez para o substrato íntimo o original criador...), arrincou das fuliginosas meninges que " Marcelo veio copiar-me, ando há 40 a tirar selfies" (in "Jornal de Notícias" de 18.06.2017).
Por uma vez excepcional sou obrigado a concordar com o nauseabundo cultor do rasca, pois não é possível afirmar apenas, como o proferiu compunjidamente, Sua Excelentíssima Excelência  "que se fez o máximo que se podia ter feito".
Pouco importa que Quim B represente o patamar mais baixo da incultura caseira - embora, seja bom recordar que há 10 anos atrás, os estudantes universitários consideravam "estiloso" dançar as suas festas ao som e versalhadas do Quim B - , na realidade no terrível incêndio que devasta o arvoredo e matas de Pedrógão Grande - terras onde lagos, rios, ribeiros, riachos rechinam por todos os socalcos - é manifestamente contrário à verdade asseverar "que se fez o máximo que se podia ter feito" .
O Partido Comunista Português , há vários anos patrásmente, apresentou na Assembleia da República um conjunto de medidas que deviam ser tomadas - como o desmatamento regular das zonas de floresta, o aumento do número de guardas florestais e de postos de observação, o Estado devia ter o seu "staff " próprio de aviões cisternas ( e não tê-lo desmantelado e entregue aos privados) -, alterar a legislação que penaliza os casos de fogo posto, etc, etc.
O documento do PCP não foi rejeitado, foi votado, mas nunca foi implementado.
Portanto, não chega agora decretar uns dias de luto nacional, observar um minuto simbólico antes dos jogos de futebol, louvar o trabalho arriscado e abnegado dos Bombeiros Voluntários e Sapadores (sempre com insuficiência de meios...)apelar à caridade dos mesmos de sempre, a Arraia Miúda. É pura hipocrisia política ainda que seja encabeçada por Sua Excelência Excelentíssima  mai'lo Chefe Costa !!!

Na onda geral dos fogos a nível internacional e de repercussões políticas, sociais, bélicas, ideológicas, os "mírdias" vão-nos deixando saber que o multimilionário Soros financia o Estado Sionista de Israel, o qual, paulatinamente, com as super-armas nucleares dos States, vão reduzindo a zeros a população e o Estado Palestino.

No clima geral dos fogos, de importância e dimensões muito menores, o Sporting Clube de Braga crítica o Sporting Clube de Portugal por "atitude provocatória e intimidatória" que levou a violência e interrupção do jogo.

Para que não me acusem de ser o anão zangado dos desenhos animados da Branca de Neve, e terminar esta edição do blogue com umas notas positivas, saliento o excelente trabalho pedagógico a favor da Música Portuguesa, levado a caso semanalmente pelo "Palco da Rádio" sob a responsabilidade de Armando Carvalhêda e Sofia Carvalhêda. Esta semana deram destaque a um novo DVD de Pedro Mestre, "Campaniça do Despique" . Pedro Mestre que é um músico, investigador, compositor, até hoje muito dedicado ao Cante Alentejano. Este DVD assume ainda a originalidade de ser orquestrada pelo baterista, músicos geralmente considerados de terceira linha, até pela sua disposição na orquestra. 

"And last but not the least", aconselho-os vivamente a ler pelo menos as primeiras 27 páginas - 1º e 2º capítulos - da obra de ficção de Richard Zimler, intitulada em português "Meia-Noite ou O Princípio Do Mundo" (edições da Porto Editora de 2003 e 2017, pp.575).
Numa postura ficcional que abraça a História, a prosa lírica, a desmontagem de classes, a luta de classes, as posturas ideológicas e políticas, bastam 27 páginas para Zimler - de dupla nacionalidade norte-americana e portuguesa, e clara ascendência judaica  - a viver habitualmente na cidade do Porto numa relação assumida com Alexandre Quintanilha , investigador na área da Física, relação que evoluiu para casamento - casal que tem também uma paixão ancorada na Vila raiana de Caminha, enseada natural de granitos milenários que separam o Minho da Galiza, bastam 27 páginas para perceberem, com todos os poros da epiderme, que estão perante um dos grandes escritores do planeta Terra e ficarem grudados para se deliciarem com os restantes capítulos.
Uma única reticência, uma obra tão significativa como a que esbocei em traços sucintos deve ser traduzida na língua portuguesa anterior à caricatura designada por AO/90 da responsabilidade do sr. Malaca Casteleiro , des-Acordo usualmente tratado por Açordês, AO/90 rejeitado por centenas e centenas de escritores, letristas, guionistas, tradutores, músicos, artistas plásticos dos dois lados do Atlântico, pela Associação Portuguesa de Escritores, pela Associação Portuguesa de Autores. O AO/90 terá o destino merecido: o caixote do lixo poluente !
   
Se Zimler e Quintanilha manifestarem alguma curiosidade por estas linhas de um escritor clandestino, poderei alinhavar-lhes algumas notas sobre o restaurante grávido de livros onde costumam comer em Caminha e sobre a casa que fica defronte desse restaurante de ar intelectual e grave.  



Resultado de imagem para fotos ou imagens do incêndio em Pedrógão Grande Resultado de imagem para fotos ou imagens do músico e compositor Pedro Mestre    


                                                Resultado de imagem para fotos ou imagens de Richard Zimler


Saudações confiantes na luta colectiva, debatida

do Leopardo          

Sem comentários:

Enviar um comentário