Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

sexta-feira, 16 de junho de 2017

A Odisseia de Cousteau e o regresso a Calypso

                                                           "A vida vai torta
                                                            Jamais se endireita
                                                            O azar persegue
                                                            Esconde-se à espreita
                                                            Nunca dei um passo
                                                           Que fosse o correcto
                                                           Eu nunca fiz nada
                                                           Que batesse certo
                                                           ............................
                                                          Quero-te tanto
                                                          Quero-te tanto
                                                          ...
                                                          Quero-te tanto
                                                          Quero-te tanto"       ( Xutos & Pontapés )

    

A Administração Trumpas retrocede  nas declarações de abertura ao Regime Socialista Cubano. As propaladas "aberturas" anunciadas por Obama não passavam de palavras ardilosas. A Administração Trampas cerra a entrada nos EUA a pais sem documentos legais de cidadãos norte-americanos.
A Administração Trumpas continua a atacar a Venezuela democrática de Maduro e a armar, instruir e financiar os contra-revolucionários venezuelanos .
A Administração Trumpas prossegue na invenção diária de mentiras sobre a Coreia do Norte.

O Sinn Fein acusa Teresa May de quebrar o Acordo de Paz assinado para a Irlanda do Norte.

Entretanto, a nível do rectângulo nacional, Rui Moreira, metamorfoseado recentemente em político apartidário, alimenta "ogni giorni" uma chicana, reclamando - a pretexto de descentralização - a Agência Europeia do Medicamento para a cidade do Porto.
Enquanto elocubra sobre as vantagens da "descentralização" por ele congeminadas, Rui Moreira assobia para o lado e finge ignorar que a empresa Selminho é uma empresa da família de Rui Moreira, a cuja qual pretende construir um empreendimento - Calçada da Arrábida - que ocupa uma área equivalente a 3 estádios de futebol, área que pertence ao domínio Municipal da cidade do Porto. ( sic! ). Enfim, negócios privados divorciados de públicos interesses é com o Rui !... 

Para compor o ramalhete da "vida que vai torta" e nos embalar a todos no "futebolês" é nos dado a saber que as selecções nacionais de seniores e juniores jogarão de 4 em 4 dias.Um fartar  vilanagem de chutos na trapeira !... Apimentadas pelas eternas controvérsias sobre quem foge mais ao fisco, quem tem mais intimidades com a Federação Portuguesa de Futebol ou o Conselho Superior dos Árbitros...

Abrindo um postigo neste futuro próximo negro, os cinemas têm em cartaz um filme intitulado "Odisseia" , o qual elabora uma síntese da vida do célebre oficial da Marinha Francesa, Jacques-Yves Cousteau.

Em minha opinião não se trata de um "capolavoro", mas é sem dúvida uma película de registo muito acima da média, que fugindo a ser uma hagiografia sobre Cousteau - muito pelo contrário, mostra-nos o seu narcisismo, as suas infidelidades conjugais, o seu "voyeurismo" sexual, a sua nulidade como pai, as suas debilidades como motor de um sonho - vai mostrando como o espantoso documentarista, cineasta, oceanógrafo, que sonhou desbravar o fundo dos Oceanos, dá-los a conhecer ao público - numa altura em que se falava  em cosmonautas e em aterrar na Lua - , construiu estações habitadas pelo homem nos fundos submarinos, substituiu os pesados escafandros por fatos e sistemas de respiração debaixo de água mais leves e flexíveis, câmaras de filmar melhores e mais fáceis de manejar e explorou os fundões submarinos do Mediterrâneo ao Círculo Polar Ártico ao Círculo Polar Antártico - perigosíssimo pelo desabamento súbito de enormes iceberges, pelos ventos selvagens, pelas perturbantes auroras boreais - projectos em parte financiados pela mulher com a qual esteve casado quase toda a sua vida, e apoiado e influenciado pelos seus filhos, projectos que evoluíram para uma defesa do ecosistema, a qual estava bem longe do seu pensamento no início.

É também um filme interessante pelas questões que põe em jogo no que concerne às relações entre a realidade vivida e a realidade tal como ela é relatada pelo Cinema e pela Arte em Geral.
O navio de Jacques-Yves Cousteau chamava-se Calypso, palavra derivada na mitologia grega de "esconder", ocultar" (segundo Hesíodo, seria filha do Oceano e de Tétis; segundo Homero, seria filha do Atlas e de uma deusa). Calypso vivia na Ilha de Ogígia (hodiernamente talvez situada na península de Ceuta) ilha onde Calypso tentou, em vão, seduzir e reter  Ulisses, impedindo-o de retornar a Ítaca , a Penépole e a Telémaco ( ou seja, à Pátria, ao Lar, à Descendência ).
Por outras expressões, problemas que enfrentamos hoje igualmente !




Resultado de imagem para fotos ou imagens do filme "Odisseia" sobre Jacques-Yves CousteauResultado de imagem para fotos ou imagens do filme "Odisseia" sobre Jacques-Yves Cousteau



Saudações sempre confiantes na luta colectiva

do leopardo
       

Sem comentários:

Enviar um comentário