Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

terça-feira, 28 de março de 2017

Sónia B no Aquário

Sim, fui ver o filme "Aquarius" com a Sónia Braga no principal personagem. Eu poderia arrumar, curto e grosso, este comentário teclando: é a Sónia B encerrada, às voltas, no aquário do seu narcisismo.
Contudo, a memória do extraordinário "Gabriela, Cravo e Canela" (exibido como folhetim na RTP em 1975) merece um pouco mais de respeito.

"Aquarius" é uma película da diva Sónia B,  à qual nem sequer pode ser aposta a desculpa de que a realização não é dela, porque o realizador declarou numa entrevista que a diva interferiu em cada fotograma e na sua montagem.
Escrevi em cima que a Sónia é o principal personagem, mas deveria ter redigido que é quase o único personagem, pois em cada 10 fotogramas, ela está presente em 9 ! Temos a desdita de observar a Sónia B a enrolar e desenrolar o cabelo, a maquilhar-se, a tomar banho, a dormitar, a exibir uma das mamas até à exaustão (será que, obsequiosos e subservientes, nunca ninguém lhe fez o favor de explicar que ela já não é o "sex simbol" de há 42 anos atrás?).

É uma obra recheada de boas intenções e de uma miscelânea de confusões: pretende denunciar como as grandes empresas do imobiliário esmagam os pequenos proprietários de um apartamento (mesmo que ele pertença à média alta burguesia e seja uma notável nos meios de comunicação) e acrescenta-lhe umas pitadas de feminismo e de "liberação" da mulher, que Sónia B confunde com o machismo típico de muitos homens ( a capacidade económica de comprar sexo a um prostituto masculino ou comentar os homens em torno como se fossem peças de carne dependuradas no talho ).
Na luta entre a notável dos meios de comunicação social - a televisão brasileira - e o Grande Capital Imobiliário, Sónia B encena-se como o São Galaaz a combater o Dragão: sozinha, queixo erguido virado para a direita, dedo indicador esticado, impositivo, ameaçador. Termina o filme à modernaça com um final aberto (à nossa imaginação, aos nossos desejos, aos nossos preconceitos).
Eu encerro este comentário teclando que a memória da "Gabriela, Cravo e Canela" merecia bem melhor.

O BE, isto é, as forças de Bloqueio à Esquerda, vieram nestes últimos dias vangloriar-se de que vão retirar a maioria ao PCP no concelho de Almada com a candidatura de Mariana Mortágua (parece de facto o primeiro imperativo que se apresenta a uma força que se diz de Esquerda subtrair força a um Partido de Esquerda, e não atacar a Direita...). É igualmente curioso que o BE distribua as missões mais caricatas à carinha laroca Mortágua... Devem considerar que a rapariga tem jeito para entremezes.
Depois de andarem a lutar pela legalização das "trabalhadoras do sexo", ou seja pelo comércio legal da prostituição e dos proxenetas, nada assentava melhor ao Bloqueio à Esquerda. É que os enormes "out-doors" que prantam por todo o País custam muito guito. Os favores dos "mírdia" também não são à borla. Com alguma coisa é preciso pagá-los... que se queimem os princípios...
No final desta edição, responder-lhes-ei com versos do gigantesco Neruda.

Para que esta edição do blogue não termine em desgraça, deixo aqui a notícia de que Ivan Lins vem cantar a Lisboa no dia 18 de Maio.2017. Cantará em conjunto com Paulo de Carvalho (sim, o que cantando, deu o sinal para a libertação do 25 de Abril). Confesso que não tenho presente a obra musical de Ivan Lins, todavia tenho fortemente a favor dele que faz parte das primeiras 750 personalidades de primeiro plano que, no Brasil, recusaram o Açordês/90, assinado pelo lado português pelo sr. Malaca Cauteleiro ou Malaca-Castel-Queijo ou outra infrascendência semelhante.

E nestes tempos de trampas  e de re-leitura da História, vamos então às pérolas do gigantesco Neruda:
- sobre a prostituição: "Uma vez, na Bahia, as mulheres/do bairro dolorido,/do antigo mercado de escravos/(onde hoje a nova escravidão, a fome,/os trapos, a condição dolente,/vivem como dantes na mesma terra),/ofereceram-me flores e uma carta,/ algumas palavras ternas e flores./Não posso afastar a minha voz de quanto sofre."

"Da prosperidade nasceu o bordel,/que acompanhou o estandarte/das notas amontoadas:/sentina respeitada/do capital, porão do navio/do meu tempo./Houve bordéis/mecanizados nos cabelos/ de Buenos Aires, carne fresca/ exportada pelo infortúnio/ das cidades e dos campos/distantes, onde o dinheiro/espiou os passos do cântaro/ e aprisionou a trepadeira./Lenocinios rurais nas noites,/de inverno, com os cavalos/ à porta das aldeias/ e as raparigas aturdidas/que caíram de venda em venda/nas mãos dos magnates."

- ao Brasil e a Luís Carlos Prestes: "Por isso vejo Prestes caminhando/para a liberdade, para as portas/ que em ti, Brasil, parecem fechadas,/cravadas na dor, impenetráveis./Vejo Prestes, a sua coluna vencendo/a fome, atravessando a selva,/em direcção à Bolívia, perseguida/pelo tirano de olhos pálidos./Quando volta à sua terra e toca/o seu campanário combatente,/encarceram-no e entregam/a sua companheira ao pardo verdugo/da Alemanha."

- "Durante onze anos o seu nome foi silenciado./Mas viveu como uma árvore/no meio de todo o seu povo,/venerado e esperado./Até que a Liberdade/foi buscá-lo à prisão/e saiu de novo para a luz,/amado, vitorioso e cheio de bondade,/despojado de todo o ódio/que lançaram sobre a sua cabeça."

- à União Soviética e a Stalin: "Em três aposentos do velho Kremlin/vive um homem chamado José Stalin./Tarde se apaga a luz do seu quarto./O mundo e a sua pátria não lhe dão descanso./outros heróis deram à luz uma pátria,/ele ajudou também a conceber a sua,/a edificá-la,/a defendê-la./A sua imensa pátria é, pois, parte de si mesmo/e não pode descansar, porque ela não descansa."

Como mui bem percebem, o meu desejo era vazar-lhes nos toutiços o "Canto Geral", mas a mais elementar sensibilidade me sussurra que devagar se chega longe...
Bamos então aos bonecos. 


Resultado de imagem para Fotos ou imagens do filme "Aquarius" com Sónia Braga      Resultado de imagem para fotos ou imagens de Mariana Mortágua, candidata à Câmara de Almada


                                      Resultado de imagem para fotos ou imagens de Ivan Lins





Saudações confiantes na luta colectiva, organizada, debatida

o Leopardo
 


Sem comentários:

Enviar um comentário