Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

segunda-feira, 27 de março de 2017

Neruda ou o Anti-Neruda ?

É claro que os meus ilustríssimos (e pacientes) leitores já descobriram que fui ver a película "Neruda", realizada por Pablo Larrain e interpretada por actores como Luis Gnecco, Gael Garcia Bernal, Mercedes Móran, e rodada com o apoio do Chile, da Argentina, da França , dos EUA.


Os críticos encartados da cinefilia embandeiram em arco, pátáti-pátátá pardais ao ninho, que o Larrain ultrapassa, pela esquerda e pela direita, o galês/britânico Peter Greenaway, que os actores e actriz etc e tal. 
Cá o Leopardo das eras pré-glaciares dos Hermínios , no que respeita aos actores e actriz, está de acordo. Excelentes interpretações. No que concerne ao realizador Larrain , estou entre o perplexo e o pronto a desferir-lhe umas patadas com garras.
Atão não é que o fedelho nos apresenta o Pablo Neruda (L.Gnecco) como um divo mimado, gordalhufo, frequentemente bêbado e anichado nos braços da amante (M.Móran), ou de umas rameiras decadentes, a vazar espumante e o primeiro verso, sempre o mesmo, de um conhecido, belo e longo poema - "Posso escrever os versos mais tristes esta noite"?!...
Saí do cinema numa confusão tal, entre a perplexidade e a indignação, que a meio da noite me levantei da cama, procurei o meu "Canto Geral" (edição da "Campo das Letras",1998; com apresentação, tradução, glossário e notas de Albano Martins) , enfronhei-me nele e nas pouco fiáveis wikipédias (mas quem não tem perdigueiro, caça com gato) até ao luzir da alba. Voltei para a cama mais tranquilo.

Lá que o Neruda era gordo foi um facto incontornável. Que beberia sem contar os copos não vale a pena discutir. Que amou demasiado as mulheres ou demasiadas mulheres é das crónicas. Que seria excessivo nas suas explosões de afecto e desafecto não custa acreditar.

Mas reduzir a vida do enorme poeta Pablo Neruda a um duelo semi-imaginário entre ele e um polícia, símbolo metafórico da violentíssima polícia do general Videla, polícia-cão-de-fila (irmão  romanesco do inspector Javert que persegue incansavelmente Jean Valjean, fugido das galés por ter roubado um pão para alimentar a família, ambos imortalizados por Victor Hugo nos "Miseráveis" , obra escrita cem anos antes) que é o seu duplo na alma, do outro lado da frágil linha divisória entre o Bem e o Mal, é excessivo, mesmo concedendo uma enorme faixa de boas intenções para estes espíritos greenaway. Contudo, de boas intenções está o inferno terrestre cheio.

Diz-nos Albano Martins que o projecto da obra "Canto Geral", iniciado em 1938, como "um Canto geral do Chile" viria a transformar-se num "canto geral da América".
Amigos, como é possível reduzir o autor de uma obra onde a maioria dos habitantes deserdados da América Latina ( o seu grosso, afora os pata-ao-léu dos outros continentes) se reconhece e interpreta como a sua voz, a um duelo narcisista, encenado e interpretado por Neruda? Como é possível reduzir o autor de uma obra imensa (o "Canto Geral" ocupa 588 páginas, fora o glossário e notas, e é apenas uma das obras numa galáxia de poemas muito mais vasta), escrita sensivelmente entre 1921 e 1973 - foi Nobel da Literatura em 1971 - a um duelo narcísico (por mais greenaway que se seja)?!...
Neruda que escreve a sua galáxia de poemas, em condições de rigorosa clandestinidade, mudando de casa-esconderijo para casa-esconderijo, por vezes três tocas de refúgio no mesmo dia. E não viveu na era dos telélés nem dos computadores, internets, wikipédias, "and so on".

Amigos, Pablo Neruda (amigo pessoal de Federico Garcia Lorca, Rafael AlbertiPicasso e tantíssimos vultos notáveis do século XX) foi uma lenda viva das forças de Esquerda, dos militantes Comunistas do século XX ! !! (independentemente do valor artístico que se atribua à sua obra). Neruda que dedicou estrofes a Simão Bolivar, a Carlos Prestes, a Staline. 
Abdicou da sua intenção de se candidatar à presidência do Chile (tal o seu prestígio) depois da deposição de Videla , após ter conhecido pessoalmente o socialista verdadeiro Salvador Allende, massacrado no palácio presidencial de La Moneda, por Augusto Pinochet  , recém-chefe das Forças Armadas, que foi apoiado por força aérea estrangeira, ainda não claramente identificada, Pinochet que tinha jurado fidelidade a Allende, semanas antes...

Talvez , uma boa síntese do sentido da obra Neruda possa ser encontrada no filme "Il Postino", com a acção transposta para Itália, na qual um carteiro ("il postino"), após Neruda lhe ter explicado o que era uma metáfora - a fim de o carteiro poder namorar uma rapariga do seu gosto - , explicar ao poeta que, afinal, a Poesia é tão somente o Oceano onde se encontram aqueles que se amam.

Talvez, por essa mesma razão, a casa de Neruda em Santiago do Chile, apelidada de "La Chascona" foi assaltada e saqueada pelos sicários de Pinochet. Hoje, restaurada, é museu nacional e pode ser visitada facilmente.
Augusto Pinochet, posteriormente promovido a general e marechal, "always helped by dear friends britain and cowboys" , foi deposto pela luta popular e por plebiscito, após uma longuérrima e desapiedada ditadura militar com milhares de assassínios e crimes no dorso, sendo acolhido e enterrado em Londres com honras de chefe de Estado. Só crimes maiores são-lhe assacados 330, entre eles o de Neruda, que terá mandado assassinar com uma injecção letal. A versão oficial, na época, é a de que tinha morrido de um cancro na próstata, mas um assistente e motorista do poeta insiste no assassínio pela injecção. O corpo foi exumado, têm sido empregues as técnicas mais recentes de análise  e o caso continua em julgamento nos tribunais internacionais...

Talvez, Pablo Larrain não seja tanto para jogar fora, se lhe dedico tanto espaço. O esforço para combater o seu desentendimento, ou o meu desentendimento do entendimento dele, significará decerto um certo respeito. Senão bastava dizer-lhe "oh filho, chega p'ra lá, vai vender carapau podre pá tua rua". 


Resultado de imagem para informações e imagens sobre Pablo Neruda Resultado de imagem para fotos ou imagens de Augusto Pinochet Resultado de imagem para fotos ou imagens de Augusto Pinochet       Resultado de imagem para fotos ou imagens de Pablo Neruda


Saudações militantes do

Leopardo

Sem comentários:

Enviar um comentário