Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

quarta-feira, 15 de março de 2017

3 Versões do Amor, da Lealdade e da Traição - Acto II

O filme "Um Reino Unido" da realizadora britânica Amma Asante (que é igualmente escritora de guiões e actriz) , narra-nos a história da formação democrática da Bechuanelândia, no século XX, inspirada nos acontecimentos reais.
O futuro rei negro da Bechuanelândia é enviado pelo seu tio e tutor para Inglaterra (Londres e Oxford) para se licenciar e doutorar em Direito, a fim de lhe suceder no trono, reino que é na realidade um protectorado da Coroa Britânica.
O futuro rei negro da Bechuanelândia, de posse dos seus títulos académicos e perto do termo da sua estadia na doce Albion, descobre numa das suas visitas ao ministério dos Negócios Estrangeiros inglês, a secretária da secretária da repartição que manda no "seu" reino, e dá-se o "coup de foudre" quase imediato entre os dois enquanto passeiam e conversam nas pontes sobre o Tamisa.
A singularidade do caso na época (final da segunda guerra mundial) consiste no facto de a modesta secretária, na ordem social britânica, ser branca, loiríssima, de pupilas azuis e o prestes-a-ser-empossado-rei ser negro retinto, "um vero macaco" para o comum dos súbditos "british" e ainda muito mais preto retinto para o MNE de Sua Majestade prantada no palácio de Buckingham .
Logo que (apenas uma 12 horas depois!) a Secretaria do MNE inglesa que administra a Bechuanelândia se apercebe do idílio entre o "rei-macaco" e a súbdita inglesa, branquíssima, loiríssima, desencadeia uma torrente de avisos, ameaças, coerções sobre o platónico casal "in nascita". Porque resiste e recusa obedecer - coisa impensável; um argumento bastas vezes usado é "não tem vergonha?!..." - a secretária da secretária da Secretaria em causa é despedida "in loco". O "rei-macaco" é chamado vezes sem conta à Secretaria e tratado como aquilo que é : um servo de cachimónia dura.

Por trás deste jogo de preconceitos existe algo de maior e muito mais importante : o vil metal, pois é claro, que só é metal e vil quando está na posse das mãos indevidas. Ora, pela ocasião, a Coroa Britânica ia descobrindo que a Bechuanelândia poderia estar atuchadinha de jazigos de diamantes, que atraíam as empresas norte-americanas, e que a ceder uma autonomia controlada ao Reino da Bechuanelãndia - permitindo o casamento de um "rei-macaco" e de uma inglesa indisfarçavelmente branca e loira - tal poderia desencadear um "efeito de dominó" e devir o princípio da derrocada do regime do Apartheid na África do Sul ( que englobava a Rodésia, a Suazilândia, etc, etc ).

A película "Um Reino Unido" conclui-se por um fim colado ao real: o rei Seretse Khama casa com a sua Ruth Williams, é eleito (!...) rei, e são os seus descendentes, hoje ainda, por eleição , que governam o País.
Comentareis que é a história da Cinderela. É verdade, mas corresponde aos factos vividos! Não podemos mandar lixar os factositos.
E neste caso - ao contrário da Ópera de Wagner, onde nada é o que parece, e onde o Amor só triunfa relativamente depois da morte dos personagens (por isso desisti de a contar, senão ainda estaria a fazê-lo durante mais umas semanas) - é perfeitamente claro quem ama, que o Amor é a fonte do Futuro, quem são os Leais - o Povo - e quem trai - os que transitoriamente têm as armas do poder (a cultura do egoísmo, dinheiro, as armas mais letais no momento, as chaves da economia em colapso).

No entrementes, continuamos a aguardar os resultados das eleições na Holanda (as mais concorridas dos últimos anos; tão concorridas que tiveram que mandar imprimir mais boletins de votos a meio das eleições; eleições que Erdogan, o ditador turco, que reprime manifestações de mulheres turcas à cacetada, afirma que não reúnem as condições suficientes para o triunfo das forças do bem, isto é, dos neonazis). Consta que Marine Le Pen e Assunção Cristas estão ajoelhadas nos seus oratórios privados rezando terços e benzendo-se para que ganhem as forças de extrema-direita. Tudo a bem do Povo, evidentemente !...

 Resultado de imagem para fotos e imagens do filme "Um Reino Unido"
 

                  Resultado de imagem para fotos e imagens do filme "Um Reino Unido"


Despeço-me por hoje,

a meio desta comédia "buffa",

confiante na luta colectiva, debatida, organizada, com prioridades bem definidas,

O Leopardo

Sem comentários:

Enviar um comentário