Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

domingo, 28 de janeiro de 2018

"The Post", o Império lava a Cara

Alguns Amigos insistem para que traduza as expressões empregues por Churchill face à ameaça da Grã-Bretanha ser invadida pelas tropas hitlerianas : "we'll never surrender, we shall overcome". Confesso que me esqueci, não os levei muito a sério, pensei que o diziam apenas para me agradarem, pois uma das formas mais eficazes de conquistar um Povo é impor-lhes a língua do invasor. Haja em vista o que os antigos Romanos fizeram com o Latim, os Franceses com o Francês, a Espanha com o Castelhano, os Ingleses com o Inglês, o que os EUA fazem, no presente,  com o "camone".
Mas, cá vai a tradução da célebre expressão churchilliana : "Nós nunca nos renderemos, nós venceremos". Teve o valor que teve, apesar do conservadorismo e reaccionarismo de Churchill. Como dizia um outro personagem de "The Darkest Hour", um odioso visconde inglês , firme opositor de Winston: "o lorde Churchill aplicou-lhe a flauta mágica do seu belo inglês oxfordiano e a canalha britânica, entontecida, vai-se deixar matar por ela".

Mudando de assunto, ou talvez não, fui ver a película "The Post", indigitada para os Óscares. Baseado em acontecimentos verídicos, realizado por Steve Spielberg ( igualmente o realizador do premiado "E.T." ), com um elenco de actores de luxo onde avultam Maryl Streep e Tom Hanks, a obra narra, num ritmo trepidante, o caso dos "Pentagon Papers" - documentos governamentais "top, top secrets" - os quais demonstram claramente que as várias Administrações Norte-Americanas - de John Kennedy, Lyndon Johnson, Ronald Reagan  -estavam perfeitamente informadas, por relatórios encomendados pelo Procurador-Geral Bob Kennedy, que a Guerra do Vietname estava perdida, mas continuaram a sacrificar milhares e milhares de soldados norte-americanos no holocausto da guerra.
O filme de Spielberg pretende exaltar a independência da liberdade da Imprensa norte-americana e o seu sentido de patriotismo - por vezes vacilante ... - frente ao Poder Executivo da Administração dos "States" . Obra bem executada, com um mérito relativo, não chega para ocultar que a dita liberdade é mui frágil ( a fita finda num apontamento ao escândalo "Watergate" ! ) e que, meio século volvido, é uma metáfora que pretende lavar a cara aos tempos presentes da Administração Donald Trampas , a primeira Administração Ianque assumidamente neonazi !...


Resultado de imagem para fotos ou cartazes do filme "The Post"          Resultado de imagem para fotos ou cartazes do filme "the post"Resultado de imagem para fotos ou cartazes do filme "the post"               Resultado de imagem para fotos ou cartazes do filme "the post"


Estes prolegómenos a todas as malfeitorias actuais ajudam-nos a compreender que um banqueiro suiço se sinta "na sua zona de conforto" para declarar que não se recorda do valor das quantias transferidas por Duarte Lima ( que está processado no Brasil por homicídio de uma defunta sócia ... ) .

Ou que a luta das trabalhadoras da antiga Triumph - declarada insolvente pelos Tribunais ... -  termine num oficial despedimento colectivo, continuem com os salários atrasados por pagar e sem perspectivas de novos empregos ( uma dessas trabalhadoras lastimava-se para um microfone que "o que mais lhe custava era ser sustentada por uma filha que iniciava a sua vida de assalariada" ) .

Ou que a Comissão de Eleições em Moçambique taxe de "exemplar" as votações intercalares no Norte de Moçambique, zona dominada pela Renamo , organização terrorista que assassinava mais gente moçambicana do que atacava as tropas portuguesas durante a guerra colonial .

Ou que cerca de 40 filiados no movimento de extrema-direita Nova Ordem Social/ N.O.S.  tenham estado reunidos em Santa Comba Dão para homenagear e depositar uma coroa de flores no túmulo de Salazar , declarando para o mírdia "Público" , que lá os foi ouvir e filmar, que ainda este ano intentam constituir-se em Partido. Entre os fascistas notórios encontrava-se Mário Machado , antigo dirigente da homóloga e extinta Frente Nacional , o cujo qual esteve preso 10 anos por homicídio e posse ilegal de armas de fogo. 
E nós a pensarmos que a Constituição Portuguesa - que Sua Excelência o Profe Martelo jurou respeitar e defender ... - proíbe terminantemente a formação de organizações declaradamente nazi-fascistas !...

Nos EUA acaba de se demitir Steve Wynn , após ter sido acusado por várias das suas empregadas de agressão sexual ao longo de várias décadas. Steve Winn - que construiu um empório de casinos nos EUA, entre eles também em Las Vegas - foi nomeado responsável pelas finanças do Partido Republicano ( que adequado... ) por Ronald Trampas logo que acedeu à chefia da Casa Branca ( apesar de tão tinta de sangue ... ). É óbvio que o Steve se declarou imediatamente inocente, mais branco que uma pomba branca, e vai recorrer a uma firma de advogados "top-top", capazes de provar que o branco é preto e o preto é branco.

Ainda tinha aqui alguns assuntos debaixo do sovaco, mas depois de tanta trampolinice, já não devem olorar a rosas e ficam para a próxima.


Resultado de imagem para fotos ou imagens de Duarte Lima  Resultado de imagem para fotos ou imagens de Steve WynnResultado de imagem para fotos ou imagens da Renamo      Resultado de imagem para fotos ou imagens de Mario Machado em Santa Comba Dão   



                               Resultado de imagem para fotos ou imagens das trabalhadoras da triumph



Sem necessidade de lavagens fraudulentas,

sempre confiante no poder da Razão,

o Leopardo

Sem comentários:

Enviar um comentário