Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Sortilégios

Há décadas que mantenho uma discussão talvez inútil sobre a questão : os artistas de teatro, de cinema, especialmente os da ópera, são vaidosos.
Sempre tenho sustentado que os artistas não são diferentes das outras pessoas, entre eles encontra-se de tudo como na botica: haverá os que o são, os que não o são, os assim-assim.
E por que apenas os artistas de cinema, teatro, televisão e não, também, os artistas plásticos?
Argumenta a minha familiar e opositora que aqueles que usam um palco, uma ribalta, pretendem exposição, um foco de mil vóltios em cima do rosto, do corpo, precisam da retribuição imediata, mimada, do carinho do público.
As discussões empedernidas, que se arrastam no tempo, revelam sempre uma razão de ser, um dente que se enfiou numa ferida.

Este meu debate foi reavivado pela sedução transbordante da Ópera "L'Enfant et les Sortilèges", de Maurice Ravel - exactamente esse do conhecido "Bolero", cuja música foi usada na película "10, Uma Mulher de Sonho" , cuja interprete feminina era a belíssima Bo Derek ( a qual, soube-se posteriormente, apanhava pancada da besta do marido, John Derek , que a arrastava por casa, presa a uma coleira, a caminhar a quatro, como se de um animal se tratasse ) Bo Derek que veio a morrer de um cancro de pele ou das sevícias que sofreu.

Mas, voltemos ao Ravel e ao seu "L'Enfant et les Sortilèges" ( para os que estão um tanto empanturrados e obnubilados pelos bolos-rei e pelos champanhes natalícios, recordo que "sortilégio" provem das artimanhas de que se servem os feiticeiros para enfeitiçar, fascinar, seduzir, encantar, elaborando uma linguagem oral ou escrita que domina pela beleza ), ora Maurice Ravel que elaborou uma alquimia metafórica para crianças e adultos, foi precisamente o caso de um artista superior, tímido, que ergueu com determinação uma fronteira entre a sua carreira artística e a sua vida privada, ninguém podendo exactamente gabar-se de ter exactamente conhecido em que consistiu a sua vida privada ou a alma que a animava, para lá do empenho que colocou em toda a magia musical que nos legou. 

Aliás, argumentando "ad contrário" , posso citar casos de cientistas cuja vaidade foi notória, nunca perdendo ocasião de se exibir como o pai da Física da Relatividade, Albert Einstein, que deitava a língua de fora aos "papparazzi" que o perseguiam; ou Isaac Newton que declarava arrogantemente que "não formulava hipóteses, as suas equações traduziam exactamente aquilo em que a Natureza consistia" ; ou Renée Descartes, o inventor da Trigonometria, que atirou para o caixote de lixo da História a metafísica medieval, que declarou nada dever a Galileu, à lei da gravidade por ele descoberta e ao seu método experimental. 
Concluindo, a vaidade não é um monopólio das gentes do palco nem pode ser atribuída a todos os actores/actrizes ou encenadores.

Mas, não Vos vou dar de imediato a minha chã opinião sobre a "L'Enfant et les Sortilèges" a que assisti, eu mero melómano dos bastidores, senão os meus Amigos desandam de contínuo a ver ou ouvir o FCPorto-Paços de Ferreira e não usufruem o prazer de ler as maravalhas que tenho para Vos contar a propósito e despropósito do Maurice Ravel. 

Antes de retornar ao Ravel, vamos lá despachar as sensaborias do costume.
A Bolsa de Xangai abriu em baixa ("CM"28.Dez.17). A última sessão de 2017 em Wall Street foi negativa ("J:Eco"30.Dez.17).
Pequim aprova o controlo chinês sobre a ligação internética de alta velocidade em Hong Kong .
No ano de 2017, até Novembro, mais de 11,9 milhões de pessoas estiveram hospedadas nos hotéis de Macau ("CM"29.Dez.17).
Pequim acaba de acrescentar mais 3 linhas à maior rede de metro do mundo ("CM"29.Dez.17).
De onde se pode concluir que os EUA já não estão sozinhos no comando do planeta.

Mais de 230 escritores peruanos insurgem-se contra o indulto a Fugimore ("CM"30.Dez.17).

O Consórcio liderado pelo japonês Softbank vai comprar 20 % das acções da UBER ("CM"29.Dez.17), a cuja qual tem forçado a entrada no mercado português de táxis em condições de concorrência desleais.

A estação comercial da NASA poderá estar em órbita lunar em 2022 e a criação de naves espaciais para gente rica está cada vez mais perto ("I"28.Dez.17)

O pernil português que exportamos tradicionalmente para a Venezuela , e que faz parte dos pratos tradicionais venezuelanos, desta feita não chegou a tempo à Venezuela de Maduro, mas não se verificaram represálias sobre os comerciantes portugueses ("DN"29.Dez.17)  - em regra bastante reaccionários ( testemunhei-o pessoalmente quando lá estive há mais de duas décadas para trás ) .

Os hotéis do Porto estão esgotados e levam as passagens do Ano Novo mais caras do País ("JN"29.Dez.17).
Nós, portugueses, que temos a melhor carne de porco do planeta ( e com imensos porcos à solta a devorarem toda a bolota que lhes apetece... ) temos andado a comer leitão das estranjas ("JN"1.Jan.18). Nanja eu, Leopardo, que sou um pouco islâmico nestas coisas e só me atravessa a goela leitão da Mealhada.

Portugal participa no Festival Internacional de Fogo-de-Artifício do Vietnam ("Destak" e "CM"1.Jan.18) , país para onde uma das minhas filhas tem rumado, num sortilégio, nestes últimos anos.
Cerca de 70.000 pessoas saudaram sortilegiadas o primeiro concerto de 2018 dos "Xutos e Pontapés" ("Destak" e "CM" 1Jan.18).
A rainha Isabel II da Grã-Bretanha  condecorou o ex-beatle Ringo Starr e o "Dr. House" ("JN"30Dez.17). Só pode ter sido feitiço!

O Feirense venceu o Rio Ave por 2-1, mas, segundo a Polícia Judiciária do Porto, existem fortes indícios de que o resultado do jogo foi combinado nos dias anteriores ao "dérbi" ("Expresso Econ."28.Dez.17). Em minha rasa opinião, é mais um caso evidentíssimo de que o Grande Capitalismo e a corrupção que lhe é inerente assentou praça no futebolês .

O sr. Brilho de Cascalho , que não perde pitada para divertir o País com as suas arruaças, desandou aos pulinhos, esganiçando-se a acusar Luís Filipe Vieira de "incitamento à violência" ("Record"1.Jan.18) . Nos entretantos, o sr. Cascalho pespega nos "mírdia" que assistirá ao "dérbi" Benfica-Sporting na "caixa" de segurança da Luz ("Record"28.Dez.17) . Percebe-se, percebe-se que quem tem cu tem medo, que, nalguns, a valentia fica-se pelas palavras. Percebe-se igualmente que é um caso de enfeitiçamento profundo, patológico.

E ainda, e ainda somos informados que, no ano de 2017, os Bilionários devieram 1 bilião  ( mil milhões ) de dólares mais ricos ("JN"31.Dez.17) , o que é evidência transparentérrima do poder dos sortilégio !... Os pobres a empobrecer e os bilionários a bilionar ... Maravalha das maravalhas !!!  

As próximas crónicas subordinadas ao lema dos "Sortilégios" serão mais escabrosas, mesmo obscenas, impróprias para infantes e dulcineias, porém a Vida não nos poupa a escolhos para nos educar ...

Et maintenant je Vous laisse aux mains des images et des rêves d'une année nouvelle

Le Léopard



Resultado de imagem para fotos ou imagens de maurice ravel que esteve em cena no são carlos       Resultado de imagem para fotos ou imagens de maurice ravel que esteve em cena no são carlos


   Resultado de imagem para fotos ou imagens de Ringo Starr       Resultado de imagem para fotos ou imagens do "Dr. House"



        

Sem comentários:

Enviar um comentário