Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Sortilégios - Colette

As resenhas da imprensa onde se apoia esta crónica são retiradas do "CM", "Destak", "DN", "JN", "Expresso", "Expresso Eco.", "Público", "I", "A Bola", "Record", "O Jogo" desde o dia 28.Dez.2017 até ao dia 3.Jan.2018. As referências a Colette podem ser encontradas no Programa do Teatro Nacional de São Carlos/TNSC e na Wikipédia.

        Resultado de imagem para fotos ou imagens recentes do Teatro Nacional de São Carlos     Resultado de imagem para fotos ou imagens recentes do teatro nacional de são carlos                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     O Exército Brasileiro  impõe a "ordem" do Governo Temer no Rio Grande do Norte em substituição da Polícia que está em greve. Como se sabe, de uma forma geral, os Exércitos não são preparados para enfrentar motins, apoiam um joelho em terra e disparam a matar. O Brasil regressa à "ordem" dos Coronéis !...

O Congo corta as comunicações pela Internet e os SMS antes das anunciadas Manifestações contra o Governo . Os "mírdias" não manifestam grande indignação com o assunto. Ainda não surgiu nenhum Web Charlie ou algum Luaty a empunhar a bandeira da "liberdade".

A Administração Trampas declara que "nunca esteve tão próximo de uma guerra nuclear com a Coreia do Norte" e Trampas gaba-se de "ter um botão nuclear maior que o de Kim Jong-un ( foi uma pena que nunca tenham levado o Trampas-fedelho a uma loja do "Toys' reus" ) .
A Coreia do Norte anuncia que reabre o canal de comunicação com a Coreia do Sul e Seul propõe a Pyongyang conversações oficiais a 9 de Janeiro.2018, altura em que o Presidente francês Emannuel Macron visita a República Popular da China (entre 8 e 10 Janeiro).

A dança das Bolsas continua, agora com Xangai em perda e Wall Street a estabelecer recordes. E As Arraias Miúdas do planeta a pagarem estes bailados, pois os Ricos das Bolsas ganharam 3 mil milhões (3 biliões, na terminologia norte-americana) em 2017.

O reforço do rastreio em Moçambique revelou mais do dobro de tuberculoses registadas antes  ( onde pararão os amigos que lá deixei, nomeadamente na região do Niassa ?... ) .

As escolas portuguesas do Ensino Público estão sem dinheiro para aquecer as salas e renovar o material didáctico ( afinal pertencemos ao 1º mundo ou ao 3º mundo-reservas ?... ).

A empresa privada que se prepara para gerir os CTT em parceria com o Estado Português ( pudera não, lucros privados, dívidas públicas! ... ) , anunciou o fecho de mais de 25 balcões, sem que os empregados sejam despedidos (no imediato...), mas com prejuízo dos utentes ( muitos terão que se deslocar, em viaturas particulares, uma centena de quilómetros, apenas!, para irem levantar uma encomenda ).
A escandaleira chega ao ponto de o edifício dos CTT na Baixa do Porto estar à beira de se transformar num hotel ( decerto de luxo... ).

Erros na leitura dos contadores levam a EDP a cobrar a mais milhares de €uros ( que aguardemos que devolvam ... através dos balcões dos CTT encerrados ... ).

Porém,  Sua Excelência Excelentíssima, o Professor Martelo imaginou umas palavrinhas milagreiras para dissolver os problemas nacionais. Disse Sua Senhoria - já na cama do seu palacete em Belém - que "o ano de 2017 foi estranho e contraditório, teve um saldo negativo (isto é que é contabilidade inteligente e célere !...), é preciso reinventar Portugal . "Reinventar Portugal" !!! Que gracinha..., que cachimónia..., é preciso estar possuído de triliões de neurónios cinzentos para inventar uma destas !!! Os Reis Magos devem ter-se deslocado a Belém, no seu novo tapete voador electrónico comprado no "ikea" em saldos, para abensonhar Sua Excelência ! Zeus Todo Poderoso os proteja a todos ... e a nós também !

O Director da Companhia de Bailado de Nova Iorque demitiu-se após várias denúncias de assédio sexual. Coitada da criatura, eu até o compreendo, com o cargo e o poder que tinha se não fosse acusado de assédios ou violações, era quase o mesmo que confessar-se completamente impotente, um eunuco . Não podia!, creio que até a família lhe levaria a mal. Isto dos assédios vai violar-me a paciência, dado que não tenho dúvidas que a procissão está a sair do adro.

O sr. Brilho de Cascalho - que já está a cozinhar o resultado do "dérbie" de hoje com o Benfica - após ter mentido acerca de supostas conversas telefónicas com Luís Filipe Vieira palavreia : "Jantar com Vieira?... Ultrapassaram-se limites..." . Isto é, o violador de todos os limites, só não viola de vez a nossa pachorra porque os Tugas se habituaram às suas graçolas e desgraçolas pimba.

Todavia, as tolices são como as gripes, pegam-se. A RDP/Antena 1, leva lá, logo no princípio do Ano supostamente novo o sr. Nicolau Santos ( ou Raul Vaz ? tanto faz... ) para comentar as "parole" de Sua Excelentíssima Excelência sobre a lei de financiamento estatal, e o sr. comentadeiro ( que joga na equipa da Direita ) cola-se às sacrossantas faladuras de Sua Senhoria , e que, sim senhora, o sr. Professor que Tudo Lo Manda não podia fazer outra coisa senão devolver a proposta de legislação ao "Parlamento" por causa dos "processos". O engulho reside nos "processos", não foram discutidos democraticamente, foram acanaviados à pressa nas vésperas do Fim do Ano, com todos os parlamentares a pensarem nas passas do fim do Ano.

E como se não bastasse o comentadeiro Nicolau , a RDP/Antena 1 ( canal Público ! ) emprestou os microfonezinhos ao imprestável Zé Milhazes , o cujo qual, parece que regressado de vez das Rússias ex-soviéticas , patacoou uns intermináveis minutos sobre um "book" que vai comercializar nos mercados - sob a asa protectora da TSF  - , "book", supostamente autobiográfico, que decidiu intitular "As Minhas Aventuras no País dos Sovietes", para homenagear o reaccionarismo molecular do defunto Hergé . Para brindar o Novo Ano, a RDP/Antena 1, canal público, praticou tudo o que sabe e pode a fim de que ele se assemelhasse ao Ano Velho.

Mas vamos ao que importa. Os meus Amigos estão é anelantes por conhecerem Colette, "après" eu ter teclado que as notas autobiográficas da grande escritora francesa nos levariam a invadir os territórios do obsceno, do escabroso, do sexualmente proibido. Colette, de seu nome inteiro Sidonie-Gabrielle Colette, nasceu na Borgonha, em Saint-Sauver-en-Puisaye, a 28 de Janeiro de 1873, falecendo a 3 de Agosto de 1954, no Paris de França .
Assim  que o tímido e taciturno Maurice Ravel a impôs aos mecenas - ou ela, ou não seria composta a Ópera "L'Enfant et les Sortilèges" - Colette atirou-se de imediato ao libretto, não tendo a certeza se seria capaz de o terminar numa semana, prazo imposto igualmente por Ravel.

Quando o fez Colette não era propriamente uma estreante. Tinha atrás de si uma carreira de escândalos sociais e insucessos e sucessos musicais e teatrais. Casara aos 20 anos com o rico Henry Gauthiers-Villars, mais conhecido por Willy, vinte anos mais velho, bissexual, que a tratava com dureza, fechando-a à chave num quarto escuro... para que Colette produzisse obras dignas do que ela própria viria a ser. 
Após uns anos com este marido, Colette abandonou-o, trabalhou no teatro, em produções pobres e, às vezes obscenas, casando-se novamente, tendo uma filha, divorciando-se logo a seguir. Entretanto, eram públicas e notórias as ligações lésbicas de Colette e as suas preferências por "starlettes". Em 1935, com sessenta e tantos anos, casou-se pela terceira volta, apaixonadíssima, com Maurice Goudeket. Dera à luz uma série de obras notáveis - por exemplo "Gigi", que já foi adaptada ao cinema e interpretada por actrizes como Audrey Hepbourn e Leslie Caron.

Na realidade Colette entregou a Ravel o almejado libretto para "L'Enfant et les Sortilèges" com 2 dias de atraso, ao fim de 9 dias, e julgou que o grande compositor tinha desistido da Ópera, pois só ao fim de 4 anos ! Ravel lhe enviou uma simpática mas lacónica carta a indagar se poderia mudar um "muumm" proposto por Colette para um "maamm" , sugerido por ele próprio Ravel , por razões de eufonia ...

Foi esta Colette, que escandalizou a França, detestada por muitos, amada por outros tantos, a primeira mulher a presidir à Academia Goncourt e a ter honras de Chefe de Estado no seu enterro.

E eu, Leopardo ibérico dos antanhos, não os torturo mais : confesso que adorei a "mise-en-cène" do Teatro Nacional do São Carlos/TNSC, com um enfoque especial na "mezzo soprano" Raquel Luís, meio rapaz, meia rapariga, da qual não despreguei os olhos quando estava em cena ( que era onde estava quase sempre ).

Voltarei ainda a escrevinhar sobre o "L'Enfant et les Sortilèges" na crónica seguinte. É indigesto digerir uma versão daquelas de uma só vez. Sim, também se come com os globos oculares ! 
   
Resultado de imagem para fotos ou imagens de maurice ravel que esteve em cena no são carlos     Resultado de imagem para fotos ou imagens de maurice ravel que esteve em cena no são carlos
Resultado de imagem para fotos ou imagens de maurice ravel que esteve em cena no são carlos                      Resultado de imagem para fotos ou imagens de maurice ravel que esteve em cena no são carlos      


Que Ravel nos salve a Todos dos nossos

Sortilégios


             

Sem comentários:

Enviar um comentário