Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Sortilégios - Maurice Ravel

 As minhas crónicas apoiam-se numa resenha da RDP/Antena 1 ou  da imprensa escrita  - "CM", "Destak", "Público", "Expresso", Expresso Econ.", "I", "DN","JN", "J.Eco.", "A Bola", "Record", "O Jogo" - desde o final de 2017 até hoje, e em informações da Wikipédia. Estas crónicas sob o lema de "Sortilégios" recolhem igualmente informação no último programa do Teatro Nacional de São Carlos/TNSC em Lisboa, excelente, e dedicado à Ópera "L'Enfant et les Sortilèges", de Maurice Ravel .



Resultado de imagem para fotos ou imagens da escritora francesa Colette Resultado de imagem para fotos ou imagens de maurice ravel que esteve em cena no são carlos  Resultado de imagem para fotos ou imagens de maurice ravel que esteve em cena no são carlosht   Resultado de imagem para fotos ou imagens de maurice ravel que esteve em cena no são carlos


Comecemos pelas notícias sérias ou que nos assustam :

- O Governo português anuncia aumento de imposto sobre os combustíveis. Há um ano atrás incentivava os veículos a gasóleo, agora acena com taxas favorecidas para transportes movidos a electricidade. E o Zé Povinho suspeita que se trocar a sua viatura por uma movida a electricidade, as taxas da electricidade subirão não tarda. O suspeita que tudo não passa de uma grande negociata a nível internacional com a indústria produtora de camiões, camionetas, carros, motorizadas, scooters, etc, até chegar às bicicletas e skates. 

- A Polícia fez 14 detenções no "derby" Benfica-Sporting, 13 delas por posse de engenhos pirotécnicos. E durante o jogo não paravam de ser atiradas para o relvado almofadas, demonstrando à saciedade que o futebolês deixou de ser um desporto que proporciona prazer para se tornar um sucedâneo da guerra, onde um bom pai não deve levar os seus filhos para não serem contaminados pelos vírus.
Francisco J.Marques , Director da Comunicação do FCPorto apresenta novos e-mails que, alegadamente, voltam a comprometer o SLBenfica , contribuindo assim para o clima de ódio instalado entre os clubes.


- Sua Excelência o Senhor do Martelo , Ferro Rodrigues , Presidente da AR e Fernando Merdina , Presidente da Câmara Municipal de Lisboa deslocam-se ao cemitério dos Prazeres, onde estão guardadas, num jazigo de família, as cinzas de Mário Soares para homenagearem o primeiro aniversário da defuntação da criatura.
Marocas , mais conhecido pelo Bochechas , amigo pessoal e aposta do super-agente da CIA, Frank Carlucci (o que é admitido pelo próprio num livro da sua autoria - "Carlucci versus Kissinger") , permanecerá como uma figura controversa do Período Revolucionário Português, popularizado sob a sigla PREC . 
Só-Ares , longe de ser consensual como um traço de união entre as camadas assalariadas lusas, será apontado por milhares e milhares como um notável que escondeu o Socialismo numa gaveta e desviou a Revolução dos Cravos das suas mais profundas metas. Homenageá-lo agora com a pompa e circunstância empregues, só pode revelar a pretensão de prolongar no tempo a divisão entre as classes laboriosas nacionais.

- Os balcões dos CTT na Areosa, Asprela e Galiza vão fechar e o Consórcio privado-público que gere os CTT, apesar dos inúmeros protestos dos utentes, ameaçam fechar mais balcões ( denominados de "lojas" ) .

- As Finanças acabam com a entrega das notificações de IRS em papel. E eu pergunto-me com se desembrulham todos os que não possuem computadores, smartphones último berro ou que ,tendo-os, não sabem lidar com eles ?!...

- O médico acusado de 5 crimes de violação nos Açores é hoje divulgado o Acórdão do Tribunal. Aguardemos que estes juízes não sejam da família ideológica daqueles que pensam que "elas estavam a pedi-las !".

- Sua Excelência Excelentíssima o Senhor do Martelo vetou a proposta de lei de financiamento dos Partidos, devolvendo-a à AR ( sem ter averiguado da sua constitucionalidade !...). Até agora Sua Excelência vetou 6 propostas de leis : a lei das apodadas "barrigas de aluguer"; a lei que pretendia quebrar o sigilo bancário sobre as contas em "off-shores"; a lei sobre a Carris ; o decreto-lei que alterava os Estatutos da Sociedade de Transportes Públicos do Porto e do Metro do Porto.
Em relação à lei de Financiamento dos Partidos Políticos, o Partido Comunista Português/PCP já declarou o bastante : sempre votou (vencido) contra a proposta de os Partidos serem financiados pelo Estado ; sempre considerou que os Partidos devem garantir a sua subsistência e independência financeira através das contribuições e iniciativas dos seus militantes ; sempre considerou que os Partidos devem apresentar provas atempadamente, dentro de prazos legais aprovados na AR, da sua solvência financeira ; sempre considerou que o financiamento estatal aos Partidos constituía uma forma de limitar a sua independência; sempre considerou que a propaganda dos Partidos não devia ser sujeita ao pagamento de IVA, porque não trata de publicidade comercial, mas de uma forma de divulgação ideológica, portanto, de um serviço à comunidade; só levanta a parcela que lhe é distribuída do financiamento estatal ( uma das menores ) , pois, de outra forma, essa parcela seria redistribuída pelos outros Partidos ( por exemplo, por Partidos tão "relevantes" como o CDS ou o PAN ) . 

Passemos às notícias que nos despertam esperanças e interrogações :

- O Governo Australiano vai autorizar a exportação de canábis medicinal .

- O Banco Central do Paquistão aceita "yuans" (unidade base da moeda da RP da China) no comércio bilateral, o que vem demonstrar mais uma vez que os "States" não estão isolados no comando do planeta.

- O Ministro da Defesa do Peru demite-se como protesto pelo perdão oficial a Fugimori .

- António Guitarras, à cabeça da ONU, declara-se satisfeito com a retoma de comunicações entre as duas Coreias .

- Os trabalhadores Operadora Marítima Atlânticoline - empresa pública - que mantém o tráfego de viaturas e pessoas entre as ilhas do Arquipélago Açoriano iniciam hoje uma greve que se prolongará até dia 18 de Janeiro.2018. 

- Os professores colocados nas ilhas açorianas iniciam hoje uma greve de 3 dias. 

E vamos então para as notícias e opiniões que me despertam entusiasmo :

- Gostei francamente ( e o público presente também como se verificou pelas ovações intermináveis !... ) da encenação de "L'Enfant et les Sortièges" - essa fábula ética para crianças e adultos - de Maurice Ravel , realizada há uma semana atrás pelo Teatro Nacional de São Carlos/TNSC, não só pelo texto ou pela música, ou pelas brilhantes actuações de Raquel Luís e de todos os outros cantores solistas ( que diabo, corram ao São Carlos e comprem um programa que é barato !... ) , mas pelo prestação a alto nível do Coro e do seu maestro titular Giovanni Andreoli, pela prestação da Orquestra Sinfónica Portuguesa e pela notável direcção musical de Joana Carneiro, pela actuação do Coro Juvenil de Lisboa e pelos Adereços, Guarda-roupa e Caracterização.
E ainda tenho mais respeito pelo que todos conseguiram, sabendo como sei que tiveram cortes severos e inesperados nos dinheiros e apoios ( possuo as minhas redes de espionagem dos tempos da Tcheka, do KGB ... )

Devo dizer que não estou de acordo com a concepção de Ravel  de que a Arte e a Vida não se confundem, vivendo a Arte fundamentalmente dos seus processos de criação estilísticos e da renovação desses processos numa busca interminável (cá estou eu sapateiro remendeiro a querer subir acima da chinela ...) . Eu julgo que a Arte e a Vida - e a Ciência e a Técnica - se mesclam numa tapeçaria onde é difícil destrinçar os fios de uma dos fios das outras.
E "Os Sortilégios..." são um bom exemplo disso ao deslindarem-nos como se processa o crescimento de uma criança ( Freud explicou-o através do "complexo de Édipo" ou de Electra ). Ou mesmo "O Bolero" igualmente de Ravel, no qual, durante 7 minutos e meio de uma música obsessiva, Ravel nos explica os obscuros mecanismos do desejo erótico.
Não por acaso quando o enorme e soberbo maestro Toscanini perguntou ao tímido e reservado Ravel o que achara da sua interpretação do "Bolero" e o compositor lhe respondeu "esteve bem" , Toscanini, de ego maxi-empolado, explodiu aos gritos: "Só bem?!... Eu interpretei da única forma suportável aquela sua música insuportável, de um desejo psicótico, maniacó-depressivo!" Ravel terá comentado para outro amigo, momentos após, na sua voz modesta e reservada, "ele tem razão, é precisamente esse desejo psicótico que eu desejava caracterizar".

Para ir finalizando a crónica em beleza, transmito que a magnífica actriz Cate Blanchett foi distinguida para presidir ao júri do Festival de Cinema de Cannes, em Maio. 

E descambando nas notícias que nos fazem rir :

- O silêncio ensurdecedor do senhorito Brilho de Cascalho , após o empate atribulado e controverso da sua equipa de futebolês com o SLBenfica. Coagularam-se-lhe as tolices na garganta e deixou as despesas do disparate para o seu porta-voz Jesus Junior que, naquele seu dialecto inimitável, assegurou que o árbitro Hugo Miguel "fez uma excelente arbitragem e que o ponto - do empate - vale por mil" ( assumindo o luxo de contrariar todos os comentadeiros do futebolês ).
O encanecido dirigente Piú-Piú da Costa , embevecido numa nova ligação ternurenta com uma espécie de filha-neta, manholas, sorri por ter encontrado inesperadamente uma dupla - Cascalho-Ai-Jasus - para as suas provocações de dividir o País ao meio.

Na noite da passagem do Ano, a Boite Elefante Branco  (que mal terão feito ao deus dos Animais, os elefantes albinos?...) em Lisboa, reabriu com 200 convidados. Todos pensamos que a elite do futebolês nacional lá se terá acotovelado, no meio da música dos cubos de gelo a tilintar nos copos de wiskie...


Resultado de imagem para fotos ou imagens de maurice ravel que esteve em cena no são carlos     Resultado de imagem para fotos ou imagens do bolero de ravel Resultado de imagem para fotos ou imagens de cate blanchett


Resultado de imagem para fotos ou imagens do festival de cinema de Cannes         Resultado de imagem para fotos ou imagens do maestro Toscanini


Portantos, portantos, confiantes avançamos

por entre as barracas de Circo !

Vai um tirinho?... E sai sempre uma rifa premiada

do Leopardo      










1 comentário:

  1. Votos de um Bom 2018 e força para prosseguires este teu útil trabalho blogueiro. Fraterno abraço!

    ResponderEliminar