Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Música Maestro ! - Partitura II

Vou por fim dedicar esta reflexão a Nuno da Rocha, jovem compositor português - de 31 Primaveras ! - que nos brindou no dia 23 de Setembro.2017, no Teatro Nacional de São Carlos , com uma revisitação da 9ª Sinfonia do monumental Beethoven num registo influenciado pela música atonal e pelo jazz.
Nuno da Rocha averba no seu currículo os estudos de composição com Vasco Mendonça, Carlos Marecos, Carlos Caires e, especialmente, com António Pinho Vargas . Na Áustria , trabalhou com Nigel Osborne, com o maestro Michel Windeberg e com o conceituado grupo de música contemporânea Klangformm Wien.
Porém, não me proponho explicar-lhes a música de Nuno da Rocha, que me chocou e surpreendeu pela positiva, nem disso seria capaz - tenho esperança que o próprio compositor Nuno nos abra caminhos para o compreender em comentários a esta reflexão - apenas aspiro a dar-lhe ( e a Vós ) as vias que me levaram até ele . 

Oh Nuno, eu comecei a ouvir Ópera pelos 4 anos de idade, porque o meu excelente e afável Pai a ouvia num daqueles antigos rádios de madeira e aros de cobre, acrescentando-lhe posteriormente o rádio de um valente Morris 8. De quando em quando, íamos ambos ao Coliseu dos Recreios, ampla sala de espectáculos dedicada essencialmente ao Circo ( isto parece o itinerário de um filme do Fellini ... ) ouvir  uma récita de Óperas estreadas no São Carlos, "dádiva" salazarenta para a plebe que não possuía dinheiros nem fatiotas para o Salão Operático por excelência e para excelências de casaca, fraque e madames roçagantes de vestidos compridos, luvas até ao cotovelo e jóias de família.

Tá visto que cá o Leopardo garoto começou a imitar as árias encantadas, mais sentidas que ouvidas, no casario da Lapa ( nem tudo lá eram palacetes...), numas escadas de salvação de ferro.

Como era menino e moço, ainda por cima bem parecido e sossegadito, as senhoras vizinhas , divertidas, escutavam o fedelho. Não lhe atiravam botas velhas ou tomates podres como teria sucedido se o evento se tivesse repetido uma dúzia de anos mais tarde.
Mas o vício tinha-se entranhado... pior que chutar para a veia ... 

Portantos, tive de percorrer a minha Via Sacra, infelizmente a solo, sem a mão guia e protectora do Pai, que encerrara a sua Ópera Magna com pregos num caixão de mogno. Cheguei a vir de Moura, Alentejo ( em viagem de camioneta, de 4 horas, rezando uma oração ateia para que um dos rodados da sacolejante camioneta não furasse ) , numa pressa de rés-vés campo d'ourique, bilhete nos dentes, para arrivar no último minuto à Catedral  ( que não era o Estádio do Benfica, claro, mas o São Carlos ).
Quando, eventualissimamente, procurava uma companhia feminina para me acompanhar na cerimónia iniciática, a resposta sacramental era : "Que vestido devo levar ?" !

Fiz-me amigo das bilheteiras, duas velhas senhoras dignas de integrar personagens com poucas deixas de uma Ópera "buffa"; percorri todos os lugares do São Carlos, desde a Geral ( onde se ouve lindamente e se vê pessimamente... ou não se vê ) , cadeiras "singles" em camarotes de 4ª ordem, 3ª ordem, 2ª ordem, por fim, plateia ! Já assisti ( ou participei ?... ) a obras em cima do palco, em encenações arrojadas, com público dentro e fora do palco.
A maioria dos "drammi per musica" não estou a vê-las pela primeira vez, estou a revê-las. Na temporada do São Carlos de 2017/2018, a única que nunca vi é "The Rape of Lucretia", do Britten .

Não me gabo. Escrevinho as pegadas de uma paixão que herdei em acaso de fortuna. Escrevinho-as para que um jovem-grande compositor possa talvez compreender alguns dos laços que ligam um Artista ao seu Público cúmplice. Escrevinho-as para que o Artista nos possa devolver a sua compreensão trocada em miúdos para gentios...


O restante desta reflexão provavelmente não merece entrar nela. Se estão felizes, parem de ler aqui. O resto é escória. Eu aproveito para a deitar fora e tentar passar um fim de semana mais ou menos tranquilo.

O Estado Cowboy e o Estado israelita-sionista, versões actualizadas do nazismo , saem da UNESCO - à qual deviam milhões de dólares - o que representa simultaneamente um ataque à Cultura e o pôr fim a um entendimento da Cultura definitivamente ultrapassado. Representa uma navalhada na Cultura, pois esta, hoje, não pode ser pensada sem a presença de um Estado com o peso da Nação norte-americana. Representa um marco funerário de uma concepção cultural que já demonstrou todas as suas patologias.

  - pelo 3º dia consecutivo a Bolsa de Xangai abre em queda, tudo indicando que está orquestrada uma "nova crise financeira", a qual, à semelhança das anteriores, é resolvida  enchendo os cofres dos Bancos Privados , mal geridos, com os dinheiros provindos do aumento dos impostos das Arraias Miúdas a nível planetário.

- certamente reflexo dos pontos anteriores, no Ensino Superior Português não foram preenchidas 2.569 vagas, demonstrando à saciedade o abandono escolar precoce e a elitização do Ensino e Educação.

- igualmente relacionado com os pontos anteriores - é uma cascata, na qual cada queda é um produto das quedas mais acima - , no Porto, têm subido os crimes violentos, resultantes do roubo por "esticão".

- as Polícias Portuguesas ( de Segurança, Prisionais, GNR, SEF, Fiscais ) desfilam e protestam nas ruas de Lisboa , reclamando aumentos salariais e progressões nas carreiras, estagnadas, pelo menos, desde 2015.

- Manuela Azeda o Leite apoia a candidatura do Rio sem Sorrisos a chefe do psd , evidenciando a deriva desnorteada, desesperada da Direita pura e dura ao domínio do País... na próxima encarnação... se Sua Excelência, o profe Martelo tiver a gentileza de defuntar nos entretantos.

- Madonna, grã-mestra do "Show Biz", lacrimeja que "se sente triste", pois espera há meses um visto de residência, obrigando-a a estar hospedada num hotel em Lisboa , e não instalada num palacete histórico que comprou em Sintra.
Solidarizo-me com o pesar da Diva . Não percebo porque é que o SLB ainda não mexeu os seus cordelinhos para satisfazer a Estrela e qual a razão pela qual não meteu o adolescente filho dela na primeira divisão juvenil  do clube - mesmo que o puto tenha dois pés canhotos ! Resolvia os pesares da Grã-Estrela e, sobretudo, os problemas financeiros dos Águias.

O Nuno da Rocha que me perdoe este "finale", mas nem só de sinfonias vive um empenhado blogue.



Resultado de imagem para fotos ou imagens do jovem compositor português Nuno da Rocha      Resultado de imagem para fotos ou imagens do jovem compositor português nuno da rocha        Resultado de imagem para fotos ou imagens de madonna




Aguardo confiante os comentários do Nuno da Rocha,

o sempre esperançado Leopardo  



  

Sem comentários:

Enviar um comentário