Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Rodas Gigantes e Rodinhas

Já teclei neste blogue por mais de uma vez que Woody Allen, realizador e actor, é capaz de tudo menos de fazer filmes abaixo do bom. Alguns desses filmes são mesmo obras ímpares da cinematografia mundial, no patamar dos "capolavori"  de Orson Welles, Francis Ford CoppolaFederico Fellini, Visconti, Jean Renoir (realizador e neto do pintor), François Truffaut, Almodovar, Misogushi, Ingmar Bergman, "ed altri tanti" .
A arte de W.Allen joga-se num fio de navalha afiado, pois a crítica e a sátira social impiedosa entretece o drama, a anedota e as neuroses autobiográficas. E, em minha opinião, fazer rir é mais difícil que fazer chorar.
Situa a sua mais recente obra em Coney Island, ilha nos arredores de New York, na década de 50 ( Coney Island uma espécie de Feira Popular nas piores cores do mau gosto ianque ). Trata-se de um drama, - talvez pudesse ser uma peça teatral - uma metáfora moral, salpicada de um humor corrosivo, servida por um elenco de actores excelentes - Kate Winslet (a do "Titanic"), Jim Belushi, Justin Timberlake, Juno Temple e outros óptimos interpretes a representar personagens secundários, drama jocoso no qual nos perguntamos quantos personagens serão mortos no final da película.
Não admira que Woody Allen seja mais apreciado no estrangeiro que nos States . Nenhum personagem, nas suas contradições, nevroses, alçapões sombrios, escapa incólume.

E esta metáfora moral ácida pode perfeitamente servir de partenon aos acontecimentos nos quais vivemos imersos a nível mundial.

O Banco Mundial sobe a previsão de crescimento económico da República Popular da China para 6,8 % em 2017 ("CM" e "Destak" de 19Dez.17).

O Japão executa 2 condenados à morte, julgados por homicídio ( no que acompanha, por exemplo, a Justiça nos EUA, na Arábia Saudita ou na Turquia ) ("CM"19Dez.17).

A Administração dos EUA considera a República Popular da China e a Rússia de Pútin "potências revisionistas" ("I"19Dez.17) ( o que vindo de um país com uma Administração nazi ou neo-nazi, talvez possa ser entendido como um elogio ). 
Porém, pelo sim pelo não, o Vice-Presidente dos EUA adia a visita a Jerusalém para Janeiro de 2018 ("Expresso"19Dez.17). Percebe-se: quem tem cu tem medo !

Tropas da Coreia do Sul disparam "tiros de advertência" contra a Coreia do Norte, depois de um soldado do Norte ter desertado para o Sul e de oficiais do Norte se terem aproximado da fronteira para observar ("CM"21Dez)

Sebastián Piñera foi eleito Presidente do Chile pela segunda vez. Tem 67 anos, uma fortuna estimada, pela revista "Forbes", em 2,7 mil milhões de dólares, veste a camisola política conservadora do centro-direita, é o candidato dos empresários e investidores privados - ou seja, do Grande Capital (Wikipédia,19Dez.17).
O "Público" e o "J.Not." (19Dez.17) deram a notícia que Cristiano Ronaldo está a financiar a construção de um hospital pediátrico no Santiago do Chile de Piñera, notícia que é negada pelo próprio CR7 ("I"20.Dez.17). Afirmações e desmentidos veiculadas levianamente que só contribuem para o descrédito já muito abalado dos "mírdias" .

Em França a Amazon é processada por práticas comerciais ilegais (J.Econ.19Dez.17) .

Após queixa da Associação Profissional de Taxistas de Barcelona contra a UBER , o Tribunal Europeu decretou que os Estados da UE deverão legislar sobre a UBER , uma plataforma intermediária dos serviços de transportes ("DN"21Dez.17)

Acusações  de assédio e armazenamento de material pornográfico afundam Damian Geen , político da ala conservadora, número dois da 1ª Ministra britânica Theresa May , que se viu obrigada a demiti-lo ("I"21Dez.17).
A Direcção da "Raríssimas" suspende Paula Brito da Costa por "ilícito laboral" ("J.Eco"21Dez.17 ; quando a Paula escorrega para a mó debaixo o "e" nobre escorrega  para o "da" plebeu).
Aumentam as detenções por abuso sexual e violação entre os jovens portugueses ("JNot."20Dez.17).

Os Concertos de Fim do Ano no Terreiro do Paço, em Lisboa, vão ter barreiras e revistas da PSP ("DN"19Dez.17), o que só pode ser considerado como medidas para assustar e desmobilizar.

O Presidente Piú-Piú da Costa promete continuar a lutar pela "verdade no futebol" ("Público"20Dez.17) , o que, vindo de quem vem, é compreendido como uma ameaça à tranquilidade bastante assediada da atmosfera desportiva.

O "tio" Santana Flopes considera o encontro do "tio" Rio com Escavaco Silva - ou seja, o encontro entre a surdez política eternamente zangada e a doença de Alzheimer a galope - como constituindo um encontro de "muita relevância" ("Público"21.Dez.17). O que significa que o "tio" Flopes quer substituir o mafioso aparvalhado Brilho de Cascalho no anedotário nacional.

As únicas boas novas vêm da luta.

Salvador Sobral pode passar o Natal em casa ("I"20Dez.17).

Num momento em que Administração Privada dos CTT ameaça fechar 300 balcões, prejudicar a distribuição do correio em todo o País, despedir mais de um milhar de empregados, Jerónimo de Sousa defende que os CTT devem ser alvo de "intervenção pública" , quer dizer, inteiramente renacionalizados ("Público" e outros periódicos de 21.Dez.17).

Trabalhadores da antiga fábrica Triumph em Sacavém, encerrada em Agosto de 2016, readquirida em Setembro desse ano pelo Fundo Suiço Gamax Capital - que entretanto investiu um milhão de euros na unidade localizada em Sacavém -, concentram-se em Lisboa, hoje, para defenderem os seus direitos : estão em risco 150 a 500 postos de trabalho ! 

Resultado de imagem para fotos ou imagens do filme "Roda Gigante" de Woody Allen         Resultado de imagem para fotos ou imagens de Salvador Sobral



Resultado de imagem para fotos ou imagens dos CTT    Resultado de imagem para fotos ou imagens da fábrica Triumph em Sacavém   



E despeço-me da rapaziada amiga,

puxado por 160 renas a gasóleo, 

que um Leopardo amanda muito peso !

Sem comentários:

Enviar um comentário