Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

domingo, 10 de dezembro de 2017

O Som e a Fúria & Buda - I Bobine

Vai um filme, "Lucky" ( "Feliz", "Felizardo" ) , realizado por John Carroll Lynch e protagonizado por um elenco de belíssimos actores, nos quais destaco o espantoso Harry Dean Stanton ( do qual talvez se lembrem no magnífico "Paris, Texas", realizado por Win Wenders, Palma de Ouro, no Festival de Cannes, em 1984, que traçava um retrato devastador sobre a solidão humana ), filme "Lucky" que Vos aconselho vivamente, até porque a beleza das suas imagens, do seu ritmo sincopado, dos personagens esboçados é difícil de retroverter para uma escrita tão chã como a minha.

Digamos que a película narra a estória de um homem - onde despontam inúmeras notas biográficas do actor Harry Dean Stanton - que se sente perto da morte, que não crê em qualquer deus ou sentido para o Universo e que enfrenta a inexorável Parca com a coragem do seu humor. Por irónico sentido dos acontecimentos Harry D.S. morreu de "causas naturais" na Black Friday, a 8 de Dezembro.2017, num hospital de Los Angeles, aos 91 anos !

David Lynch não poupa elogios a Harry D.S. : "Era um grande actor - mesmo para lá de grande - e um grande ser humano"; qualquer filme onde entrasse, mesmo num papel secundário (muitos deles) "era sempre um filme que valia a pena". Outros críticos cinematográficos de nomeada alinham pela mesma bitola.
As interpretações de Harry Dean Stanton podem ser encontradas em películas como "O Padrinho - Parte II" (1974), "Do Fundo do Coração" (1984, ambos de Francis Ford Coppola) , "Alien, o oitavo passageiro" (1979, de Ridley Scott) and so on.
Harry D.S. , com David Lynch , participou nas obras "Coração Selvagem" (1990), "Twin Peaks: os últimos sete dias de Laura Palmer" (1992) e "Uma história simples".

A película "Lucky" parece uma paráfrase do shakespeareano "O Som e a Fúria" - cegos conduzidos por um cego para um abismo sem qualquer significado - paráfrase retomada por William Faulkner  (autor do Estado do Mississipi, sul dos EUA, ideologicamente conservador, Prémio Nobel em 1949)  que com ela intitulou o seu romance "O Som e a Fúria", romance no qual grande parte da ficção é descrita por um demente a partir das imagens visuais que se associam embora sem qualquer significado racional. As primeiras cerca de 20 folhas - o que ocorre num campo de golfe tal como o demente as vê - tornaram-se um clássico da literatura mundial.
A isto, "Lucky", Lynch e, sobretudo, Harry Dean Stanton, acrescentam um humor ora irónico ora corrosivo, onde um homem no termo da vida, amedrontado pela Parca cega, aceita, aceita... Nunca saberemos exactamente o quê. Abrir-se a uma última paixão com uma viúva cinquentona, meio mexicana, meio norte-americana, ou a uma paixão com uma afro-norte-americana, empregada num bar-restaurante, - ele que "só a levanta direita uma, duas vezes por ano" - ou assemelhar-se a uma tartaruga, macho!, que hesita entre deixar-se morrer no deserto esmagada pela sua metafórica carapaça ou retornar para um convívio com um ser humano.

É evidente que a dupla neonazi Administração Trampas-Estado Sionista de Israel não fazem mais que confirmar as previsões niilistas de Harry D.S. : Israel bombardeia - com o armamento nuclear dos "States" - posições militares do Hamas em Gaza, ferindo dezenas de pessoas ("J.Eco" 9Dez.17) ; as decisões da Administração Trampas não estão de acordo com as resoluções do Conselho de Segurança da ONU ("Expesso"9Dez.17); a Conselheira do Trampas para o Médio Oriente vai deixar a Casa Branca !

Além da excelente obra "Lucky" a outra única boa notícia que possuo para Vos reportar é que  já realizaram o transplante do coração a Salvador Sobral . Que o Olimpo o proteja !...


Resultado de imagem para fotos ou imagens do filme "Lucky"     Resultado de imagem para fotos ou imagens do filme "lucky"    Resultado de imagem para fotos ou imagens de Salvador Sobral




Saudações fraternas,

confiantes na luta colectiva,

do Leopardo   

  
    

Sem comentários:

Enviar um comentário