Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

domingo, 14 de maio de 2017

O Rescaldo de Fátima

Devo confessar que este fim de semana está a decorrer mui razoavelmente : o Salvador Sobral ganhou o Festival da Eurovisão, facto que chove pela primeira vez no rectângulo nacional e ilhas, a interpretar magnificamente, em língua portuguesa, um poema e uma música romântica ("Amar pelos Dois") da sua irmã, Luísa Sobral; eu, leopardo das eras glaciares, vi o meu clube ganhar o caneco do "futebolês" pátrio - o Tetra - e juntar no "Marquês" cerca de 600.000  fãs; nas minhas deslocações não fui obrigado a transitar pela dita praça lisboeta; tive a fortuna de não ser visitado por nenhuma Virgem nem por nenhum dos 3 beatificados e santificados Pastorinhos; o Papa Francisco (Chico para os íntimos) felizmente abandonou enfim o aeroporto militar de Montereal , num avião especial da Alitália , e levou com ele a Guarda Suíça e o Papamóvel de vidros duplos, à prova de metralhadoras e granadas, só devendo regressar daqui a um ano para controlar as caixas de esmolas e as oferendas; Sua Excelência Excelentíssima, profe Martelo reuniu confidencialissimamente com o Santo Padre, mas "nem às paredes confessa os triqui-triquies trocados" (haja deus!...) ; ninguém foi obrigado a gramar as delirantes declarações do sr. Brilho de Cascalho, designado por escárnio do Olimpo presidente do honrado clube do Zpórting; o "mister" JJaiJesus foi acometido por uma maleita de modéstia, única na sua carreira - depois de ter "vencido" o Belenenses por 1 a 2 , o que não acontecia faz 62 anos, desde a época do saudoso Matateu - declarando que a sua equipa não esteve à altura do seu real mérito, embora só ela cavalgasse à desfilada no relvado.

Enfim, um fim de semana quase perfeito, em que continuei a ter dinheiros para jantar, beber meio litro de tintol, saborear pudim flim. Faltou-me apenas o mais importante: a minha parentela - leopardezza bela de tombar, filho, filha, 6 netos (os mais inteligentes, alunos superlativos, campeões no desporto, subjectividades à parte) - não me telélézaram ou emailaram  a dizer o que quer que fosse. Paciência, perfeitas só as divindades do Olimpo...

É claro que o apalhaçado Donald Trampas considerou que há muito não lhe entrava mosca na cavidade bucal portanto era necessário botar para o exterior uns disparates, os quais não se fizeram esperar : que a Coreia do Norte "tinha disparado mais um míssil nuclear, o qual tinha posto em risco as fronteiras russas" ( a criatura guindou-se a "gendarme" planetário... ).
Vladimir Putín desmentiu-o de imediato, afirmando que o míssil tinha caído a 500 quilómetros da fronteira russa e não tinha envolvido perigo nenhum para o território russo ( é amplamente conhecido o patriotismo russo quando se trata de ameaças às suas terras ).

Consequência colateral benéfica do triunfo de Salvador Sobral e da Luísa Sobral é que hoje a RDP/Antena 1 redescobriu a espantosa Mariza - que já cantou no "Carnegie Hall" (em NY), na "Salle Pleyel (Paris), na Ópera de Sidney ; que vendeu 1 milhão de discos - a cantar espantasticamente, na sua via própria, "É preciso perder para depois se ganhaaar/ é preciso arriscaar".
Redescobriu Marta Pereira da Costa a tocar soberbamente guitarra portuguesa (instrumento considerado dificílimo por qualquer músico de craveira maxi; não é verdade Luísa Amaro ?!...), a qual Marta PC incluiu generosamente no seu tempo de antena cantores consagrados como Helder Moutinho e José Quaresma.
A guitarrista Marta deixou-me ansioso por ir ouvi-la ao Teatro Tivoli, no dia 31 de Maio.2017, onde estará acompanhada, entre outros, por Dulce Pontes ( a única cantora portuguesa que pode arriscar cantar Amália e permanecer genuinamente original ), por Rui Veloso, espectáculo no qual Marta apresentará novidades musicais do seu próprio reportório.

Existe quem me pergunte o que vai sucedendo no Teatro Municipal Joaquim Benite ( TMJB ). Lamentavelmente não posso incluir o seu actual reportório nesta maré de bons sucessos. O director Rodrigo Francisco, que realizou possivelmente uma das encenações mais aceitáveis da peça "Migraaaates", do dramaturgo romeno Matéi Visniec, insiste em dar a palavra política ao referido Visniec, numas palestras antes dos espectáculos, não entendendo que Visniec serve nas palestras um revisionismo requentado, velho e relho na União Europeia do Grande Capital.

A patetice do dramaturgo romeno assenta na ideia de que os emigrantes das Áfricas virão modificar suavemente, sem luta, a Europa do Grande Capital por um processo de miscigenação, impregnando a cultura europeia de outros e melhores valores.
Alguém deveria explicar ao politólogo-dramaturgo romeno (e, pelos vistos, ao Rodrigo Francisco), que os refugiados, longe de impregnar a cultura europeia, capitalista, com seus valores, serão dominados pelo Grande Capital , pelos salários de miséria, pelas condições de trabalho, saúde e escolaridade vizinhas da escravatura.
Alguém deveria explicar por miúdo ao romeno que Portugal é o único País da Europa "Ocidental" que realizou e viveu uma sublevação popular, e não apenas um golpe militar, com um Partido Comunista e outra forças políticas e sindicais democráticas com um histórico ímpar e respeitado a nível mundial. 

Joaquim Benite tinha estampado no seu gabinete de trabalho um enorme cartaz com a fotografia de José Staline.  Das duas uma : ou Benite o fez por uma sincera admiração ( que poderia enganar-se, porém que era genuína e coerente ) ; ou correspondia a uma táctica de diversão ( que apoucaria a verticalidade e a coerência de Benite ). Espero que Joaquim Benite não esteja às voltas na tumba com os caminhos que o Teatro que nos legou está a trilhar...

Em regra como as tolices nunca andam sós, Gonçalo da Câmara Pereira do PPM piroetou em sapatilhas de ballet para magestaticamente lavrar que quer Assunção Cristas na presidência da Câmara de Lisboa, pois Lisboa precisa de uma presidenta que use uma saia larga ou, até, umas calças, pois Lisboa não pode ser dirigida por alguém que ande a fazer "jogging" de fato de treino ou por alguém que se enfarpele com uma saia travada ( sic! ).
Este monárquico "designer" de moda, costureiro, não esclareceu se buscava raízes genealógicas num descendente obscuro do rei D. Carlos ou em Don Duarte Nuno, alegria das risotas e pilhérias do Colégio Militar que adoravam ver as palavras borbotar-lhe dos lábios como lhe brotavam dos neurónios: aos tropeções...  

     
  Resultado de imagem para fotos ou imagens de Salvador Sobral e da sua irmã  Resultado de imagem para fotos ou imagens de Marta Pereira da Costa
 Resultado de imagem para fotos ou imagens de Mariza  Resultado de imagem para fotos ou imagens de Dulce Pontes


Cada vez mais confiante

perante estes aconteceres contraditórios

o Vosso Leopardo
    

1 comentário:

  1. Boa escrita esta tua. Fico-te grato pela informação, embora indesejável, sobre as escolhas do atual director do Teatro Municipal de Almada. Almadense filho adoptivo, é com um sentimento de revolta que vejo essas traficancias ideológicas numa terra que antes e depois de Abril sempre apoiou e reconheceu as lutas dos comunistas, sempre maioritariamente os elegeu nos órgãos autárquicos. Geringonsices!...

    ResponderEliminar