Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Correcções & Offshores

Esta minha cabeça de Leopardo velho ainda vai assustando muita gente, mas a memória falha. Então não é que prometi voltar ao tema dos "offshores" na última edição do blogue e óspois me olvidei !?... Sacanas dos "offshores", até das "pantalhas" se eclipsam !... No entanto, considero úteis estas minhas intermitências da memória, dado que me inclinam para a humildade de duvidar e rever os juízos que vou emitindo.

O actual Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Rocha Andrade e o ex-titular da mesma pasta, Paulo Núncio têm audições marcadas na AR, mas, tirante os tontos do senhorito Montenegro ("boss" da bancada parlamentar do PSD) e da senhorita Assunção Cristas , de crista crescentemente entumescida, (momentaneamente "bossa" da bancada parlamentar do CDS/PóPó) ninguém acredita seriamente que os supra-citados titulares da pasta dos Assuntos Fiscais bolsem revelações surpreendentes.
Até porque o dr. Núncio (com nome de cavaleiro habituado a cavalgar toda a sela) já foi avisando que 10 mil milhões de €uros surripiados aos cofres do Estado constituem uma soma respeitável, porém, as entidades que as fizeram sumir é natural que o façam, pois são entidades privadas que buscam os maiores benefícios para os seus honrados proventos com o melhor suor das suas meninges e das meninges dos economistas e advogados sob a sua chibata. E se o pilim destes esforçados mega-empresários se raspa das nossas praças para outras paragens irá, com prejuízo das negociatas cá nos burgos lusos. Se o carcanhol em transito é deles ou do Estado (isto é, dos contribuintes "simplex") isso já são contas de outros rosários que não lhes compete moralmente julgar. Os "paraísos fiscais" é que são certos, seguros, de cofres sempre abertos para deixar entrar, e directores executivos sempre encerrados para a Comunicação Social. Enfim, um assunto para lidar com pontas.
E, ainda mais óspois, ninguém considera exequível, juridicamente constitucional e éticamente exigível que o dr. António Costa tenha que expor os SMS do seu télélé. Será que por ser uma figura importante do Estado também tem que revelar as conversas havidas à mesa do café ou sonhadas nas suas almofadas de penas por versarem sobre matérias do Estado??!...
Até porque consta que os telemóveis "dernier cri" das bancadas parlamentares do PSD e do CDS/PóPó têm andado numa fona, a caminho de uma certa lavandaria a seco na zona de São Bento. Decerto para serem benzidas...

De seguida quero corrigir um erro desta minha memória dura de Leopardo velho. Afirmei numa das edições patrásmente do meu blogue que os Soares, pai e filho, se tinham despenhado na Lunda ( nordeste de Angola) com uma avioneta pejada de diamantes e marfim. É inexacto. Foi apenas João Soares foi na Jamba (sul de Angola).
Duvido que a inteira notícia melhore a coisa no seu significado político e moral.
A queda da avioneta, um Cessna, deu-se a 23 de Setembro.1989, no regresso de João Soares de um Congresso da UNITA onde tinha participado como convidado, acompanhado por Rui Gomes da Silva (psd) e por José Luís Nogueira de Brito (cds-pópó). O Cessna, pouco depois de levantar vôo, embateu numa árvore e despenhou-se em chamas. João Soares ficou entre a vida e a morte (ia no "cockpit"), os outros dois deputados sofreram ferimentos ligeiros.
João Soares recuperou após vários meses de internamento e convalescença num hospital da Pretória do Apartheid.
Segundo declarações de Maria Barroso "foi o pior dia da sua vida e o mais marcante dos 10 anos que passou em Belém; nem reconhecia o filho no hospital de Pretória". 
Mário Soares, Presidente da República na época, naturalmente não acompanhava o filho e só o terá revisto depois da sua mulher.
Aos descendentes de João Soares apresento desculpas pelas inexactidões.

Contudo, não creio que o acontecimento assuma um contorno político menos carregado. Antes pelo contrário. Jonas Malheiro Savimbi, vulgarmente conhecido por "Galo Negro" (nato a 3.Ago.1934, em Munhango, Bié; morto a 22.Fev.2002, no Lucusse, Moxico) foi o chefe incontestado da UNITA durante mais de 30 anos, exerceu um poder terrorista mesmo sobre as populações negras e mestiças da sua zona de actuação, a Jamba, foi apoiado pelas Administrações dos EUA ( recebido na Casa Branca pelo Bush pai),apoiado por Israel, apoiado pelos regime do Apartheid da África do Sul, por Mobutu Sese Seko do Zaire, por Kenneth Kaunda da Zâmbia, pelo rei Hassan II de Marrocos.
"o Galo Negro" Savimbi foi acusado com insistência e abundantes sinais de credibilidade de ser informador da CIA e da PIDE( recebeu mais do que uma bolsa para estudar enfermagem e medicina nos EUA ) e a sua actividade terrorista - que nunca aceitou os resultados das eleições mesmo depois da libertação do jugo colonial português - sempre foi um forte contributo para dividir e enfraquecer o MPLA

Por hoje é tudo, após mais uma declaração do apalhaçado Donald Trampas de que os EUA jamais admitirão que exista uma potência militar e nuclear mais forte do que a do seu país. Porém de intenções está o inferno cheio. Adolf Hitler imaginava o mesmo...  



Resultado de imagem para fotos ou imagens de Paulo Núncio Resultado de imagem para fotos ou imagens de Rocha Andrade 



Saudações confiantes na luta colectiva organizada

do Leopardo
   
      

Sem comentários:

Enviar um comentário