Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

sábado, 4 de fevereiro de 2017

Afinal os Russos já não vêm aí... afinal os Russos já não são o que foram... Gaita!...

A Administração Donald Trump abriu o mês de Fevereiro a ameaçar o Iraque. O pretexto foi que este terá realizado um suposto ensaio nuclear. De caminho e para não perder o balanço, exigiu que a União Europeia pague um novo muro que as empresas norte-americanas tencionam construir na Europa para a protegerem do Leste.

José Eduardo dos Santos declara que ele mesmo e a mana Isabel não se candidatarão à Presidência da República Angolana , mas indicarão a pessoa de João Lourenço. Um tal "rapper" Luaty Beirão ( não, não é licor que se beba, embora esteja muito nas boas graças do BE ) comenta, aos micrós da RDP/Antena 1, que isto, não sendo o que é preciso, constitui um passo positivo no caminho certo ( convenhamos que, precedido de tal indicação e de tal comentador, o senhor João Lourenço não fica decorosamente abonado ).

Na senda das notícias nefastas, o "Expresso" ameaça publicar uma obra biográfica, magna, sobre Stálin, com um prefácio introdutório de Paulo Portas.
Aventuro eu que um dos vulcões das aldrabices eruptivas utilizadas no folhetim do "Expresso" deverá ser o "russólogo" Zé Milhazes, a residir em Moscovo, creditado como jornalista-correspondente-investigador, cargo para o qual reúne qualidades estupendáças : uma estupidez redonda, sem ponta por onde se lhe pegue; uma ignorância abissal; um sotaque português que recheia todas as palavras que profere com "axins", o que, vertido para russo, dever ser um "geiser" de divertimento imparável ( ao lado do Milhazes, Carlos Fino ergue-se como um Sábio grego da época de ouro ).
O folhetim magno garante que o Governo Putin se entende com a Administração Trump, pois ambos estão de acordo que a violência familiar é saudável e pedagógica desde que exercida com amor e segundo as tradições culturais de cada país.

Esmiuço agora aquilo que na última edição do blogue resumi sob a designação de União Soviética :   
- 30.Dez.1922 - Tratado sobre a formação da URSS. Fazem parte: RSFSR (Rússia), RSS Ucrânia, RSS Bielorússia, a República Federativa Socialista Soviética da Transcaucásia ( constituída pela RSS Arménia, RSS Azerbaidjão, RSS Geórgia )
- 1925 - entram a RSS do Uzbequistão e a RSS do Turkmenistão
- 1929 - entra a RSS do Tadjiquistão
- 1936 - entram a RSS do Cazaquistão e a RSS da Kirguízia. A Geórgia, o Azerbaidjão e a Arménia passam a fazer parte directamente da URSS ( antes faziam parte da RSFS da Transcaucásia, que assim foi dissolvida )
- 1940 - entram  as RSS da Moldávia, Letónia, Estónia, Lituânia ( situadas junto ao Mar Báltico ). Assim, a partir de 1940, a URSS é constituída por 15 Repúblicas Socialistas Soviéticas.

A URSS foi totalmente dissolvida em 25 de Dezembro de 1991 ( dia de Natal no mundo "Ocidental" ... ), data na qual a Rússia proclamou  a sua soberania, porém, antes disso, já todas as outras Repúblicas tinham declarado a sua independência.
A compreensão dessa dissolução exigiria outros amplos esmiuçamentos. Bastará recordar que não se tratou de uma "implosão", como é propalado com frequência pelos "mírdia", mas da conjugação da traição interna, na qual desempenharam um papel importante os círculos ligados a Gorbachov e à sua concepção de "perestróika" ( o populismo de "mais poder aos soviétes" ) com a pressão e a corrupção do Grande Capital "cowboy," da CIA e das agências de espionagem "ocidentais", da RFA de Helmut Kohl, dos serviços e correio diplomático do Vaticano que circulavam liberalmente dentro da URSS.
Agradeço a colaboração do camarada José Oliveira, sem a qual estes esmiuçares não teriam sido teclados.

Na atmosfera das nebulosidades e populismos em que hoje vivemos é adequado chamar a atenção para o paradoxo colocado pelo professor Martelo, à testa dos destinos do Reino Rectangular Nacional, à beira do Atlântico plantado : "são louváveis os avanços económicos e sociais realizados pela Geringonça e louvável a crítica, profundamente negativa, que o PSD e o CDS/PP fazem a estes supostos avanços, pois ambos os lados cumprem o seu papel".
Terei percebido bem?... São louváveis os progressos reais e a sua negação retórica?... Ambos ??... Confesso que a minha limitada inteligência humana não é capaz de abarcar uma vastidão de pensamento tão colossal !...

A nível nacional, o País vive há dias suspenso da inquietação sobre se o SCP vencerá o FCP ou o contrário, e se o SLB oscilará ou não frente ao Nacional da Madeira , tendo Rui Vitória, depois de dois desaires, passado de "bestial" a "besta".
E para os que pensam que estas matérias do "futebolês"não são política, social e culturalmente relevantes proponho-lhes a indagação simples: quem é mais conhecido a nível planetário - o Cristiano Ronaldo ou William Shakespeare?
E nem me dou ao trabalho de sugerir uma resposta !!!



Resultado de imagem para fotos ou imagens do muro de berlim Resultado de imagem para fotos ou imagens do muro entre os EUA e o México

Resultado de imagem para fotos ou imagens de José Milhazes Resultado de imagem para fotos ou imagens de Luaty Beirão

Resultado de imagem para fotos ou imagens de Cristiano Ronaldo      Resultado de imagem para fotos ou imagens de Shakespeare


Saudações fraternas,

confiantes na luta colectiva, organizada,

do Leopardo
     

Sem comentários:

Enviar um comentário