Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

sábado, 21 de janeiro de 2017

Trampas

Um modesto autor de blogues põe e Donald Trump dispõe. Assim, contrariamente à minha vontade de suspender estes escritos por alguns meses para me dedicar a vôos de ficção, a ainda mais perigosa situação internacional criada com as forças políticas norte-americanas agrupadas em torno do apalhaçado Trump ( versão teatral de um Pato Donald nazi ) força-me a voltar ao comentário do blogue.

De facto, o discurso da tomada de posse do novo ( 70 anos !) Presidente dos EUA reveste-se dos perigos já anunciados: que vai restituir aos EUA a sua perdida ( ? ) grandeza; que vai reforçar o poder bélico dos "States"; reforçar as suas fronteiras; reformar a NATO, que se tornou obsoleta; passar a China para inimigo principal, em lugar da Rússia (calculo que isto nada tem a ver com as meninas eslavas que encomenda à Rússia para sessões de "chuva dourada").

 No coice destes discursos, tudo indiciando de péssimo, a França de Hollande a pôr-se caricatamente em bicos de pés pronta a desfilar na linha da frente da NATO recauchutada; o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva (ex-Maio 68, ex-esquerdista, que se vangloria de ter retirado o monopólio do combate ao salazarismo ao PCP, filiado no PS desde 1990, actualmente membro da Comissão Política do PS, que comparou o forum Concertação Social "a uma feira de gado") a asseverar que não enxerga qualquer objecção à nova Administração dos EUA, país onde residem milhares de emigrantes portugueses. 

Entre as notas negativas no rastilho da tomada de posse do Trampas, surpreenderam-me alguns comentários de portugueses na RDP- Antena 1 : uns exaltados a exigir que se respeite o que a criatura está a afirmar, daqui a 4 anos logo se constata se cumpriu, até porque se está a assistir a uma campanha mediática que projecta uma caricatura da personagem dado que não é possível existir um ser humano assim; ou algumas senhoras que vêem com muito bons olhos o novo presidente, pois o nóvel presidente até já contratou mulheres para redecorar salas da Casa Branca e dos seus relvados.

Sinais positivos? Claro que sim. Ouvintes da Antena 1 a chamarem a atenção para a escalada da ideologia nazi e belicista, da qual Trump é a bandeira em tons populistas; ou as desassombradas declarações de um investigador português a trabalhar nos EUA em investigações de ponta - o qual tomou a iniciativa, a partir de Washington, de entrar em contacto com o programa da Antena 1 - para afirmar e enviar imagens das manifestações de protesto, nas ruas, contra o empossado e a sua ideologia, de cidadãos norte-americanos e de emigrantes. No seu caso pessoal, os cortes financeiros já estavam a golpear o seu sector de investigação e - apesar de os "republicanos" possuírem a maioria no Senado, nas duas Câmaras e nos Supremos Tribunais - estava satisfeito pela quantidade de manifestantes, pois esta Governação actual tem que ser vigiada e contestada diariamente nas ruas.

E nem teclarei sobre um piqueno epifenómeno da violência trumpesca,  os senhores Bruno de Carvalho e Jorge Jesus, um dos mandatários da sua próxima candidatura à Presidência do SCP, que ameaçam o Sporting e o desporto nacional de se eternizarem mais uns anos no poder, sendo do conhecimento público que o grande clube não tem dinheiro para indemnizar o "míster" e, com os seus recentes êxitos, nenhum clube nacional ou estrangeiro abrirá os braços às pretensões desmedidas do desbragado treinador. 


Resultado de imagem para fotos ou imagens do presidente Donald Trump Resultado de imagem para fotos ou imagens de Augusto Santos Silva  
                           Resultado de imagem para fotos ou imagens do presidente do SCP


Saudações confiantes na luta colectiva,

organizada democraticamente,

o Leopardo
   

Sem comentários:

Enviar um comentário