Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

domingo, 22 de janeiro de 2017

Que Viva Cuba Fiel a Fídel

No dia 21 de Janeiro.2017, no rescaldo da tomada de posse de Donald Trump, fui ao Forum Romeu Correia, em Almada, a uma sessão de esclarecimento, homenagem e apoio à Cuba fiel a Fídel.

Acontecimento que se iniciou de manhã e se prolongou até às 19 h da tarde, com o Auditório Fernando Lopes-Graça (o maior do Forum) meio-cheio, rico de informações e de entusiasmo, a sessão teve os seus momentos altos nas vibrantes intervenções da Senhora Embaixador Johana Tablada de la Torre, especialmente arrebatantes quando se desviava do texto escrito para, por exemplo, contar como retorquira ao Secretário de Estado dos "States" - quando este intentava impôr condições a Cuba em troca da mitigação do bloqueio - que Cuba e o seu Povo não admitiam receber ordens e exigiam ser tratados como parceiros, em estatuto de igualdade.

Não me é possível reproduzir o retrato lá traçado da Cuba fidelista e dos enormes progressos que o seu heróico Povo tem realizado depois da Revolução nas áreas económicas, sociais, da cultura,"Ilha da Liberdade" onde "nenhuma criança dorme ao relento", onde nenhum dos seus habitantes deixa de receber escolaridade e instrução, onde nenhum dos habitantes, mesmos nos pontos mais recônditos do território, fica sem assistência médica e medicamentosa.

Não foram escondidas debilidades e erros cometidos pelos revolucionários, nem o incumprimento por parte da Administração norte-americana do tão propalado "fim ao bloqueio" de Barac Obama, nem se gastaram muitos minutos para insistir nos inúmeros ataques terroristas, tentativas de invasão, atentados contra os revolucionários mais destacados e o líder carismático Fidel, atentados biológicos e químicos contra o País ou que Guantámano continua ocupada ilegítimamente, à luz do Direito Internacional, pelas tropas yanques.

O PCP deu uma forte contribuição para o esclarecimento da Revolução Cubana e das suas contribuições originais para o processo revolucionário mundial através dos seus deputados António Filipe (com intervenções muito destacadas na AR), João Lopes (jovem combatente aguerrido no Parlamento Europeu), Ângelo Alves (membro da Comissão Política, do CC, do PCP) e o secretário-geral Gerónimo de Sousa só terá falhado o evento por compromissos da sua agenda assumidos anteriormente.
João Lopes forneceu esclarecimentos preciosos acerca dos processos eleitorais democráticos da Cuba Revolucionária, onde nenhum dos candidatos é proposto pelo Partido Comunista Cubano, mas, sim, por Assembleias Populares. António Filipe, um tanto espartilhado pelo tempo disponível, sublinhou as condições gerais da resistência, da luta e das contribuições internacionalistas dos Cubanos. Ângelo Alves sublinhou as limitações do "fim do bloqueio", a ocupação ilegal de Guantámano, a sofistificação dos "mírdia" a esconder e tergiversar sobre os progressos da Revolução Cubana, as suas conquistas no campos científicos, as contribuições da Revolução Cubana para o internacionalismo na América Latina, nomeadamente à Revolução Cubana.

A assistência presente participou entusiasticamente na condenação da eleição e discurso de posse de Donald Trump, nos triunfos da Cuba Revolucionária, no apoio cubano à Revolução Venezuelana e aos processos democráticos em curso na América Latina. A mesa que ajudou a coordenar os trabalhos dirigiu com êxito esforçado as intervenções entusiasmadas, com relevo para Augusto Fidalgo, Armanda Fonseca e Pedro Noronha, que destacaram nova Sessão-Festa de Apoio a Cuba na Voz do Operário, dia 27 de Janeiro.2017, onde actuarão músicos e bailarinas cubanas. 



Resultado de imagem para fotos ou imagens de Fidel Castro    Resultado de imagem para fotos ou imagens de Fidel Castro Resultado de imagem para fotos ou imagens de Johana Tablada de la Torre     Resultado de imagem para fotos ou imagens de Johana Tablada de la Torre


Saudações calorosamente luso-cubanas 

do Leopardo            

Sem comentários:

Enviar um comentário