Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

segunda-feira, 30 de julho de 2018

Nhá Cretcheu

Esta reflexão deve-se à colisão fortuita de três acontecimentos parcialmente diversos: o primeira, foi um dos titiões mauzões-ões-ões-ões, patrões-ões-ões-ões da nossa Comunicação do "Socialyte", o Boss Balsemão-ão-ão nos ter impingido na íntegra, durante 2 intermináveis horas, as opiniões do deputado Luís Tenebroso ( aquele que imagina que lidera a bancada parlamentar do psd na AR, enquanto outros Rios mais fundos escavam por debaixo... ) ; o segundo, foi Sua Excelência Excelentíssima , patrão que nos desgoverna nesta barca em ondas atlânticas procelosas, não ter encontrado nada melhor, na degenerescência dos seus neurónios atacados pelo Alzheymar, do que declarar que a Cimeira a decorrer em Cabo Verde será a ocasião ideal para relançar o processo dos Países da Comunidade de Língua Portuguesa , quando é sabido que português nascido no Quadrilátero Sagrado e Ilhas não entende patavina de crioulo ( se não tiver tido umas ajudas nas covas e momentos certos... ) ; o terceiro, foi que eu ingeri uma garrafa de água com detergente para a loiça, detergente completamente invisível mesmo para os olhos de um leopardo ibérico : sobrevivi, toda a minha tubagem interior, desde a cavidade bucal até ao recto, terá decerto ficado mui asséptica, sem pegadas de mini-mini-vírus, porém não recomendo a experiência a ninguém ( mesmo a título de investigação ) pois instalou-se-me uma dor persistente numa omoplata, rebelde até a anti-inflamatórios conceituados, dor que me suscita ideias malévolas de vindicta, sobre... sobre... todo o planeta que me circunda ( foi, aliás, esta dor do Maligno que me impediu de obliterar as opiniões do referido deputado Tenebroso ).

De forma que a única ideia decente que me ocorreu para tirar esforço de tanto disparate foi escrever um pouco sobre "a diva dos pés descalços" , "a rainha das mornas e coladeiras", nascida no Mindelo a 27 de Agosto de 1941 e falecida na mesma cidade a 17 de Dezembro de 2011 com um diagnóstico de "insuficiência cardiorespiratória aguda e tensão cardíaca elevada". É óbvio que estou a teclar sobre essa gigantesca cantora conhecida como Cesária Évora capaz de ombrear com qualquer diva do "bel canto", do jazz ou da "soul music" de qualquer recanto do planeta e arredores.
Esclareça-se que escrevinhar sobre uma cantora ou cantor é sempre uma forma aproximada, metafórica, de tentar transmitir o acervo de imagens auditivas ou outras, razões, associações subliminares, psicanalíticas que nos assaltam e reviram a nossa humana existência, não a deixando mais como era.
Por exemplo, para mim, é impossível recordar Cesária sem que me venha ao toutiço Edda Gabler , essa negra norte-americana, diva do jazz, essa soprano que quando julga oportuno mete pregos enferrujados na voz, e me rasga a alma com todo o erotismo do amor sensual, visitado, revisitado, sabotado, traído, atraiçoado e sempre pronto para se renovar uma nova vez numa entrega apaixonada. Ela e Cesária mergulharam nas drogas, na depressão, foram exploradas até ao tutano - mesmo no auge do divismo, mesmo apoiadas por mecenas ( Cesária Évora foi apoiada por Bana, cantor e empresário caboverdiano ).
Do extenso património musical que Cesária nos legou - quase todo vivido e produzido em  Paris - destaco apenas "Nhá Cretcheu" ( "Meu Querido" ) e "Mãe Carinhosa". Que posso teclar das ondas sensuais, melancólicas, tristes que Cesária Évora ia empurrando através dos olhos empapuçados, dos lábios grossos, das ancas deformadas pelo excesso de matéria lípida ?? ... Nada, a não ser acrescentar tolices a outras tantas que já foram replicadas. Quiçá, talvez, às atribuídas a Sua Excelência Excelentíssima. Porém, sobre a melancolia, a soidade expressa pela voz assoprada prevalece o dealbar "dos claros alvoreceres"... 


Resultado de imagem para fotos ou imagens de Cesária Évora


Resultado de imagem para fotos ou imagens de cesária évora
Resultado de imagem para fotos ou imagens de cesária évora Resultado de imagem para fotos ou imagens de cesária évora Resultado de imagem para fotos ou imagens de cesária évora


Fiquêmo-nos hoje nesta esquina da saudade e do desejo.

Leopardo

  

Sem comentários:

Enviar um comentário