Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

quinta-feira, 5 de julho de 2018

O Sumane e o Everest

O Sumane é meu Amigo e o "Everest" é o restaurante que ele gere em parceria com a esposa. O restaurante fica mesmo ao lado da igreja da Av.da Igreja, em Lisboa e serve uma excelente comida nepalesa e indiana. Serve também comida italiana, mas ele nunca me deixa comê-la, diz que eu fico melhor com qualquer das outras comidas ! Acabo quase sempre a comer um borrego num molho alaranjado, meio picante, com uma travessa de arroz basmati, acompanhado por "nan" com "garlic", regado com meia garrafa de um belo vinho português, finalizando com bebinca, café e, por vezes, uma "crf", pela módica quantia de uns 16 €uros.
                                                                                                                                                              Ele e a esposa ( nunca "mulher" ... ) emigraram os dois lá do Nepal  para montar este negócio de iguarias. O "Everest" costuma estar cheio, a transbordar para o passeio junto à porta ( talvez uns 70 lugares, repletos de uma rapaziada de todas as idades que discutem tudo desde o futebolês às suas vidas pessoais ).
Aliás, a nossa amizade iniciou-se justamente porque somos ambos do Benfica ( ele bem mais faccioso do que eu !... ) , indo eu lá televisar umas futeboladas enquanto manjava. Insiste reiteradamente em que eu leve a minha "wife" ( pouco "speaka" do idioma luso, expressando-se numa algarviada onde predomina o "english" ). O Sumane ( invenção dele onde amálgama a palavra "super-homem" - ele que é pequenino, magrinho, encimado por uma estopa  negra que mais semelham pregos espetados no crânio - todavia, cuja fonia dá uns laivos do seu nome em nepalês ) ciranda numa dança de terrinas, garrafas de "bejecas", "finos", garrafas de vinho, coca-colas, jarros de sangria, pequenas belas conchas de cobre aquecidas por lamparinas. As paredes ostentam umas pinturas do Everest e do Nepal para estéticas não mui imbuídas de Columbanos, Almadas Negreiros,  Níkias Skapinakis... 

Tenho-lhe perguntado se não sente saudades do rincão natal. Que vai lá todos os anos cuidar da mãe... E, depois, a sua terra é sempre a sua terra. O seu amor maior em Portugal, a seguir ao restaurante e à "wife" , decerto que é o Benfica ! Ainda terei de comprar duas cadeiras razoáveis para irmos ver "in loco" O Glorioso... Julgo que o Sumane me conquistou definitivamente pelo seu amores às distantes Pátria e madre. 

Resultado de imagem para fotos do restaurante Everest na Av. da Igreja em Lisboa Resultado de imagem para fotos do restaurante everest na av. da igreja em lisboa  Resultado de imagem para fotos do restaurante everest na av. da igreja em lisboa Resultado de imagem para fotos do restaurante everest na av. da igreja em lisboa


Entretanto, no planeta, a Administração assumidamente neonazi Trampas dá um puxão de orelhas à Europa dos Patrões por esta não gastar o suficiente em armamento sofisticado "cowboy" e, por esta forma inconsistente de encarar os problemas da "defesa", diminuir a credibilidade de "persuasão" da NATO/Pentágono/CIA  . Porém, a Europa da "gauleiter" Merkel , depois de uns arreganhos de dissidência "inter pares", abanou orelhas concordantes e tornou a bater a bolinha baixo.

Sua Excelência Excelentíssima, o Senhor do Martelinho Tuga incha o peito esquálido de jactâncias - após ter simulado, servil e obsequioso, que tinha umas opiniões diferentes do "clown" Trampas acerca dos "emigrantes" ( e não dos fugidos da guerra, que é o que os desgraçados são ! ) - e declara tonitruante que no final do Ano receberá em Portugal  o seu homólogo, o Presidente da República Popular da China . O País Luso que não se guia apenas pelo Facebook e pelos meios de Comunicação do tio Balsemão ri-se à fartazana da pretensa homologância. Digamos que são as malhas que o narcisismo ou o Alzheimar tecem...

O BE , naquele saltitar pipilante das mentes ditas "vanguardistas", defende a manutenção das refeições escolares do Ensino Público nas manitas das empresas privadas, o que elas, atentas, e raras vezes mãos-largas, recompensarão atempadamente...

Um jardineiro da minha adorada vila de Caminha - José António Rosário Godinho, nato faz 56 anos -  estava de baixa há 6 anos por sofrer de um cancro linfático. A Caixa Geral de Depósitos, patroa do jardineiro, considerou um exagero ( mesmo para um cancro linfático... ), indeferiu o pedido de aposentação do trabalhador, obrigando-o a voltar ao serviço. E, uma semana após ter sido considerado apto para todo o labor, o José Godinho faleceu !...
Que os deuses me perdoem - sobretudo os de Caminha, que são mais antigos que a própria Nação... - mas o diabo do jardineiro, senhor José Godinho, devia possuir um feitiozinho rebelde, contrariador, e tudo tramou para deixar ficar mal a CGD... De qualquer forma e por mor das dúvidas, apresento no meu blogue as minhas sinceras condolências à família.    

Em 14 horas Brilho de Cascalho mudou de postura, asseverando que vai impugnar a Assembleia Geral do Sporting que o destituiu e asseverando ainda que continua a ser o Presidente da SAD. Obviamente o fulano imagina que o País é parvo e goza com ele...
tqqueaceE
Aos 85 anos, morreu Afonso Cautela, jornalista e poeta de mérito, que foi o fundador do Movimento Ecológico. Daqui envio sentidos pêsames à família, garantindo que a luta dele é património nacional.

Mas, então, a minha voz é somente uma voz do bota-abaixismo, só têm ocorrido desgraças no viver pátrio ? Nã senhora, nem tudo !

O facto de ter sido facilitada a licença de caça aos javalis, fez disparar a compra de carabinas de caça grossa, aumentando a caça aos javalis e veados, diminuindo a caça aos coelhos e perdizes, coisas que os armeiros, os restaurantes algarvios e eu próprio agradeço ( dado que aprecio bastante a carne  destes porcos selvagens - pouco amigos de confraternizações à sua custa - e de "patées", ficando na expectativa de que cheguem à minha mesa... ).

Portugal terminou a sua estreia nos Jogos do Mediterrâneo com 24 medalhas, entre elas medalhas de atletas paraolímpicos.

A FenProfe , intérprete coerente dos professores, torna público que quem tem faltado às reuniões é o Ministério da Educação, que a greve às avaliações se situou muito acima dos 90 % e que a luta vai continuar .

Os trabalhadores da CGD de França vão recorrer da decisão do Tribunal Arbitral e garantem não esmorecer se não virem os seus direitos satisfeitos.

Sobretudo pela pressão do PCP, o Governo do Sub-Chefe Costa , através do Ministério da Administração Interna/MAI ordenou um inquérito à actuação da Polícia de Segurança Pública no caso da agressão bárbara à jovem luso-colombiana por um energúmeno motorista de um transporte público.

A CGTP-IN, verdadeira e legítima representante dos Trabalhadores Portugueses promove uma Concentração junto ao Palácio de São Bento contra o acordo de "concertação social" cozinhado pelo PS em coligação mafiosa com o psd, o kds-pópó , essa extracção lepenista de feira da ladra, e a UGT , eco servil do patronato. A CGTP-IN garante que a luta vai prosseguir.

Na próxima edição do meu blogue continuarei a lembrar os meus Amigos, cuja existência tanto alento me dão.
Hoje, nomearei apenas os Franciosi que não saem nunca do âmago do meu coração, o Marcelino e a sua procura de uma exactidão absoluta, inatingível ( não, não é o Marcelino do "Marcelino Pão e Vinho" , jovem mexicano simpático de tempos idos, o qual assumiu posturas progressistas no seu País ) e envio, por fim, um grande abraço para o Camilo ( também não é o Cienfuentes , camarada de luta do Fidel e do Guevara ) e para o Oliveira ( nada, não é das relações da Oliveira Sagrada de Fátima nem das manas Lúcias ), abraço sobretudo para Lhes contar que o "meu" falcão retornou ao parapeito da minha janela ! Coloquei no estreito parapeito um bocado de bife do lombo e desapareceu num ápice !... Mas, o gajo nem me cumprimentou... O tempo que terei de empregar para lhe ensinar que com os compinchas a malta não se comporta assim !...

Resultado de imagem para fotos ou imagens da República Popular da China Resultado de imagem para fotos ou imagens da Vila de Caminha



Saudações fraternas e animadas do

Leopardo


Sem comentários:

Enviar um comentário