Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

terça-feira, 3 de julho de 2018

Os Pulidos Valentes

Resultado de imagem para Foto recente de Vasco Pulido Valente  Resultado de imagem para fotos ou imagens de Vasco Pulido Valente        CoResultado de imagem para fotos ou imagens de vasco pulido valente       Resultado de imagem para fotos ou imagens de vasco pulido valente

Conheço este traste desde o 1º e 2º ano do Liceu ( o equivalente à 5ª e 6ª classes actuais ). O Liceu era o Camões, em Lisboa, a cerca de 200 metros do Saldanha ( ainda hoje permanece quase idêntico ao que foi, como se não tivesse sido tocado pelos ares do tempo ). O Liceu Camões, célebre na época entre os liceus para rapazes ( sim, não existiam então escolas secundárias em que os rapazes se misturassem com as meninas, numa promiscuidade "perversa", ovo de serpente de onde poderiam surdir coisas difíceis de conceber... ) era regulado com pulso férreo pelo Senhor Reitor Dr. Sérvulo Correia , interprete a nível liceal do pensamento de Sua Excelência Excelentíssima o ditador fascista Salazar , Senhor Reitor Sérvulo Correia mais salazarento que o próprio Salazar (um seu sobrinho-neto ou coisa que o valha, actual deputado do psd na Assembleia da República , comparativamente com o antepassado, pode mesmo ser considerado um representante sofrível da Democracia) , Reitor Sérvulo Correia que fora chamado às carreirinhas para restabelecer a ordem e a tranquilidade salazarenta no Liceu arquétipo da Capital - onde uns subversivos do 6º e 7º anos (equivalente aos 10º, 11º e 12º anos hodiernos) as tinham desacatado.
Reitor Sérvulo Correia que vinha possuído da mesma determinação divina com que sossegara o Liceu da Covilhã ou da Guarda, Reitor tão "estimado" dos seus Alunos que estes foram despedir-se dele à Estação de Caminhos de Ferro com uma chuva dos grossos basaltos das serranias ( é, é, o Portugal da época não era o lago adormecido, onde nem uma agulha bulia nas veredas do caminho, como algumas cabeças bem-pensantes, hoje, nos querem fazer crer ).

Pois é, eu e o Vasco - o cujo qual, a propósito, não se chama realmente Pulido Valente, mas Vasco Valente Correia Guedes ; roubou o nome ( como roubou outras coisas ) a um avô , médico e professor universitário ilustre, que foi proibido pela ditadura salazarenta de leccionar em Portugal por motivo das suas concepções democráticas - eu e o Vasco , como ia teclando, fomos amigos desde o 1º ano do Liceu Camões.
Não peçam a um garoto de 9 anos de idade responsabilidades pelos seus afectos. Talvez gostasse dele pela sua insolência de menino rico, pelo seu destempero capaz de mandar à merda a professora Helena Lucas , professora também no Colégio Ramalhão, colégio para as bandas de Sintra, professora de opções afectivas heterodoxas  ( como transpirou posteriormente ) . Nunca me interroguei por que eu, filho da classe média, era castigado severamente por um comportamento a milionésima parte do dele, e ele escapava incólume, passando enxuto por entre os pingos da chuva.
Eu, ele e um terceiro colega ( cego de um olho, que veio a licenciar-se em Direito, prenunciando, quiçá, a Justiça do nosso País ) formávamos um grupo auto-denominado "Grupo da Batata Frita", mui convincente a extorquir aos outros colegas batatas fritas graças aos meus poderes de "persuasão", sobejamente conhecidos nos dois pátios do Camões. Li toda a obra do Alexandre Dumas ( "Os Três Mosqueteiros", "O Visconde de Brajelone" , "Os Vinte Anos Depois", etc, etc ) à conta da biblioteca pessoal do Vasco , na Rua de Paris, vizinha da Praça de Londres/Lisboa. Eram uns livrinhos giríssimos, de capa amarela de percalina dura, com uns filetes dourados. Faziam os meus encantos.

Entretanto os anos rolaram. As nossas vidas seguiram caminhos bastante diferentes. Apoiei à pedrada aos GNR's a cavalo e de espada desembainhada a candidatura do "General Sem Medo" ( o do "obviamente demito-o !" ), segui as lineares indicações do PCP como oficial fuzileiro da Reserva Naval ( isto é, como carne para emboscadas ) na guerra colonial em Moçambique , indicações simples de enunciar ( "os Movimentos de Libertação tinham razão , nós não" ) porém, complicadíssimas de pôr em prática nos "praticó-concretamente".

O Vasco Valente Correia Guedes tem sido "aquilo" a que se tem assistido ( de nada lhe valeram os exemplos de uns primos Correia Guedes com alguma obra progressista no cinema ). O Vasco , filho de uma senhora com abundâncias de carcanhol, tão arrogante quanto o próprio filho, quando usam o termo "Canalha" é o próprio Povo Trabalhador Português ( operários, camponeses, pescadores, mineiros ) que estão a designar !... Não é por acaso que uma das "reflexões históricas" do Vasco é dedicada ao general Paiva Couceiro, herói do colonialismo tuga do século XIX, aquele que prendeu o Gungunhama e o seu séquito de cortesãos e cortesãs e os passeou pelas ruas de Lisboa como se de macacos se tratassem... antes de os prender dentro de jaulas...   

Alguns julgam que o ar destroçado que o Vasco apresenta hoje - como se tivesse chocado de frente com um camião pesado - se deve ao wiskye que ingurgita sem controlo. Ou às inúmeras companhias femininas que ingurgitou com a mesma avidez. É falso. Tudo isso são sub-consequências da razão principal. O que atropelou o Vasco foi o 25 de Abril , foi a libertação progressiva, aos saltos, dialéctica, daquele que em hora feliz Rafael Bordallo Pinheiro baptisou de Zé Povinho .

Alguns julgarão que eu estou a servir uma poção envenenada, veneziana, ao Vasco Valente Correia Guedes , não lhe perdoando que tenha dado à nossa defunta amizade uma senda diversa da minha. Admito sem nenhuma controvérsia que uma parcela da verdade se pode encontrar aí. Mas, o que está a sufocar realmente o Vasco é a própria cicuta que ao longo de décadas tem segregado dentro de si. É o seu ódio patológico e sem esperança à "Canalha", é o triunfo inevitável de Libertação do Zé Povinho !


Saudações confiantes e fraternas do

Leopardo     


1 comentário:

  1. Caro Eduardo já pus a leitura em dia. Agradeço os momentos que proporcionas com a tua escrita e a referência a mim na lista dos teus amigos. Boas memórias. Um grande abraço
    Luís Rodrigues

    ResponderEliminar