Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

sexta-feira, 13 de julho de 2018

Livraria

Devo começar por explicar que o título desta reflexão nada tem a ver com Livramento que foi um magnifico jogador de hóquei em patins em tempos da minha infância, dado que, hoje , notícia que não permita uma relação com o desporto é uma notícia nada-morta. O exemplo mais recente e mais caricato é o de uma corredora etíope dos 5.000 metros, Girmawit Gebrzihair - várias vezes medalhada com ouro, prata e cobre - que se apresenta com a idade cronológica de 16 anos, quando, pela aparência, todos lhe atribuem uns 40 e muitos ( medidos com generosidade... ). Olhem, se a atleta etíope tem 16 anos, eu, Leopardo, nunca passei dos 13...

Não, o título desta reflexão é inspirado num esplêndido filme "A Livraria", inspirado num romance, que nos narra a história de uma corajosa londrina que abandona a capital da terrível "loira Albion" para abrir uma pequena livraria de livros excelentes numa aldeia da costa britânica. E a história da corajosa livreira vai descontruindo, fotograma a fotograma, a falsa concepção de que a vida de uma aldeia é simples, linear, de que nela não se confrontam as ideias e as forças do Grande Capital e as dos assalariados rurais. O final encontra a sua resolução no inesperado apoio de uma menina pobre, ruiva, que inicia o seu trabalho na "Livraria" a troco de uns discutidos "shillings", até se transformar numa ardorosa militante das ideias e projectos da sua bem intencionada patroa londrina.

E já que teclo sobre películas, refiro o filme tuga sobre uma espécie de biografia rodopiando em torno de Pedro Chagas Freitas, o qual, segundo alguns comentadeiros cinéfilos da nossa praça, é candidato não sei a que Oscar, não sei em que capital ( talvez em Bollyhood... ). Ora, o filmezeco situa-se exactamente no pólo oposto ao da "Livraria" : é uma infindável hagiografia em torno do tal Freitas - que é imensamente óptimo em tudo onde se intromete, desde o futebol, até à cinefilia, passando pela escrita, folhetins, TV e outros itens que já olvidei. 
Da sessão anterior àquela a que fui saíram 10 espectadores no "top" da chateação. Eu era o único espectador da "minha sessão" e aguentei 40 heróicos minutos de uma projecção de 2 horas e carqueija... 
Ao ver tal aberração, um ser humano normal, interroga-se se é o narcisismo que ultrapassa a estultícia, se é a estultícia que oculta o narcisismo.
Apenas posso alinhar o Freitas na prateleira onde arrumo o Milhazes , o Orelhas , o Malaca Castelo do Queijo . É a prateleira onde arrumo, destinado ao pó dos séculos, os seres teratológicos desde o nascimento... 

A Polícia Internacional interroga Netanyahu o chefe de facto do Estado Sionista de Israel , disfarçado por trás de um simulado governante que todo o planeta desconhece - pela 11ª vez em investigações sobre corrupção. O que só serve para demonstrar que as investigações constituem papéis sem crédito quando um Estado tem as costas quentes do Poder Imperial sediado na Casa Branca .

Por outro lado, a República Popular da China avisa que vai responder à Guerra Comercial aberta por Washington subindo as taxas de 250 produtos chineses. E mais vinca a Rep.Pop.da China que a desnuclearização da Coreia do Norte foi um facto acompanhado pelas instâncias competentes da ONU sem reparos.
A Administração cowboy que ocupa a Sala Oval não desiste da sua política de pressão constante a nível planetário e ameaça a líder do Governo Britânico, Theresa May que as soluções por ela avançadas vão "matar" o acordo económico subjacente com os EUA . 
O ideário e as posturas políticas concretas, assumidamente neonazis, dos actuais mandantes em Washington são de tal forma anti-humanas, que já serviram ao multimilionário Obama  para ensaiar melhorar a sua face "democrática", numa digressão pela Europa ( que os Europeus pagaram na íntegra com juros elevados... ), na qual representou a actuação da sua própria Administração muito retocada e repleta de "blush" ( que não foi flor que se cheirasse em termos de políticas belicistas e armamentistas ) através de piadolas indirectas aos aspectos mais gravosos da Administração Trampas.

No Norte de Moçambique a Polícia moçambicana reforça o controlo dos moçambicanos, o que não surpreende ninguém, dado que esta região era a área predilecta do terrorismo da Renamo , cujo chefe, Afonso Dlakhama foi recentemente enterrado com honras de chefe de Estado. Ou seja, as forças e o ideário do Capitalismo Internacional vão, passo a passo, tomando conta das gentes moçambicanas para lhes sacar as minas de carbono, os metais raros que o subsolo tem revelado possuir, o petróleo do "offshore" e o peixe e mariscos que nadam nos seus mares. 


Resultado de imagem para fotos da atleta etíope Girmawit Gebrzihair Resultado de imagem para fotos da líder do Governo Britânico, Theresa May

 Resultado de imagem para fotos recentes de Barack Obama Resultado de imagem para fotos ou imagens do filme "A Livraria"

Resultado de imagem para fotos ou imagens do filme "a livraria"


Tinha ainda muito mais matéria fecal para colocar a descoberto,

porém, o cheiro é nauseabundo,

e até um humílimo escriba de blogue tem direito a umas pausas.

Saudações fraternas do

Leopardo   


Sem comentários:

Enviar um comentário