Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

domingo, 25 de setembro de 2016

Belarmino Fragoso, Fernando Lopes & o reino cadaveroso dos "mírdia " "

Há poucos dias veio à baila o mítico filme "Belarmino" do nacional e internacionalmente muito premiado realizador Fernando Lopes

Como fui um bom praticante amador de boxe, como vi o filme, do qual gostei bastante, como sabia uma série de pormenores sobre a vida privada do boxeur Belarmino Fragoso,  fui de imediato  consultar uns "sites" sobre o assunto.
O primeiro no qual tropecei levou-me ao tapete tal a ignorância e o atrevimento das comentadoras. Objectarão que topei comentadoras sem responsabilidades. Não senhora, as comentadoras eram críticas profissionais de cinema, algures de países do "Leste". Destroçavam o homem real Belarmino Fragoso, que consideravam um falhado, inteiramente responsável pelo seu próprio fracasso na vida, destroçavam o realizador Fernando Lopes, autor de um filme "chato", de uma "lentidão entorpecente", no qual só salvavam a excelência da fotografia de Augusto Cabrita.
Mas que sabiam de boxe as comentadoras-críticas-profissionais-de-cinema , do homem Belarmino Fragoso, dos meios sociais do boxe profissional, de Portugal sob o domínio do fascismo salazarento e no pós- 25 de Abril ( fiquei mesmo com a dúvida, se não pensariam que Portugal é uma província espanhola ) ?? Nada, "rien de rien", "nulla di nulla" . Sobre o realizador Fernando Lopes desprezavam e contrariavam o reconhecimento e os prémios internacionais. A originalidade do entrelaçamento da música de jazz, autoria de Manuel Jorge Veloso, não lhes mereceu uma palavrita ( talvez tenham visionado uma versão sem som... ).

Ter-se-ão as comentadoras-críticas informado que o homem real Belarmino Fragoso apenas realizou a 3ª classe na idade adulta? Que trabalhou como engraxador, a colorir fotos, como porteiro numa das "boites" mais reles do Martim Moniz? Para sustentar a família, a mulher e a filha, obrigações que faziam parte da sua ética pessoal? Que convivia com prostitutas e ladrões que partilhavam ética idêntica? Que possuiu de facto um talento inato para o boxe, que praticou,  e foi reconhecido em França, podendo ter alcançado lugar de primeiro plano não fora a sua reconhecida tendência para a cerveja e "as ervas"? Que o boxe profissional, na Europa como nos "States", é dominado por uma máfia que vive das apostas, do tráfico de armas e de "carne branca"? Que viveu os últimos anos da sua vida ligado a uma prostituta, com quem casou, num andar arruinado de um pardieiro, no mesmo Largo do Martim Moniz, quase em frente da tal boite-prostíbulo onde trabalhava agaloado de porteiro?
     
Julgo que as críticas profissionais de cinema têm todo o direito a exprimir a sua subjectividade pessoal ( tal como eu expresso a minha ), porém, o seu estatuto de profissionalismo deveria impor-lhes notas de objectividade ou de uma objectividade partilhada. Senão, temos o direito de nos interrogar se falam sobre a realidade do boxe, sobre essa realidade reflectida, repensada num filme, ou se sofrem de assombrações.

Estas reflexões tornaram-se-me imperiosas não pela importância das comentadeiras-críticas-de-cinema, mas porque considero que todo o fio científico condutor da destrinça entre o real e a sua interpretação é esboroado intencionalmente, transitando a batalha política, ideológica e cultural para os meios de comunicação, nomeadamente para os "mírdia", onde o capital manda e desmanda à vara larga.

As notícias recentes dos "mírdia" são uma boa amostra do que sustento.

Os "mírdia"incriminam a Rússia na destruição de Aleppo - cidade carismática, tanto do ponto de vista religioso como patrimonial, para os Sírios; promovem o "o estado islâmico" (criação estado-unidense) a "exército de libertação da Síria de Assad"; ameaçam a Rússia de guerra pelas Forças Armadas dos EUA, da Grã-Bretanha e da França ; ameaçam a Rússia com a condenação da ONU, com a condenação de Benjamim  Netanahiu,  "político "controverso", porém, agora com postura positiva" ( Netanahiu que deu cobertura política aos massacres de palestinianos em Sabra e Chatila, massacres prepetrados sob a liderança do general sionista Moshe Dayan).

Os "mírdia"também se encarniçam sobre o novo satélite de observação chinês, prestes a ser lançado no espaço, com o objectivo confessado de tentar encontrar fora do sistema solar outras espécies vivas de inteligência e de linguagem. 
É óbvio que este novo satélite chinês tem despertado a maior curiosidade nos meios científicos e estatais do "Ocidente", que pressionaram o Governo Chinês para partilhar os conhecimentos e a execução do projecto. Estas curiosidades científicas e interesses estatais "ocidentais" compreendem-se perfeitamente, dado que o satélite de observação chinês abre a porta a especulações sobre uma capacidade desconhecida de comunicar e comandar à distância e , até, de tele-transporte.
Propostas que encontraram uma firme e clara rejeição desde o seu início da parte do Estado Chinês.

 Os "mírdia"andam a desencantar supostos comentadeiros científicos, até hoje submersos, que utilizam um argumentário não original, mas variegado, que concorre no sentido de desvalorizar a realização do projecto chinês e de levar o Estado Chinês a aceitar a"colaboração" "ocidental".

No argumentário elenca-se: é magalomanamente caro - 160 milhões de euros; porque implica uma estação-observatório espacial com uma dimensão equivalente a 10 estádios de futebol;   porque já foi tentado a "Ocidente" sem resultado; pela impossibilidade de descodificar qualquer resposta recebida no caso, altamente hipotético, de ela se vir a verificar.

Não pretendo possuir um QI ao nível dos reputados cientistas, porém, em dias da minha vida, nunca assisti a Estados capitalistas dispostos a investir sacos e sacos de moeda sonante em projectos falhados... Decerto desconfianças de leopardo...    

Resultado de imagem para fotos do boxeur Belarmino Fragoso  Resultado de imagem para fotos do boxeur Belarmino Fragoso  Resultado de imagem para fotos do cineasta Fernando Lopes


Resultado de imagem para fotos do general Moshe Dayan             Resultado de imagem para fotos ou imagens do mais recente satélite espacial chinês                                                                         Resultado de imagem para fotos ou imagens do mais recente satélite espacial chinês


Saudações de Leopardo,

confiante na luta de massas

Sem comentários:

Enviar um comentário