Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

As segundas notas da Festa

É claro que os meus Amigos e Camaradas compreenderam súbito que quando eu relatei as diversas opiniões de construtores da Festa sobre as melgas da Atalaia  estava a tipificar várias coisas simultaneamente.
Que os comunistas possuem opiniões próprias, pessoais, que não vêm exaradas nos três volumes do "Capital", nem nos princípios do marxismo-leninismo, nem no "Manifesto", nem nas resoluções do último Congresso do PCP, nem no centralismo democrático. Isto é, estava a afirmar, a partir de um obstáculo aparentemente caricato, os milhões de melgas da Atalaia, mas que interferia fortemente na construção da Festa, que os comunistas têm necessidade como do pão para a boca de serem criativos, de imaginar soluções novas, ou seja, de serem heterodoxos - "um ortodoxo é necessariamente um heterodoxo" (Aboim Inglês "dixit").
Que essas opiniões, ao ousar inovar, correm o risco de provarem na prática ser eficazes ou o inverso, "todavia, a prova do pudim é comê-lo".

Também, na Festa, numa roda de construtores se trocaram opiniões sobre o valor imagético e ideológico da Roda gigante.
Uma camarada - Catarina - suspirava: "Tenho medo. E se aquilo se escangalha e cai?... Morro sem chegar aos "entas"..." (Eu sossegava-a: "a empresa espanhola que a colocou na Festa não arriscava a sua marca num divertimento inseguro; vais comigo, se a Roda parar um bocadinho lá no topo... tabaqueamos o assunto).
Um amigo, de passagem, pingou peremptório com murro na mesa: "É demagógico. É excessivo. Não está de acordo com a tradição de modéstia dos comunistas. Transpira esquerdismo por tudo quanto é poro."
Eu contrapunha divertido: "Eu cá gosto! Vê-se de todo o lado. Enfurece a Reacção. É assim é que "eles" se enxofram!!..."
O excelente camarada Colaço, príncipe dos tradutores italiano-português, português-italiano, com ironia sibilina comentava: "Deve-se andar na Roda. É o único sítio de onde não se enxerga a Roda..."

'Tão a languçar a riqueza da coisa ??... Enquanto destilavamos teorias sobre a Roda, a Roda elevava-se na atmosfera, abarcava toda a Atalaia, abarcava todo o Seixal, os distritos de Setúbal e Lisboa, todo o Portugal e Ilhas, sempre cada vez mais alto, a pairar sobre o Atlântico, a pairar sobre o planeta qual estrela polar do Futuro .

Muita pena, já o disse e repito, cá o Leopardo revelar-se incapaz de escorropichar umas versalhadas, mesmo de pé boto... Faz-se o que se pode. Devia ser obrigatório dar mais. Mas, o Amor é assim...  

Todavia, nem tudo foram cravos vermelhos no pós-Festa.

O Primeiro Primeiro Logo A Seguir, A.Costa, - deslustrando a memória do pai, o grande poeta comunista Orlando Costa - começa a borregar gaguejando que os salários mínimos pelos quais os trabalhadores têm tão afincadamente lutado - Honra e Glória a Arménio Carlos e Ana Avoila entre muitos outros - só lá para 2018, se os deuses de Berlim estiverem nos conformes.

O Primeiro Absolutamente Primeiro na Ordem do Estado, professor Martelo, borrega igualmente, cambulhando palanfrório sobre a necessidade de compatibilizar a nossa participação na UE com as exigências salariais dos trabalhadores ( se não perceberam e pedirem explicações,  ele, deliciado, tornará a tocar a cassette horas infindas ). Para rematar a discursata embrulhá-la-á em papel celofane, propondo, talvez, quiçá, lançar um referendo sobre o desgraçado (des-) Acordo Ortográfico de 90, filho ilegítimo do lado português (?) do senhorito Malaca-Castel-Queijo.

Maria Luís Albuquerque de Albuquerque e Albuquerque, Passaralhos Coelho, Cristas & Cristas, em rota de enlouquecimento, asseveram que deixaram tudo num brinquinho, que trilharam o caminho difícil, cujo é imperioso continuar. Para esta galopada sem freio para a loucura, o ridículo, o pântano social, económico e cultural, muito concorre, verdade seja teclada, a atenção que os "mírdia" lhes dispensam, estendendo-lhes os microfones e as "pantalhas", como se ainda fossem Governo. 

Entretanto, o PCP prossegue a sua missão e tarefas corrigindo, por exemplo, o prémio Nobel deste  Ano, afirmando que a saída, ou não, da UE, deve ser debatida a nível nacional e de acordo com os interesses do Povo Trabalhador Português. 

A estrela polar da Atalaia é cada dia mais brilhante no planeta !

Resultado de imagem para fotos da Roda da Festa do Avante Resultado de imagem para fotos do Café Concerto na Festa do Avante


                               Resultado de imagem para fotos da Cidade Internacional na Festa do Avante







Amplexos radiantes, confiantes na Luta

do Leopardo 
       

Sem comentários:

Enviar um comentário