Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

As primeiras notas da Festa

Ainda eu não principiei e já vejo ali alguém de braço no ar, a pedir para falar e a botar faladura logo de seguida perguntando se, com isso das notas, eu vou teclar uma pauta de música e respectivos dós-rés-mis?...

Valha-me a Santa (que não é a madre Teresa de Calecutá, que os "mírdia" andam de novo a homenagear, e beatificar,  faladrando que não é apenas de Calecutá, mas de toda a Humanidade...; esclareço, se existirem dúvidas, que da minha família ela não é, e não pertence à minha Humanidade), se eu soubesse compor notas de música, compor harmonias sonoras, nunca mais teclaria palavrório escrevinhado, a não ser para explicitar esta ou aquela composição, esta ou aquela pauta, ou para discorrer sobre princípios, regras, sistemáticas da arte dos sons, pois, desde a mitológica flauta de Pã, nunca se inventou arte mais encantatória que até os ratos, as serpentes e demais rastejantes domesticava.

Não, as notas a que me refiro, são as anotações que qualquer escritor, mesmo os beras como eu, assentam num cadernito para depois as metamorfosear em catedrais de palanfrório quando se tem a sorte de nascer Fernão Lopes, Dante, Camões, Cervantes, Balzac, Vítor Hugo, Camilo, Eça, Italo Calvino, Gabriel Garcia Marques, Drummond de Andrade,  Pessoa, etecereta e muitos itais.

E as notas que assentei nesta altura do ano, em Portugal, só podiam ser sobre a Festa do Avante - aquela que "Não há Festa como Esta", aquela que os "mírdia" nacionais tentam esconder debaixo dos tapetes televisivos e radiofónicos - , não ainda para afirmar cientificamente escrevendo, com a chancela dos dirigentes do "Avante!" e do PCP, que ela foi COLOSSAL, mas para avançar, com a cautela de investigador, os testemunhos que fui recolhendo. Ora, esses testemunhos, insuficientes pelo seu número para serem probatórios, porém colhidos aleatoriamente, convergiam na asserção de que esta é a melhor e maior Festa do Avante em que já tinham estado. Testemunhos de pessoas com 12, 20, 38 Festas no lombo, nos doloridos pés, com filhos e netos ao colo. Não é suficiente como prova, porém é obra e tiro-lhes o meu chapéu (no meu caso, boné) !

Assentei também notas sobre as elevadíssimas discussões que encarniçados militantes com'a mim, trocámos, sentados em frente a copos de  "moguitos" , de"daiquiris", sangrias, limonadas, águas tónicas, águas geladas.
Dou um exemplo das elevadas discussões marxistas-leninistas havidas: porque havia no Domingo, menos melgas que na Sexta e no Sábado ? Para se perceber a importância política da controvérsia é necessário ter presente que as melgas criadas naquelas lagunas são aos milhões, de estatura quase invisível, e devem ser reaccionárias (conjectura cá o Leopardo), pois possuem como propósito manifesto assassinarem-nos, sugando-nos.
Para se inteirarem completamente do carácter científico destes escritos aqui elenco as teorias expendidas: havia mais gentio e as melgas tinham mais vítimas por onde se distribuir; as melgas, por razões de religiosidade melgácea, respeitam o dia do Deus Melga (teoria leopárdica); estava vento, o que desviava as malignas para outros lugares; quando a laguna está cheia de água somos visitados por menos uns milhares de melgas; se um maltêz lhe arrefinfou com determinação no rum ou as melgas atacam menos ou os maltêzes estão de certa forma vacinados pela felicidade.

As minhas notas transmitem igualmente testemunho da ditadura que as crianças hodiernamente exercem sobre os adultos (isso de os comunistas comerem criancinhas ao pequeno-almoço infelizmente nunca passou de uma legenda da Reacção; basta pensar um pouco para se perceber que, na Sociedade Soviética, as crianças faziam falta para trabalhar... ainda não tinham sido inventados os robôt's, os estagiários nem os recibos verdes...)
A minha vizinhança era ocupada por duas encantadoras gémeas - seis anos -, pintadas de gatinhas azuis, que dançavam de forma espectacular, deixando-nos a todos boquiabertos, e nos infernizavam a vida em todos os outros momentos. A coroa de glória de uma delas, a Margarida, era ter feito cair no chão um estimado camarada de cabelo nevado. E apontava o terreno poeirento em frente, com um dedinho gordito, deliciosamente feminino, e um intenso gozo interior que lhe saltava das íris. Para sobreviver, tive de bater em retirada, sempre beijocando a Margarida, acariciando-lhe a fofa carapinha, reassegurando-lhe que tinha um trabalho mui importante para cumprir.

Na "Cidade Internacional", sem companhia por perto, na altura, considerava quão feliz estava por ter visto todos os meus amigos - escritores, actores, músicos, letristas - no palco do "Café Concerto" a colaborar - declamar, tocar, representar, cantar - para uma plateia entusiasmada que esperrichava palmas quando devia e quando era melhor que não. Feliz igualmente por um ex-crítico, a pender para o "bloquismo", me retorquir a uma "alfinetadela" que tinha acabado de sair de um turno na "Feira do Livro" (que é um forno igualinho ao Inferno), que estava arrasado, o que queria era uma garrafa de litro de água gelada, e adormecer em cima da mesa.
Este rapaz,  4 décadas patrásmente, mais ponto menos vírgula, pelos 9 anitos já tinha lido os dois primeiros livros do "Das Kapital", e citava capítulo e parágrafo...

A esta minha maré de felicidade não devia ser estranho o melhor "moguito" da Festa, nos balcões da Colômbia (afirmação científica, gostosamente provada uma volta e outra). Terá sido mais uma criação do célebre camarada Marulano, "Tiro Fixo"...

Hoje, também me diverti com o noticiário dos "mírdia" a repetir várias vezes que o Nobel da Economia do Ano, considera que Portugal deve sair do Euro - afirmação que o PCP repete faz uns 20 anos, perante a distração dos mesmos "mírdia" - , senão estará sempre em recessão sem que a economia cresça, com a dívida a aprofundar-se, a vida nacional sem concerto.
Interrogo-me se esta descoberta espantástica do Nobel corresponde ao facto de os seus neurónios terem, enfim, faíscado, ou se corresponde ao fundo desejo estado-unidense de liquidar o Euro e puxar de novo para cima o Dólar...
Interrogações de um provecto Leopardo...



         Resultado de imagem para fotos da Festa do Avante 2016           Resultado de imagem para fotos da Roda da Festa do Avante
                   Resultado de imagem para fotos do Café Concerto na Festa do Avante                 Resultado de imagem para fotos da Cidade Internacional na Festa do Avante




Amplexos confiantes na Luta

do Leopardo               

   

Sem comentários:

Enviar um comentário