Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

O melhor do Minho & outras nicâncias... ou talvez não.

Deu-me um súbito ataque de modéstia (deve ser verdadeira) e apeteceu-me escarrapachar no título "Este Povo para o qual e sobre o qual eu escrevo tão mal", porém o que importa não é o escrivão, mas a matéria-prima sobre a qual o escrivanhador discursa melhor ou pior.

Ontem à noute, na praça principal de Caminha, o Avô abraça e afaga continuamente a mulher e um neto (um adolescente talvez de 12 anos). O Avô abraça e afaga de contínuo todos os que serão eventualmente da família ou amigos. Um sorriso a alargar-se sempre numa alegria mais ampla que lhe toma todo o rosto tisnado deste ar iodado de Caminha/Moledo.
Os cabelos dele e da mulher são bastos, pigarços, crespos.
O tal neto intromete-se sempre, adorando assoprar no cangote das mulheres ou pendurar-se-lhes na coluna dorsal quase a quebrando. O neto é o único com uma pele leitosa, embora se reconheça pela asa do nariz ou pelos lábios finos que é produção familiar. Tem efígie de génio, com a testa espaçada, os óculos à Harry Potter, o queixo recuado.

Percebe-se no abraço do Avô que une não só a família e amigos, mas toda a vila promovida a cidade. O melhor do Minho está aqui. Ainda não chegaram os titis de Moledo. Apenas os autóctones, os emigrantes das Françias, os veraneantes de passagem a apreciarem o colorido da coisa. Valha-nos o Altíssimo, pode-se respirar.

Além disso, pedi ao prestável empregado da esplanada um "limoncello" e o gajo desconhecia, troçou, aviou-me uma amêndoa amarga cheia de pedras de gelo. Isto é, muito pior, mais doce. Eu, doce, só o champanhe, que é necessário que seja "bruto", loirinho, preferindo o nosso "murganheira", espumante natural com um "pico" a vinho verde, portanto menos "redondo" que os óptimos champanhes franceses. Que, isto de vinhos, é a única religião que em Portugal se leva a sério.

Ah, faleceu o meu Amigo Mário Moniz Pereira. Tive a sorte e a honra de ser visita de sua casa. Não foi apenas o patriarca do Atletismo Português, de onde saíram os maiores fundistas nacionais, foi igualmente o professor de muitos treinadores que beberam as águas do seu génio criador. Sou testemunha que, na intimidade, esse talento criador e multifacetado se estendia à música - ao fado e a algo tangente ao jazz - improvisando na hora, com a família, letras e melodias que nos descocavam à gargalhada. Só lhe topei um defeito: era do Sporting (eu sou do Glorioso, daquele que é uma Nação). Todavia, a perfeição é um atributo dos deuses.
A morte - será que morreu mesmo?... - do Moniz Pereira deixa um vácuo momentâneo que urge preencher. Suas Excelências Excelentísimas, o Primeiro Primeiro e o Primeiro Logo A Seguir deviam decretar luto nacional, bandeiras a meia-haste, - no funeral já se sabe que estiveram milhares e milhares de pessoas, neste período estival, a tributar-lhe o respeito que todos lhe devemos - preparar-lhe um lugar no Panteão Nacional.   
 

Resultado de imagem para fotos ou imagens da cidade de Caminha        Resultado de imagem para fotos ou imagens de Mário Moniz Pereira



Por hoje, por aqui me fico,

confiante nos Monizes Pereiras do Futuro

Sem comentários:

Enviar um comentário