Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

sábado, 30 de julho de 2016

Políticas epitáfias

Ao revés do que parece induzir o título desta reflexão, julgo justamente o contrário: considero o pensamento político e o exercício da política uma das mais altas manifestações da actividade humana.
A anulação da política (do termo grego "polis", urbe, gestão dialogada da cidade) é o retrocesso ao exercício puro e duro da lei dos mais fortes, da lei das armas.

Objectar-se-á que no exercício dialogado da urbe ("urbe" por oposição ao campo inculto, não trabalhado pela cultura humana) os que são mais fortes a lidar com as artes do discurso - os mais ricos, os que têm tempo para o "ócio", uma pequena parcela da sociedade - estão em vantagem. É verdade, porém, o diálogo obriga à argumentação, à justificação na "ágora" - praça pública, espécie de parlamento ao ar livre - , na qual, pelo menos teoricamente, todos podem estar presentes e intervir.

Não devemos esquecer que a "democracia" (poder do povo) é introduzida pelos filósofos gregos "sofistas" - os primeiros filósofos a pedir pagamento pelos seus ensinamentos, pois, ao contrário dos "aristocratas" ( de "aristoi", "os primeiros"), como Platão (descendente de famílias terrafundiárias, tradicionalmente dirigentes de Atenas) , não possuem fortunas pessoais que lhes permitam custear a prática da filosofia ("a filosofia" era entendida não apenas como um exercício de conhecimento, mas também, sobretudo, como um exercício de crescimento anímico - de "anima" que significava "sopro vital").
E a luta de argumentos inicialmente - 540 anos a.C - passa-se entre os Sofistas (os democratas) e Platão (o aristocrata) , o qual elabora uma das primeiras teorias estruturadas do poder político, sublimando o que acontecia na região de Esparta, substituindo, porém, a liderança política dos chefes guerreiros espartanos (aristocratas terratenentes) pela liderança política aristocrática dos filósofos, aqueles que indicam a via do Bem moral.

Ora, como se colocam as coisas, hoje, no século XXI, momento em que galopa num crescendo para uma terceira guerra mundial, liderada pelos EUA, com o uso dos mais sofisticados sistemas de armas da panóplia nuclear?

Hollande enfurece-se porque um padre católico foi morto em território francês e berra que não vão mais euros franceses para mesquitas. A fúria atinge diapasões inauditos apesar de os inquéritos não se terem sequer iniciado e, sintomaticamente, - tal como sucede nos EUA - o presumível autor do atentado ser morto na hora... e os mortos não falam.
É óbvio que Hollande ultimamente só anda em bicos dos pés e consta que lhe vão ser oferecidos vários pares de sapatilhas de "prima ballerina", reforçadas nas pontas, para este tipo de bailados.

Nos EUA as pessoas riem-se e perguntam se vão votar no Donald Trampas ou na Trampas da Hillary.
Hillary esganiçou a asseverar que os EUA são os campeões da democracia mundial (com o marido, ex-presidente, a apoiá-la na campanha e a Mónica Lewinsky a microfonar que a traída foi ela).
Pelo mundo fora há quem se regozije por Hillary Clinton ser a primeira mulher a candidatar-se à Casa Branca, esquecendo-se que Barak Obama e Collin Powell - respectivamente chefes político e militar dos EUA -, apesar de serem de ascendência negra, em nada alterou a política dos EUA que, na verdade é conduzida pelos enormes complexos militar-industriais norte-americanos. Passaram a ser apenas mais dois multimilionários, de pele mais morena, no topo da hierarquia politicó-militar dos "States".

A República Popular da China (capital em Beijing) afirma-se ameaçada pela presença e exercícios das esquadras norte-americanas nos Mares do Sul da China, convocando os países da ASEAN e a Federação dos Estados Russos para avaliar a ameaça e os meios de a combater.

O Papa Chico passeia-se completamente só e num silêncio total pelo campo de extermínio hitleriano de Auschvitz. Perguntando-me eu, simplório, se o isolamento e o silêncio é tanto, porque o vejo eu tão bem no meu écran de TV em Lisboa. Decerto mistérios ou milagres do Altíssimo.

Os "mírdia" nacionais concentram-se no Futebolês e suspiram pelo próximo "derbie" entre o Benfica e o Braga, enquanto vão aviando tudo quanto é jogo entre clubes da estranja de alguma monta.

Sua Excelência Excelentíssima O Primeiro Primeiro aguarda o desenho completo da situação complexa e vai medalhando, beijocando, abraçando os nossos campeões do desporto. Sua Excelentíssima Excelência O Primeiro Logo A Seguir sorri oleosamente e indaga "qual é a pressa?...".

Portantos, portantos, devemos estar a viver uma nova edição, revista e ampliada, do "Fungágá da Bicharada", catrafilada ao pobre do Barata-Moura.

Que o Altíssimo Zé Povinho nos apoie!

Resultado de imagem para fotos ou imagens de Atenas Resultado de imagem para fotos ou imagens da Casa Branca Resultado de imagem para fotos ou imagensde Hillary Clinton




Resultado de imagem para Fotos ou imagens da República Popular da China Resultado de imagem para Fotos ou imagens da República Popular da China Resultado de imagem para fotos ou imagens de um porta-aviões norte-americano



Do Leopardo

confiante na Luta

   

   

Sem comentários:

Enviar um comentário