Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Viva o Amor à Língua Portuguesa, Vivam os Dialectos Regionais

Quero em primeiro lugar saudar a publicação da obra de João Carlos Brito, "Dicionário de Calão do Porto" "onde reúne os localismos  , regionalismos, expressões familiares, de gírias e de algumas formas de calão faladas na região do Porto.
Eu, que sou de Lisboa, alfacinha de gema, do bairro da Lapa (não, amigos, não, não habitava em nenhum dos palacetes da Lapa!; sabem como é, um rico necessita de cem pobres em torno para o servirem) saúdo vivamente esta obra do portuense J.C.Brito - que vem na continuação de outras obras imbuídas do mesmo espírito, do mesmo autor.

Tal como Brito, também eu sustento a concepção de que é na "globalização" , que tudo tritura numa sopa cultural onde toda a individualidade e originalidade desaparece, que reside uma das maiores ameaças à cultura, ao amor da nossa língua... e nacionalidade.
Afirmo isto porque é quando os diversos falares regionais se confrontam e acabam por se confrontar com falares vizinhos, além-fronteiras, que a Língua toma consciência de si mesma, se aprofunda e cresce.

Sabemos dos debates entre os teóricos da língua que a Língua Portuguesa apresenta dois falares regionais - o mirandês e o michaelense -, isto segundo os linguistas mais restritos a demarcar fronteiras para os dialectos, e sete ou oito dialectos, segundo os linguistas que usam critérios mais expansivos. Para mim, o que mais importa é que, através desta colisão de concepções, se amplia a consciência sobre a Nossa Língua e o nosso amor por ela (é evidente que rejeito absolutamente essa mixórdia que dá pela sigla de AO/90, também conhecida por "Açordês", que visa pôr o Português de Portugal a jeito de uma OPA do Estado brasileiro).

Voltando a Brito , e tirando-lhe de novo o meu chapéu, amigo Brito (se me permite que o trate assim) não me incomoda nada ser tuteado por "mouro" ( que assumo na íntegra e que considero que foi uma lufada de ar fresco na ruralidade dos Godos do Norte) e, depois, o que considera regionalismos portuenses como "desamparar a loja", "à beira de casa", "óbvias", "ir de escantilhão", "quilhado", "estar c'a beiça" ou "estar de beiça", "engatar a quinta", "fino com'o alho", "pôr a escrita em dia", "carago" já os uso faz tantas décadas que me apraz muito que igualmente sejam faladas na nobre "Cidade Invicta" (acho que Vós as pronunciais de facto de forma diversa e muito me alegro com isso).

Portantos Amigo Brito, Bibó Porto, Biba a Invicta, Viva a Lísbia, Biba a Naçon, Viva o Português de Portugal ! Caragos !!!


        Resultado de imagem para fotos de João Carlos Brito                  Resultado de imagem para fotos da capa do "Bai no Batalha"Resultado de imagem para fotos ou imagens da cidade do Porto      Resultado de imagem para fotos ou imagens de Lisboa




Com Amizade do Leopardo

mui agradecia a quem fizesse chegar este blogue a João Carlos Brito
  

Sem comentários:

Enviar um comentário