Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Salada Russa & o enamoramento progressivo do Festival de Almada por posturas pró-seryse

Esta edição do blogue porta este título porque está em marcha e em marcha avançada uma desfilada para a terceira guerra mundial (claro que será nuclear!, onde já se registou uma potência imperial, que pretende assenhorear-se de todo o mundo da sua época, não empregar as armas mais fortes da sua panóplia?... ; no presente, será nuclear, com as diversas variantes do nuclear, e com o recurso a sistemas de armas estacionadas no espaço.)

Quem a está a conduzir? Os meus Amigos estão a brincar comigo ou estão empranhados de futebolês? O futebolês é mais anestesiante que a injecção atrás da orelha, é pior do que chutar para a veia!
É evidente que é a Casa Branca/o Pentágono/a CIA/ a Nato. Tanto quanto é possível saber é nalguns dos Estados dos EUA que se aloja o grosso do Grande Capital, e na City, uma milha quadrada no centro de Londres que não pertence à Inglaterra, é Washington que possui a liderança das Forças Armadas mais temíveis do planeta (esquadras de porta-aviões, submarinos nucleares, forças terrestres, tanques da última geração, uma Arma autónoma de Marines, forças especiais - rangers, paraquedistas, seal's - todas equipadas com mísseis nucleares telecomandados, e "le dernier cri", os drones que podem ser comandados e disparar a partir do território norte-americano, da casa pessoal de  militares especializados, que arranjam depressões, pois a dada altura não distinguem o real de um jogo), é Washington que avança, toma posições, ocupa todos os teatros estratégicos pelas suas reservas energéticas e de minérios, pelas suas situações geoestratégicas.

Os Russos? Ah, sim, o Estado Russo, Putin, fala-se muito. Porém, poucas manifestações existem desse poder militar, para além de uns avões abatidos ao "Estado Islâmico", algum apoio à Síria da família Assad, umas propaladas conversações com a República Popular da China. Mas é o Estado Russo (capitalista, por sinal) que está cercado por 15 bases militares norte-americanas em redor das suas fronteiras terrestres.

Sim, também se engendra muito sobre um hipotético poderio militar e científico da República Popular da China. De concreto, sabe-se que montaram sózinhos uma base no espaço sobre a qual não partilham informação e de grandes avanços na tecnologia de informação e comando à distância (o que condiz com os avanços referidos). O enorme Exército Vermelho chinês - 42 milhões de pessoas, só por si não é significativo, depende da modernidade do seu armamento e do seu sistema de comunicações e comando.

Ah, querem falar do recente atentado em França e das posições agressivas, xenófobas, racistas, das declarações de guerra de François Hollande, de apoio incondicional à NATO.
Há 3 semanas patrasmente Hollande caía em queda acelerada na opinião pública francesa. Nada lhe corria bem. A economia francesa estagnava, os assalariados franceses protestavam nas ruas com pedras e cocktail's molotov (há um ror de tempo que não eram filmadas em França). Até no Campeonato Europeu de Futebolês perderam contra o pequeno Portugal, levando-o, num gesto desastrado que traduz a alma, a iluminar a Torre Eifel com as cores francesas, e não as portuguesas como devia.

Hollande, numa febre de protagonismo e de recuperação de prestígio perdido, após um suposto atentado do Daesh em Nice, - onde morreram até ao momento mais de 80 seres humanos, 60% deles crianças e o número não pára de aumentar - não esperou 10 minutos pelo resultado do inquérito encomendado, pôs-se a berrar a pleno pulmões que o atentado tinha sido realizado pelo Estado Islâmico, decretou três dias de luto nacional, aumentou o estado de alerta vermelho (isto é, de guerra) para mais três meses e asseverou que vai amplificar e aprofundar a guerra contra o Iraque - o que é uma novidade, pois, oficialmente, a guerra neste país tinha sido encerrada com a prisão de Saddam e a farsa do seu julgamento - e contra a Síria dos Assad (família que foi colocada no trono pela Inglaterra, a qual, apesar disso é uma das monarquias da região com mais apoio popular), aconselhou a população francesa a não sair de casa a não ser quando estrictamente necessário e a denunciar todas as pessoas e movimentos suspeitos.
Posteriormente, tem vindo a lume que o motorista do camião numa deriva suicida e assassina, era desequilibrado mental, com internamentos registados em hospitais psiquiátricos franceses. Motorista que foi morto na hora pelas forças de segurança francesas... e como, é do conhecimento geral, os mortos, doidos ou não, não falam.

Hollande asseverou o seu apoio incondicional às posturas de guerra nuclear planetária de  
Washington/Pentágono/NATO/CIA. É obvio que Hollande se está a pôr em bicos de pés, as Forças Armadas francesas valem o que valem, mas Hollande e o Partido Socialista francês conseguiu ultrapassar pela direita baixa e caricata o Partido Socialista Italiano, escárnio de todos os partidos socialistas europeus (ao lado dos quais o Partido Socialista Português faz figura de um lince assanhado...social-democrata).

Ora, uma das consequências desta histeria e galope desenfreado para uma terceira guerra mundial nuclear liderada pela Casa Branca, é que a Comunicação Social dominante ou "mírdia" se tornou sua cúmplice, martelando todos os dias os tambores da guerra, e as posturas do Séryse - e esse seu caixeiro viajante no exterior, que dá pelo nome de Varoufakis - estranhamente (ou talvez não) seduzem pessoas e grupos inclinados para a Esquerda.

No caso que tenho acompanhado nas duas últimas semanas, o Festival de Teatro de Almada e o TMJB, com uma herança justamente conquistada ao longo de meio século de mostrar teatro de Esquerda e questionar as suas temáticas mais urgentes, este ano não mostra nem questiona o galope para a terceira guerra mundial nuclear. E, contudo, esse galope é claramente visível, pelo menos, no último quinquénio. O Festival, o TMJB, não o apresentam, não o questionam porquê? Não o consideram urgente? Dominante?

O Festival e o TMJB têm representado e dado palco a temas decerto importantes como os temas relacionados com o Amor, os desejos eróticos-sexuais, a manipulação e despersonalização através do sexo. Pergunto se os considera prioritários à temática da Guerra e aos argumentários a ela ligados.

Também, em relação aos jornalistas aos quais o Festival e o seu actual director acharam por bem distinguir com prémios e menções honrosas me deixa perplexidades. De uma forma global são jornalistas, velhos ou novos, com uma carreira que se pode enquadrar nas tais personalidades seduzidas pelo "sérysismo". A primeira das quais foi Saens, autor galego de um blogue e de uma revista de fraca expansão, anti-comunista assumido, que puxou para cima com ele outras figuras espanholas de recorte político semelhante. Nos jornalistas nacionais distinguidos figurava a revista de "Artes e Letras", "O Público" (uma jovem), etc.
É caso para afirmar que o actual director do Festival de Teatro de Almada e do TMJB esqueceu, desconhece ou não concorda com o famoso lema de Álvaro Cunhal - "a Revolução
faz-se com Revolucionários."
Joaquim Benite, personalidade cimeira do Teatro Português nos séculos XX e XXI, era conhecido pelo seu temperamento áspero, mas não era surdo mesmo para aquilo que lhe desagradava à primeira impressão. O actual director do Festival e do TMJB apresenta invariavelmente um "facies sorridente" , porém, sofre, no mínimo, de uma surdez parcial.



Amplexos confiantes do

Leopardo    

Resultado de imagem para fotos ou imagens da Casa Branca Resultado de imagem para fotos ou imagens de Obama Resultado de imagem para fotos ou imagens de Hollande     

                                       Resultado de imagem para fotos ou imagens do Festival de Almada
         

Sem comentários:

Enviar um comentário