Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

domingo, 5 de agosto de 2018

Reservado a Storties

Queridos "nippoti" - Leo, Raffa e "la principessa" Aidinha - caro "genero" Dante e "figliolla" Claudia "vale solo questo messaggio per dire che anche Io, il nonno Leopardo Ibérico, disse de vera voce "L'Iliada e l' Odissea" con Omero, ho combatuto fino alla morte con Aquiles, subi à cena abraçado a Shakespeare, nadei ao lado do Luíz Vaz de Camões  no Atlântico em fúria,  junto ao Adamastador, fomos nós que lhe furámos o único olho que possuía... Tudo isto às braçadas, com um colarinho branco, gola alta engomada, palas de couro nos olhos, rolos de pergaminho ou papiro debaixo da sovaqueira.

Na verdade, isto são trocos miúdos, comparados às convergências que nos ligam a Camilo Castelo Branco - o qual se apoiava habitualmente numa cachaporra terminada num espeto de ferro, cujo usava para pôr as mioleiras ao relento a quem divergisse das suas opiniões - ou  às tremendas paixões vazadas em sonetos perfeitos e sofridos pela Florbela Espanca ou às ironias cáusticas do "divino" Eça de Queiróz, que dissolveu a estrutura da Língua Portuguesa, tornando-a mais "souple", e liquefez as lusitaneidades heróicas dos coevos, através de um "lorgnoin" faíscante de "un divertissement", simultaneamente trocista, suave e amigo. Ele, Eça, que viveu uma infância tão infeliz, tutelada por um tio sacerdote, infância sob a qual paira a suspeita de relações incestuosas com uma irmã que a crueldade católica só podia ter baptizada de ... Madalena !  

Não saltarei para as actualidades. Não ressublinharei os valores consagrados de Saramago ou de Lobo Antunes. Qualquer dia estão a vender copos de leite dos Açores como a Telma Monteiro ou o CR7...
Porei apenas os holofotes da atenção sobre o Enorme Escritor Ondjaki, que se expressa num território linguístico algures entre o Português e o Angolano ( o que quer que o Angolano seja ou venha a ser... ), o qual é justo aureolar com a expressão ( inventada para outro ) : "devia ser proibido ser tão novo e escrever tão bem !"  

Só quero ainda acrescentar que a minha Escola Secundária foi na Musgueira, por trás do Aeroporto da Portela, o que envolve o desenvolvimento de uma série de traços de carácter altamente... : a coragem para sobreviver às batalhas de pedrada entre os da Musgueira-de-Cima e os da Musgueira-de-Baixo ( batalhas por tudo e por nada... mais por nada que por tudo ).

Com este currículo de pesos-pesados do passado e da modernidade, julgo que não existam dúvidas que o maior dos Stortie's sou Eu, humilde Leopardo Ibérico Tuga.


Florença



                                                      Resultado de imagem para Fotos ou imagens de Dante Storti


E se mais quisérdeis saber, tereis de ler a minha próxima crónica-reflexão,

sempre com afeição do

Nonno     

Sem comentários:

Enviar um comentário