Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

sexta-feira, 22 de junho de 2018

O Voo do "meu" Falcão

Eu ontem enviei uma pequena reflexão que provocou as delícias dos leitores do meu blogue, reflexão a partir de um filhote de falcão que aterrou no peitoril de uma das minhas janelas ( um 10º andar, a 5 minutos do Aeroporto de Lisboa ) .
Tenho-me eu, Leopardo Ibérico de antanho , andado a esgatanhar para lhes proporcionar uma visão global das Forças Imperiais que movem o planeta e arredores extratosféricos e os meus Amigos e Camaradas incendeiam os sensíveis corações com um jovem falcão que trambolhou no peitoril da minha janela ( justamente aquela que fica virada para o Aeroporto...) !

Não imaginam a quantidade de encómios que recebi pela reflexão sobre o falcãozinho ... E porque daqui e porque dali, quiçá tudo fosse uma inventona da minha tola desaustinada, porém que interessava ?, valia tanto como a verdade ou mesmo mais...
Na altura não tinha disponível umas fotos sobre os acontecimentos acontecidos e recorri a uma Wikipédia qualquer, sacando de lá uma foto de arquivo (para os Amigos e Camaradas que não travaram uma relação de afecto com o "meu" jovem falcão tanto dava). Todavia, recordei o lema do gigantesco Ivan Ilich Ulianov - um dos pseudóminos do que passou à História sob a designação de Lénin - de que "só a verdade é revolucionária" e nesta reflexão vou prantar umas "selfies" do "meu" falcãozinho batidas "in loco".

Conjecturo eu que a jovem ave de rapina se deve ter perdido da família - a qual lhe deixou uma lagartixa morta para ir sobrevivendo - e o "meu" jovem falcão estava assustadíssimo com a altitude, com aquele estranho Ser que sou eu, e apenas foi perdendo o medo à medida que o comecei a alimentar com pedaços de bife crus e uns acenos amistosos. Crucitar, como ele fazia, não tive tempo para aprender.
Nos entretantos, soube pela minha "concierge" que a PSP tinha uma Divisão especial que tratava destes casos, a qual aconselhava a que não se desse comida à ave.

Não houve tempo para assistir à acção dos peritos da PSP. O "meu" jovem falcão - ou porque se desequilibrasse ou porque lhe acudisse aos tímpanos a canção da Marisa "é preciso arriscar" -lançou-se num voo de cerca de 1 quilómetro e foi poisar num outro arranha-céus vizinho do Aeroporto, deixando-me à laia de despedida o cadáver da lagartixa e uns troços de carne crua que não chegou a deglutir...
Agora, todos os dias - de manhã, à tarde e à noite - o procuro em vão...
O malacueco do jovem falcão ou considera cumprida a missão de que Putín o tinha encarregue num gesto simbólico da Amizade com o Povo Luso ( como supus numa das minhas cogitações ) e regressou à Pátria-Mãe, voando 5.000 km em linha recta para lhe ser dependurada na quilha do peito a medalha de oiro de Herói Nacional no próprio Kremlin ( é conhecido como os Russos são nacionalistas e apegados ao solo materno ) ; ou continua por aí, em torno do Aeroporto Lísbio , sem atinar muito bem com o que deve fazer.
Conjecturo que só ainda não voltou a aterrar no peitoril da minha janela, onde foi tão bem acolhido, porque a sua reduzida caixa craniana deve estar toda ocupada pelo portentoso aparelho de visão com o qual nasce dotado e com o primitivo instinto assassino que o leva a trucidar todas as aves ( ou coelhos, ou lebres, ou cobras, ou ratos ) que se lhe atravessam no ângulo de visão... Nem cheguei a ter tempo para o crismar ( eu que sou ateu... ) , todavia, a destempo desta Amizade Adiada, aqui vai um nome, fusão da minha identidade e da dele : FalcoLeo .

E estampo de imediato as fotos reais, porque, depois, é sempre a descer, com umas intermitências de Vida devidas aos Amigos e Camaradas .

       









E descendo então vários lances morais de escadas, encontro-me naquele programa que dá pelo título de Casa das Alucinações ou das Humilhações , cujo maestro visível é o sr. Manuel Luís Trouxa , em cujo programa de "entretenimento" ou de "envenenamento" uma das concorrentes, de aspecto físico "playboyesco", soletrou em português entendível : "isto é como o cu, só dá quem quer".
Admito que inicialmente, eu, um Leopardo ibérico de antanho fiquei chocado - daqueles que não concordam com as "modernices" do BE , que quer que seja inscrito no BI a opção afectiva/erótica de cada pessoa, por considerar que tais opções pertencem ao sacrário inviolável da intimidade de cada um - , porém, após ponderar e reponderar sobre matéria tão rotunda, compreendi que a dita concorrente não fizera mais que expor um facto da ordem da Natureza, facto tão antigo a que os Gregos de Homero, de Sócrates e dos Espartanos diziam sim, embora com algumas restrições ( é historicamente famoso o assédio baldado do jovem e belo Alcibíades ao velho, estrábico e feio Sócrates, nos ágapes onde deglutiam iguarias e torciam argumentos em torno de filosofia, política e arte... ).
De facto o que me chocou na fórmula da concorrente foi a crueza da linguagem, todavia foi um português coevo ( talvez se grafasse "cuevo" fosse mais adequado... ). Chocou-me a mim e chocou o sr. Trouxa ,"guy" assumido, numa relação estável, o qual, na finura da sua inteligência irónica, classicamente enfarpelado de casaco, colete, gravata ( é certo, tudo em tons condizentes de cor-de-rosa ... ) ensaiou dar verbalmente alguma elegância ao caso. Mas, as palavras da dita concorrente tinham tombado como um pedregulho num charco ... de lama !

Contudo, nem tudo tem sido péssimo nos acontecimentos dos últimos dias.
Uma equipa de cientistas de Leicester e de Oxford , a investigar conjuntamente com cientistas de Yunan, na República Popular da China , descobriu um fóssil com 500 milhões de anos (não consigo contar com os dedos nem com um ábaco... perco-me sempre ao fim do primeiro milhão!), o qual fóssil "faz lembrar esponjas do período cambriano em forma de tubo".
Fóssil que os investigadores não sabem colocar "na árvore da vida".
Rejubilei e vou enviar grátis a minha contribuição para os cientistas : o fóssil semelhante a uma esponja tubular é o pequeno líder verde cujas variações verbais, de humor, comportamentais, à viola baixa, são compreensíveis pelo longuérrimo período de hibernação. Não precisam de procurar mais. Está explicado ! Este rectângulo de praias prantado à beira Atlântico, ou mesmo no meio do Atlântico, ainda é capaz de "dar novos mundos ao mundo" !!!

Todavia, estou exausto. Tenho de guardar a enumeração de muitos Amigos que são a minha força de gravitação anímica - só Antónios é um saco cheio - e não aguento perder em dias seguidos o "meu" Falcão/FalcoLeo... Já me informaram que Ele anda a voar em círculos por aí... Mas, a família não me deixa colocar mais bifes crus no peitoril da janela e a eficácia da nossa Polícia é consabida... Gaita !   


Resultado de imagem para fotos recentes de Manuel Luís Goucha    Resultado de imagem para fotos do fóssil descoberto com 500 milhões de anos


Saudações fraternas do

Leopardo Ibérico de Antanho

Sem comentários:

Enviar um comentário