Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Aos Professores, Cavaleiros de Guerra da Imaginação

É conhecido de quem lê as crónicas ou reflexões do meu blogue que elas funcionam como um exorcisma dos imperiais comandos das Administrações Cowboys ou das ditaduras travestidas  de democratas da Gauleiter Merkel ou, ao nível do rectângulo nacional e Ilhas de praias plantadas à beira Atlântico, do populismo aldrabão de Sua Excelência Excelentíssima o Senhor do Martelo - que possui a maior colecção de "selfie's" com beijocas e abracinhos das galáxias registadas nos notários do Universo em expansão - ou do Chefe Costa , notável no jogo de cintura, a dar à anca, ou ainda, ou ainda nesse nanico que a ironia popular baptizou de Pequeno Líder Verde , o cujo qual todos os dias se desdobra em conferências de imprensa, telefonemas e comunicados para os "mírdias", estampagens no Facebook, a auto-vangloriar-se, modestamente, como o Salvador do Zepooorting , do Desporto e da Cultura nacionais, Salvador, quiçá, da Pátria...

Eu voltarei, eu voltarei ao Verdi, à "Traviata", aos seus interpretes em cena no São Carlos de Lisboa, ao seu admirável Coro, dirigido pelo meu amigo Maestro Andreoli , que aquela conta não está redonda ( se é que alguma vez é arredondável ... ) , porém, hoje, devo botar faladura sobre os Professores ( a maioria Professoras... ) , aos quais o Senhor Governo assevera que não é possível restituir-lhes todo o tempo de serviço prestado no Sistema de Educação e Ensino Nacional, pagar-lhes todo o "guito" que lhes deve. 

Ora, quem são os Professores/Professoras ?
Os Professores/as são os artesãos da Consciência Nacional ! Para o Bem ou para o Mal , são Eles/Elas os seus formadores. Em regra com uma licenciatura - em Matemática, Físicó-Químicas, História ou Filosofia, Línguas, Artes Plásticas, Arquitectura ( poucos os licenciados em Arquitectura conseguem fazer profissão na sua própria licenciatura... ) Música, dirigentes de Coros ( gratuitamente... ) -  , frequentemente apoiados em cursos de Pedagogia ( foi o meu caso, licenciado em Filosofia, com mais uns cursos de pós-graduação em Filosofia, mestre em Ciências de Educação com tese defendida na língua francesa... ) dedicam o seu labor e bastas vezes a sua vida a Ensinar, a Educar ( cada vez mais substituindo os Pais, atarefados a ganhar o pão para boca de todos os dias do mês, com o mês a sobrar e o salário a minguar... ).

Por malhas que os Impérios tecem, os Professores/as tornam-se nos líderes da resistência às ditaduras imperiais. São elas/eles que educam os Alunos a montar os Cavalos do Futuro ( apenas os idiotas concebem que as Professoras/es planeiam uma volta na carreira os esquemas das aulas e, depois, os repetem, com uma pachorra digna de Jó, pela vida profissional adiante... os deuses do Olimpo sabem que a mesma aula surte efeito com uma turma e noutra turma nem uma agulha bule na quieta melancolia dos pinheiros do caminho... ).
Como escreveu Albert Einstein "a lógica dedutiva leva-nos de A a B e, depois, a C ; a Imaginação leva-nos a toda a parte !".

Assim, por malhas de resiliência aos ditames imperiais, as Professoras/es educam os Alunos/as a montar os Cavalos da Guerra para as batalhas da Imaginação, que são as Actuais e as Futuras, educando, desta singular forma, os Filhos e os Pais ( daí, as Ditaduras Imperiais desejarem Professores dóceis, nada recalcitrantes, com salários escassos... ).

Acima, acima, Professores-Gageiros, acima aos mastros-reais das Caravelas Imaginárias, que já vejo novas areias, novos Portugais !... 



 Resultado de imagem para fotos recentes das Manifestações de Professores Portugueses Resultado de imagem para fotos recentes das manifestações de professores portugueses Resultado de imagem para fotos recentes das manifestações de professores portugueses  Resultado de imagem para fotos recentes das manifestações de professores portugueses


Saudações desconfiadamente confiantes e bem-humoradas do

Eduardo Leopardo


Sem comentários:

Enviar um comentário