Reflexões do Leopardo

Reflexões do Leopardo
Reflexões do Leopardo

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Basta de Secil na Arrábida !!!

Devo dizer que hesitei várias vezes antes de me decidir a escrever esta reflexão e que enviei uns dois ou três alertas às pessoas com poder de decisão sobre este assunto  e ou não houve resposta ou a resposta foi pueril.
Conheço bem a Serra da Arrábida há uns 63 anos. Comecei a ir para lá acampar, muito perto de Setúbal, numa tenda de sarja forte - costurada por uma costureira particular - , a qual era acolchoada na altura com uns fardos de palha para não dormirmos com os jovens esqueletos em cima das pedras da Serra. Depois andávamos cerca de 5 kms até à Figueirinha para gozarmos as delícias do Sol e da água razoavelmente fria. O regresso fazia-se umas 5 horas após, meio entorpecidos e esfomeados, novamente a pé, direito à artesanal tenda. Não, ninguém roubava nada na época, e pouco ou nada existia para roubar.
Anos mais tarde foi em grande parte na Serra que realizei a minha instrução de cadete miliciano fuzileiro, numa Serra gelada e húmida durante a noite, onde tivemos de brinde umas carraças para nos entretermos ( saíam com azeite quente vazado em cima das bichas, deixando umas marcas de recordação ).
Regressado da Comissão em Moçambique , onde dei tratos à tola para seguir à risca as indicações do P., isto é, explicar aos nossos fuzileiros que a Frelimo tinha razão e o Salazar não, e, por favor, não acertassem nos militantes da Frelimo ( o que era mais fácil de dizer do que pôr em prática numa emboscada... ) , continuei a levar os meus Amigos à Serra e à Praia da Arrábida, apenas com o cuidado de não mergulhar de sopetão naquelas águas onde os deuses do Olimpo espalharam agulhas de gelo para nos divertirem...

Ora, a actual Presidente da Autarquia de Setúbal, que me é cara pela postura no leque partidário, decidiu interditar o acesso às sucessivas praias ao longo da costa da Arrábida na suposição de que tal medida preservará a pureza das águas e o ecosistema.
A realidade é que tal suposição não passa de uma suposição mal fundada. A realidade é que a Serra da Arrábida há mais de 6 décadas tem vindo a ser comida - no sentido literal do termo - pela Fábrica de Cimento da Secil  , a qual das suas pedreiras retira a matéria necessária para a transformar em cimento, espalhando a poeira restante pela flora da Serra - que é única e rara - deteriorando-a irremediavelmente.
Na realidade, frequentar as praias da costa da Arrábida nos transportes públicos custa actualmente um gordo saco de dinheiro a uma família com 2 filhos ( transportes, merenda, etc).
Só são poupados "os residentes". E quem são "os residentes"? Na sua maioria pessoas endinheiradas, mui provavelmente estrangeiros, com palacetes disseminados no meio da mata, com sistemas de segurança contratados com a GNR - dado que os palacetes são alvos de assaltos frequentes.
A Autarquia de Setúbal preserva a Secil  na fantasia pueril de que está a lutar pelos postos de trabalho dos operários da Secil  . Operários da Secil  ao fim de mais de 6 décadas ? Só se forem filhos dos filhos dos operários iniciais !... Merecem uma medalha no Dia de Portugal, dependurada por Sua Excelência Excelentíssima  , acompanhada do adequado abraço e "selfie" ... pela longevidade !...


Resultado de imagem para fotos da Fábrica Secil na Serra da ArrábidaResultado de imagem para fotos da fábrica secil na serra da arrábida

Resultado de imagem para fotos da fábrica secil na serra da arrábida Resultado de imagem para fotos da fábrica secil na serra da arrábida

Saudações fraternas, 
aguardando argumentos rápidos e convincentes

Leopardo 

1 comentário: